Thomson TG784 DNS e NAT + Time Capsule

  • 16 November 2010
  • 73 respostas
  • 1876 visualizações

Crachá +5
Bom dia.
Estou com problemas há alguns dias e ainda não consegui resolver com o Apoio (707 22 30 30).

Uso a seguinte configuração.

Thomson TG784 + Time Capsule + Mac

A questão é que não consigo que o meu serviço Back to My Mac do MobileMe se ligue à rede em condições.

Já tentei libertar as portas, retirar a segurança ampliada da Partilha de Jogos e Aplicações e nada.
Por vezes aparece outra mensagem de erro relacionada com o DNS e a indicar que o problema será do ISP.

Alguém com o mesmo serviço MobileMe e com o mesmo problema?
Já tentei repor as definições de fábrica e utilizei o user: meo pass: meo no router e nada...

Cumprimentos.

73 respostas

Crachá +5
Entao quando puderes posta aqui as tuas infos. Router e Time Capsule
Ok...novo reset ao router e também ao time capsule...e voltou tudo á normalidade. É evidente que o Back to my mac continua a vermelho...problema de dns.

Em boa verdade também não me adianta que esteja verde...não sei tirar partido disso.

Tenho tudo a ligar em rede ao Mac sem problemas e o mac liga-se aos outros computadores também sem problemas. Não consigo perceber como é que acedo fora de casa ao time capsule...reconheço as minhas limitações. Acedo a ficheiros que estão no idisk ...mais nada.

Cumps e boa sorte..vai postando..pode ser que eu chegue lá.
Crachá +5
Então cá vai..
O serviço Back To My Mac serve para puderes aceder ao teu Time Capsule, ou melhor, ao disco dele remotamente.
Ora assim podes ter lá documentos que te interessem ter para puderes aceder via remota.

Pouca gente tira partido porque realmente não existe grande publicidade a isso, visto que, existem muitos problemas com os "third party" routers, ISP's, etc. E como sabes a Apple detesta complicações.

Essa é a grande vantagem e visto que pagamos o serviço anualmente eu entendo tirar o máximo partido dele.

A forma de não alterar o Thomson é adicionar simplesmente os DNS's do OpenDNS tanto no Time Capsule, como no Mac e assim tens o serviço a "verde".
Mas vais-te deparar que quando estás numa rede escolar ou empresarial, muito provavelmente não vais conseguir aceder porque tens lá os tais DNS's postos manualmente nas preferências da placa de rede. Ou seja, tens de andar sempre a por e a tirar os DNS's... uma grande trabalheira.

A forma que descobri elimina o problema na raiz, ou seja, o Thomson/DNS's da PT alterando-os...conforme já explicado.

Ao fazeres as alterações tem cuidado com a box e faz um reinicio da box, desligando-a e voltando a ligar.

Reparei que com os DNS's do OpenDNS posto no Thomson a box da Meo pura e simplesmente não arranca...

Com os que postei e com os "originais" arranca.

Cumprimentos
Antes de mais, obrigado pela paciência.

Até aí, já eu tinha percebido. Agora o que me confunde é o seguinte:

1 - Cá em casa com o serviço a verde nada altera. Continuo a ter os dispositivos em rede tal como estavam antes. Cheguei a assinalar a história da partiçla de ecrã e não consegui ver o dito ecrã no Pc windows.
2 - É necessário configurar alguma coisa no utilitário airport?
3 - Do exterior o que faço para aceder oa time capsule? Ponho o ip no browser? Como é que acedo de computadores que não estão na minha rede caseira...ou seja, como é que funciona o serviço fora de casa.

Thanks
Crachá +5
Antes de mais, obrigado pela paciência.

Até aí, já eu tinha percebido. Agora o que me confunde é o seguinte:

1 - Cá em casa com o serviço a verde nada altera. Continuo a ter os dispositivos em rede tal como estavam antes. Cheguei a assinalar a história da partiçla de ecrã e não consegui ver o dito ecrã no Pc windows.
2 - É necessário configurar alguma coisa no utilitário airport?
3 - Do exterior o que faço para aceder oa time capsule? Ponho o ip no browser? Como é que acedo de computadores que não estão na minha rede caseira...ou seja, como é que funciona o serviço fora de casa.

Thanks

1- Em casa nada se altera porque já está dentro da tua rede e por isso tudo funciona bem enquanto rede.

2- Sim. Tens de configurar lá a tua conta MobileMe

3- É esse o propósito do BTM. Não precisas de fazer rigorosamente nada. Apenas te aparece o Time Capsule no lado esquerdo do Finder. Até podes ligar lá um disco externo e aceder ao mesmo.

Vê os meus anexos.
Eu neste momento tenho os ip's do OpenDNS tanto no Mac, como no Time Capsule. Hoje vou testar fora de casa numa rede normal e numa rede empresarial para ver o que acontece.

Se conseguir aceder numa rede normal fora de casa, não mexo mais e assim a box funciona normalmente e se for necessário haver alguma alteração por parte da PT, não vai existir problema..espero eu.
Eu tenho o mobile me activado no airport. Agora, falta a história dos dns.

Testa por favor e diz se resulta. Já agora se resultar com os OpenDNS e caso tenhas paciencia e tempo...cozinha um tutorial com os passos todos.

thanks
Crachá +5
Então coloca os DNS's como eu tenho nos anexos.
Tanto no(s) Mac(s) como no Time Capsule.

