Resolvido

THOMSON TG784N estragado/danificado

  • 31 May 2014
  • 60 respostas
  • 3434 visualizações

Boas tardes,

 

Paço ajuda para o seguinte problema:

 

- Tenho MEO/Sapo ADSL, e o meu D-Link 3170i ja está velhinho e pareçe a dar as últimas. e queria usar um router THOMSON TG784N que comprei no OLX - não estou a enconder nada do que fiz - e como vinha com os dados do antigo dono, depois de entrar com os dados telepac/telepac - user/passwd - e como reparei nos dados antigos com um ferrito fiz um reset ao router para o configurar novamente, mas com os meus dados. 

 

O resultado foi que fiquei sem acesso ao router pelo browser 192.168.1.254 e nem sequer atribui IP na placa.

 

Isto tem solução?

 

O que posso fazer?

 

Obrigado
icon

Solução por tipepe 18 June 2014, 16:58

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

60 respostas

Reputação 7
Crachá +23
boas


 


das duas uma...ou o router esta avariado ou a configuração mal feita...
Boas tardes e obrigado pela resposta.


 


Penso que o router não deve estar avariado. Acendem os LEDS todos.


 


O que aconteceu foi que depois de entrar no router pelo browser + 192.168.1.254 e com os username/passwd telepac + telepac, entrei bem.


 


Depois, ao reparar nos dados do antigo dono, fiz um reset com um ferrito no botão reset que fica no meio das entrdas USB do router e nunca mais consegui entrar pelo browser + 192.168.1.254, mas depois de ligado de novo à corrente e ligação cabo de rede portátil/router, continuam a acender os LEDS todos, mas não consigo aceder ao router.


 


Depois reparo, que nas redes apareçe como Telepac, mão não atribui IP ao router pela placa de rede.


 


Vou tentar com outro computador com o windows XP. Estou a utilizar o windows 7 home premium.  
Reputação 7
Crachá +23
boas


tenta fazer outro reset...quando faço ao meu por norma faço sempre 2xseguidas...


 


outra coisa...o teu pc detecta a rede wifi e entras na rede wifi?
Boas outra vez e  obrigado por ajudar.


 


Resets já fiz vários.


 


Faço assim: ferrito a carregar no reset, e ligo o router pelo power e quando a luz do LED do power ( no router) fica laranja, deixo piscar uma boa meia duzia de vezes e desligo no botão trazeiro do power. Depois, torno a ligar o botão e pelo que me aperçebo ele liga-se normalmente, porque acedem os LEDS todos.


 


Entretanto, nas minhas redes fica a detectá-lo como TELEPAC- BC31E3 conforme o print. Atenção que o router já esteve ligada à rede ADSL e o resultado é o mesmo.


 


Já tentei com outro pc e aconteçe o mesmo e não consigo entrar no router pelo browser 192.168.1.254


 


Já fui tambem alterar, para procurar o IP manualmente ( 192.168.1.254, 192.168.200.254 mais umas tentativas) e também não consigo nada.


 


O que posso fazer mais?


 


Há firmwares disponíveis para colocar por USB para este router?


 


Será melhor ligar para o 16202 ?


 


Eu não vou desistir.


 


Obrigado
Reputação 1
Boa noite, ao ligar-se a rede wi-fi a placa de rede fica com que ip? 169.x.x.x?


 


chega a ligar?


 


e por cabo de rede?


 


 o que pode ter acontecido, e que eu já vi mais que uma vez, o utilizador anterior, pode ter alterado o firmware de forma incorreta, fazendo que o reset nao esteja  funcionar corretamente, eu sei que os dlink tem uma forma de fazer um hard reset, onde limpa a memoria e se carrega de novo o firmware de fabrica, com o thomson requer análise e mais um pouco de pesquisa.


 


Cumps


 


Rsam
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


pela linha de comandos faz o comando IPCONFIG...


 


nas linhas que aparecerem uma irá dizer GATEWAY PREDEFINIDO...isso será o IP do router...


 


provavelmente por ter sido um router da telepac pode ter um IP diferente...
Reputação 1
Boas Neo. Por isso perguntei o ip porque se tiver um ip na gama do 169 e privado por defeito da placa ao nao receber ip. Logo nao vai ter gateway.

Cumps

Rsam
Boas de novo e obrigado aos dois.


 


Não sei se repararam, mas eu estou a usar enquento escrevo aqui a net SAPO/MEO com o D-Link 3170i e que está a trabalhar bem.


 


Mas quero aproveitar para esta net SAPO/Meo este Thomson TG 784n que comprei no OLX, para substituir o D-Link 3170i.


Quando chegou o Thomson TG 784n, eu consegui entrar nele por browser;


 


192.168.1.254


 


Username: telepac
Password: telepac


 


Até aqui tudo bem. Como vi os dados do antigo dono, resolvi fazer um reset com um clip no botão reset que fica no exterior do router junto às portas USB.


 


Depois do reset, nunca mais consegui fazer nada dele.


 


É por cabo de rede que me dá aquele IP 169.254.229.172 - ver print 1


Os LEDs estão todos acesos.


Conforme print 2 apareçe nas redes o router como TELEPAC.


 


Fiz ipconfig pela linha de comandos e vou colocar o print


 


 
Depois acesso ao 192.168.1.254 e apareçe conforme este print.


 


Ligação de área local activei e desactivei e continua a não idenfificar.


Atenção que o router não me aceita reset se estiver ligado. Só aceita, se desligado, clip no botão reset a pressionar, depois ligo até o led ficar laranja e só depois é que desligo no power trazeiro. E depois aconteçe sempre o mesmo.


