Resolvido

[Thomson TG799vn] Fechar / Bloquear portas

• 30 July 2014
  • 4 respostas
  • 1813 visualizações

• Estagiário Júnior
  • 5 respostas
Olá,

Alguém me sabe dizer se é possível bloquear/fechar uma determinada porta no dito router?

Eu sei que normalmente perguntam o contrário, mas pretendia fechar ou mesmo redireccionar o porto referente ao DNS para evitar que um utilizador possa alterar o seu DNS localmente.

Desde já o meu agradecimento.

Cumprimentos
icon

Solução por Jay 2 September 2014, 10:54

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

4 respostas

Reputação 1
Boa tarde,

Está certamente a fazer alguma confusão entre portas e serviços e até no funcionamento global de redes e internet.

Não pode ser o router a decidir a configuração que é imposta nos dispositivos que a ele se ligam.

A unica forma que tem de obrigar os utilizadores da sua rede a usar um determinado DNS é impedi-los de alterar no dispositivo.

Pode alterar o ip do DNS server que é atribuido pelo servidor de DHCP do router mas isso não os impede de o forçarem no equipamento que estão a utilizar para aceder á internet.

Quanto a bloquear a saida de pedidos DNS (53) da sua rede é possivel mas a unica coisa que lhe trará é a impossibilidade de aceder á internet utilizando nomes e passará a ter de usar os IP's de destino já que os pedidos dos dispositivos serão sempre feitos através deste porto. O DNS é um standard e como tal não espera receber pedidos no porto diferente do 53.

Espero ter ajudado.

Boa tarde,

Desde já agradeço a resposta.

"Pode alterar o ip do DNS server que é atribuido pelo servidor de DHCP do router mas isso não os impede de o forçarem no equipamento que estão a utilizar para aceder á internet."
Exacto, a minha questão é mesmo essa. Neste momento o router está configurado para usar os servidores do OpenDNS para DNS, contudo isso não impede que um utilizador altere manualmente o servidor DNS no seu dispositivo e contorne assim o DNS server imposto pelo router.

"Quanto a bloquear a saida de pedidos DNS (53) da sua rede é possivel mas a unica coisa que lhe trará é a impossibilidade de aceder á internet utilizando nomes e passará a ter de usar os IP's de destino já que os pedidos dos dispositivos serão sempre feitos através deste porto. O DNS é um standard e como tal não espera receber pedidos no porto diferente do 53."
Após explorar um pouco, nomeadamente nos fóruns do OpenDNS, alguém sugeriu bloquear o porto 53, usado como refereriu pelo serviço DNS, a fim de impedir um dispositivo de fazer pedidos DNS independentes, sem passarem pelo router. Pelo menos foi isso que entendi. A minha ideia era que ao bloquear esse porto nenhum dispositivo, para além do router, poderia fazer pedidos DNS. Isto tudo para forçar a utilização do servidor DNS imposto pelo router, que é insignificativo uma vez que os dispositivos podem alterar manualmente o servidor DNS a ser usado.

Mais uma vez obrigado.

Cumprimentos.
Reputação 1
Bom dia!

Poderia impedir a saida de pacotes da rede com pedidos DNS mas essa configuração no TG não é linear até porque o DNS é utilizado igualmente para o serviço de TV e telefone e não sei até que ponto é que ficaria tudo funcional.

Existia ainda outra dificuldade , se o utilizador configurasse o router como sendo o seu servidor de DNS o router utilizaria os DNS's que tem disponiveis ( que adquire ao estabelecer a sessão ppp)  e acabaria por deixar contornar igualmente a obrigatoriedade de utilizar o OpenDNS.

A solução numa empresa com um dominio microsoft passaria por criar uma politica de grupo que impedisse em primeira instancia os utilizadores de mudar o servidor de DNS dos dispositivos.

Num ambiente doméstico a solução é semelhante, limitar a possibilidade destas alterações nos dispositivos e distribuir umas palmadas de vez em quando :)

Boa tarde,

Mais uma vez obrigado pela resposta Jay.

Pois, parece que a solução de criar uma política de grupo é mesmo a mais indicada e funcional.

Obrigado pelo seu tempo e instrução. :D

Cumprimentos.