[Thomson TG784] - Abrir portas para dispositivo não listado

  • 22 July 2011
  • 2 respostas
  • 1172 visualizações

  • Principiante
  • 1 resposta
Boa noite a todos,

Estou em guerra com o meu router da MEO há horas porque não consigo abrir portas para uma série de câmaras IP a que quero aceder fora da rede local.

Pelo que percebi, o router só me deixa abrir portas e redireccioná-las para um dispositivo que apareça na lista que ele próprio cria. O que acontece é que as câmaras não estão ligadas directamente ao router, há um switch no meio, pois as portas o próprio router já não chegam. Dá para ver que todos os dispositivos conectados à rede através de switch não são reconhecidos pelo firmware do router e portanto não aparecem na tal lista.

Tentei a opção "Definido pelo utilizador..." e coloquei lá o ip local da câmara nas configurações para abrir a porta. Mas não funcionou. É estranho, pois consigo aceder a todas as câmaras pelos ips locais, mas quando abro a porta no router e redirecciono o tráfego para os respectivos ips locais, continua tudo na mesma, nada funciona fora da rede.

Como é que posso resolver isto?

2 respostas

Olá,

O problema está resolvido. Acontece que o servidor DHCP do router estava em conflito com o meu servidor DHCP alternativo, pois nós aqui usamos o nosso próprio servidor dhcp numa máquina em linux. O meu DHCP atribuía um certo endereço local aos dispositivos, mas o router tentava ele próprio atribuir endereços diferentes, e o que acontecia, visto que o meu servidor DHCP está configurado como autoritário, é que todos os clientes ligados à rede ficavam com os endereços configurados no meu server em linux, mas o router pensava que eles tinham outros IPs (os que ele próprio teria atribuído).

Para quem possa vir a encontrar este tópico e esteja com problemas similares, a solução passa por desligar o servidor DHCP do router, para não entrar em conflito com o outro (claro que isto só se aplica a quem tenha um servidor dhcp alternativo como eu). Depois deste passo, foi necessário reiniciar todas as cameras para começarem a aparecer correctamente na lista de dispositivos do router. Mesmo assim, ainda houve 2 que não apareceram, mas depois do que fiz, adicionei mesmo assim as portas no router e escolhi a tal opção "Definido pelo utilizador", e meti o IP local dos dispositivos, e depois disso começou tudo a funcionar - mesmo que não estivessem listados, depois de os adicionar com este menu, passaram a estar.

Fica a dica para quem possa algum dia precisar...

Cumprimentos,
Filipe
Reputação 7
Crachá +23
boa dica...

só uma duvida...Meo Total ou Sapo Fibra?

Responder