 


Descupem é a sequençia dos posts mas só me aceita 1 anexo de cada vez


 


 
agora fahou um print 
Outra coisa: já foi testad hoje aqui com um router igual Tg 784N e foi tudo à primeira tentativa.


 


Estarei a fazer os reset bem? Ligado normalmente, com os leds acesos, se lhe colocar o clip no botão reset, ele não dá sinal nenhum. Só ao ligar no botão power trazeiro é que vai para a côr laranla, mas arranca em verde. Aquele boão redondo frontal, só lhe vejo a côr verde ao ligar. Depois não dá mais sinal de vida, mas ao ligar o router fica verde e depois está sempre sem côr. 


 


Há maneira de colocar firmware nele?


 


Obrigado.
Reputação 3
nas configurações desses routers existe a possibilidade de desactivar o botão de reset , mas para aceder a essas configurações é preciso ter acesso de superuser ou rootuser no modem , algo que por defeito não vem activado nos modems de origem .

segue estes passos :

-liga um cabo de rede do computador ao modem numa das portas trazeiras (amarela)

-espera até que o computador receba o ip do router (+- 3 minutos)

tentar o acesso ao login via webpage em : http://192.168.1.254

caso não funcione :

-ir ao menu iniciar do windows e executar : cmd

- escrever na janela de sessão DOS : telnet 192.168.1.254

admin : meo

pass: meo

escrever : menu

no menu ir para "system" com os cursores e fazer enter para entrar nesse submenu

depois ir a reset e seguir os passos para resetar o modem .

 
Obrigado.


 


"espera até que o computador receba o ip do router (+- 3 minutos)"


 


- depois do primeiro reset, nunca mais, me reconheçeu/recebeu ip na placa e já o tentei manualmente nas configurações/opcções.


 


O que me disse para fazer e fiz e o resultado que a janela me deu foi:


 


Telnet não é reconheçido como um comando interno ou externo, programa operacional ou ficheiro batch
Reputação 1
Boas em vez de usares a linha de comandos tenta usar o putty, freeware para quase todo o tipo de ligações, é provavel que tenha sido bloqueado o reset... 
Boas tardes


 


Depois de N tentativas, liguei para o 16202 e informaram que tenho o firmware queimado.


 


Há maneira de eu colocar o respectivo firmware?


 


Obrigado
Reputação 1
tenta com isto


testa isto


não foi testado por mim....
Boas,


 


 Vou tentar. Pior nao pode ficar.


 


 


 


 


Obrigado
Nem assim. Por acso cabo usb não tenho


 


Obrigado
Reputação 1
o problema é que se nao está a detetar por rede, so poderás aceder a ele por usb... se alguem tiver outra opinião, que partilhe por favor.


 


 


uma última tentativa, põe no teu pc o ip add 10.0.0.139 mascara 255.255.255.0


e espera um pouco, depois tenta entrar neste ip no teu browser
http://10.0.0.138


 


é um ip que alguns routers tem tipo "escondido"

Ups! O Google Chrome não conseguiu estabelecer ligação a 10.0.0.138


Tente carregar novamente: 10.­0.­0.­138


 


 
Reputação 1
bem o serviço de dhcp está barrado com certeza... ja tentaste ligar tanto por wi fi como por ethernet certo?


 


so temo que mesmo por usb não consigas fazer o upgrade...


vamos a ver.. 🙂
Boas tardes e Obrigado pelas ajudas que tens dado por aqui.


 


Só falta chegar o cabo usb a casa. Depois faço como diz o manual.


 


Caso não consiga comunicar por usb do pc ao router, como "trato da saúde" a esse serviço de dhcp está barrado?


 


Obrigado. 
Reputação 3
Não li os posts anteriores e nem tinha reparado que não consegues adquirir um ip do dhcp do router .


reprogramar a firmware é impossivel  , somente remotamente pelo operador , mas mesmo remotamente é necessário o teu modem fazer o login de user nos servidores da meo .


Um update manualmente só mesmo com o processo Jtag , infelizmente os operadores de internet bloqueiam os routers para que não se consiga por uma firmware genérica , de forma a esse router só trabalhar com um operador especifico .


Estou em duvidas se o problema será a firmware estragada  , ou então se a eprom do modem foi há vida .


no entanto experimenta o seguinte :


tira a alimentação do modem , espera 15 segundos , depois mantem algo a pressionar o botão de reset trazeiro do modem e liga-o há luz .


Aguarda cerca de 10 segundos a pressionar o reset .


Depois retira o clip do botão de reset e aguarda 5 minutos .


até esses 5 minutos verifica se a luz de ethernet acende do modem .


 


depois diz qualquer coisa  s seguir a este processo .
Boas noites.


 


Desliguei pelo botão trazeiro da energia e esperei um pouco.


 


Clip no reset trazeiro a pressionar e liguei no botão da energia. A pressionar deixei passar o tempo indicado. Retirei o clip/deixei de pressonar o botão reset.


 


Arrancou com a luz/LED do power a verde, passando logo a laranja e o led da ethernet também a verde. 


 


Entretanto a luz do power fica a côr laranja a piscar. Só este LED. Os outros todos apagados.


 


Passados uns 2 minutos a luz do power passa a verde. Depois vão acendendo as luzes da ethernet. do wireless e a do broadband, esta sempre a piscar.


 


NOTA BEM: O cabo de rede está ligado do pc ao router.


 


E assim fica até o desligar. Nas minhas redes wireless disponíves apareçe este router como TELEPAC-BC31E3.


 


E agora?


 


Obrigado


 


 


 


 


 


 


 
Reputação 2
Parece que tens o firmware danificado.


 


Só com update por usb é que lá vai. Tenta.


 


Isso tem aspecto de ser um bonito pisa papéis.