Funciona fora de casa nas redes "normais"
Falta testar nas redes empresariais...
Viva,

Acabei de meter os valores de DNs do opendns no thomson e está tudo a funkar...até a box. Tb já tenho o back to my mac a verde. Ainda no OPENDNS configurei aquelas histórias do IP. A minha questão agora é esta: Como é que no exterior acedo ao time capsule??'

Meto no browser esse tal ip publico ou outra coisa qualquer???

Posso fazê-lo em sistemas windows??
Crachá +5
Ainda bem.
O teu Time Cap tem de aparecer no lado esquerdo no Finder como te aparece agora. Só.
Em sistemas Windows nao.

Tens os Ips do OpenDNS no Thomson e a box reiniciou? Boa. Eu nao consegui 🙂
Sim...a box está a dar bem.

Mas o time capsule sempre me apareceu no finder e agora continua a aparecer tal como dantes.

Isso de em windows não dar é que é uma seca. No exterior só trabalho com PC´S. Que seca!
Crachá +5
Pois. O sentido é o Time Capsule aparecer fora de casa..
.Leva o Mac contigo um dia para experimentares..
Crachá +7
Isso de em windows não dar é que é uma seca. No exterior só trabalho com PC´S. Que seca!

Não dá?
Quando vi os Specs do producto fiquei com impressão que era compatível com Windows.
-AirPort Utility for Mac and Windows
-AirPort Disk Utility for Windows
-Bonjour for Windows
Bom...pelo que andei a pesquisar nos últimos dias fiquei com a impressão de que é possível aceder via Windows. Se apanhar o site onde isso é descrito posto aqui.

Apesar de tudo acho que valeu a pena ter feito estas alterações, parece-me que a alteração de DNS tornou a navegação mais fluída... mas pode ter sido só impressão.
LOLOL....andar com o meu imac debaixo do braço seria surreal.

Lê isto: Back to My Mac from a PC?

Talvez haja esperança!

Que dizem??
Crachá +5
Pois eu conheço de longe o VLC :)
Infelizmente não é tão fácil assim, porque depende ainda de outros parâmetros, tipo... o ISP lool

Pois com um iMac não é fácil :)

Puseste só os DNS do OpenDNS no iMac e no Time Capsule right?
O router está de stock?
NOPES. Não fiz alterações nos computadores...apenas no Thomson. E tá tudo ok...até a box.

Ontem estive até ás tantas a fazer experiencias e cheguei á conclusão de que é areia a mais para a minha camioneta.

Mas a verdade é que quer o Thomson quer o Time capsule têm para lá imensas possibilidades, através das quais julgo ser possivel tudo isto e mais alguma coisa. Agora, reconheço que para mim é demasiado exigente.

Para já fica assim.

P.S: Também já assino os posts com speedtest. Finalmente, já sou adulto.
Crachá +5
Bem realmente isto é tipo magia negra...

Eu agora tenho só os ip's no Time Capsule e tenho o Green Light lool...

Vou deixar tudo como está e esperar e testar...

Podes tentar num portátil Mac de algum amigo teu criar uma conta de utilizador e colocares lá o teu user do MobileMe e testar se o serviço te aparece no Finder...

OFF-TOPIC
Boa assinatura pá :D
100Mbit's ou seja tens o Thomson TG799n ? 😃
Nopes Thomson 784...a funkar bem. Por vezes até fico admirado com o facto de o gajo não aninhar dado as tarefas exigentes que lhe dou (transferência simultânea de ficheiros dentro da rede, navegação em vários pcs...etc..etc).

Vou ver se arranjo alguém com um bicho desses.
Crachá +7
Consegui através do OPENDNS ter acesso fora de casa ás configurações do Thomson.

Cuidado.
Se de fora tens acesso à configuração do router, devias fazer um teste à configuração do firewall do router.
Dá um pulinho ao site www.grc.com e experimenta o shieldsup. Ele diz-te que portas tens abertas.

Boa assinatura pá :D
100Mbit's ou seja tens o Thomson TG799n ? :D

Eu tinha a impressão que o 799 é só para clientes 200Mb.
Fiz o que disseste e está tudo bem. Só dá falha na resposta ping que é enviada e que supostamente seria melhor que o router não respondesse sequer a esse pedido, mas segundo julgo saber, quanto a isso não há nada a fazer...ou há?
Crachá +7
O teu router tá a responder a pings?
Fizeste alterações ao firewall caso contrário isso não te aconteceria.
O problema é que estando visivel na Internet, os "ácaros" vão andar em cima dele sempre que o vejam, só isso.
Eu retirava-lhe essa resposta a pings para ficar totalmente stealth.
Cumps
Actualização:

Afinal, enganei-me. Não consigo aceder ao router remotamente. Isso também não é problema.

Em relação a isso da resposta ping não sei como bloquear.

Não mexi na firewall do router. Está padrão como sempre esteve.

Voltando à carga, depois de muita pesquisa fiquei a saber que este é um risco hoje em dia muito leve apesar de existir.

Provavelmente, deve-se ao facto de ter a partilha de rede e impressora activa.

Bloquear isto neste router é, segundo creio, difícil apesar de possível e na firewall dá muito trabalho tendo as suas vantagens e desvantagens.

Dito isto, vou beber uma bejeca e continuar a surfar sem preocupações de segurança...se bem que nestas coisas o que hoje está bem, amanhã pode estar muito mal.

Thanks
algu´m sabe como configurar IP fixo neste modelo?

Responder