Thompson TG784n v3 - configurar DMZ

  • 28 May 2013
  • 19 respostas
  • 17221 visualizações

Boas

Estava na dúvida entre esta secção e a de instalação/problemas/etc, mas pelo que vi por lá, parece ser mais dedicada a problemas de sinal e outras questões fora do controlo do usuário. Espero estar certo.

Instalei Meo Fibra 100Mb há pouco mais de um ano, aquando uma mudança de morada. Antes estava ligado à Clix ADSL2+, com um modem em bridge e um router potente a gerir a rede (note-se que eu não uso wireless). Quando mudei para a Meo mantive o esquema:

- Tenho o ONT e o Router instalados pela equipa técnica;
- Adquiri um router potente (Asus N56U);
- Configurei o asus com o IP correcto (...2.1) e um MTU adequado para evitar fragmentação de pacotes;
- Configurei as dezenas de portas que preciso no Asus, já que este não padece de firmware adulterado por ninguém;
- Defini uma DMZ no thompson, de forma a passar todo o tráfego directamente ao asus sem xus nem mus, e o asus faz a gestão;

Isto funciona maravilhosamente. O problema é que este cenário deixou de se verificar. A configuração que referi era feita com o Thompson que me instalaram na altura (aquele branco). Recentemente tive uma queda de 80% nas velocidades, e o pessoal da meo descobriu que era algo de errado com o thompson, pelo que me fizeram o "upgrade" para o novo thompson, o TGV784n v3 "Technicolor".

O problema é que, dê as voltas que dê, a DMZ não funciona. Defino o IP público como sendo atribuído ao asus, mas mesmo assim todos os testes de portas me dão resultado negativo: estão todas fechadas. Tentei usar a DMZ, tentei desactivar a firewall, tentei configurar as portas igualmente nos dois routers, e até tentei tudo ao mesmo tempo, mas nada resulta. (Sim, fiz soft reset ao router de cada vez que alterei algo, para garantir que a configuração é correcta.)

Ou seja, estou totalmente incapaz de abrir as portas. O problema não é do asus, porque com o thompson antigo funcionava tudo lindamente e não mudei nada.

Já telefonei para o 16209, remeteram-me para o 16202 (assistência "informática") e ninguém me consegue ajudar.


Há opções de configuração às quais não tenho acesso. Sou levado a crer que este problema deriva de um erro na adulteração do firmware por parte da meo (adoro que me tratem como um retardado). Estou correcto? Alguém tem sugestões ou já passou por exactamente o mesmo?

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

19 respostas

Boas

Estava na dúvida entre esta secção e a de instalação/problemas/etc, mas pelo que vi por lá, parece ser mais dedicada a problemas de sinal e outras questões fora do controlo do usuário. Espero estar certo.

Instalei Meo Fibra 100Mb há pouco mais de um ano, aquando uma mudança de morada. Antes estava ligado à Clix ADSL2+, com um modem em bridge e um router potente a gerir a rede (note-se que eu não uso wireless). Quando mudei para a Meo mantive o esquema:

- Tenho o ONT e o Router instalados pela equipa técnica;
- Adquiri um router potente (Asus N56U);
- Configurei o asus com o IP correcto (...2.1) e um MTU adequado para evitar fragmentação de pacotes;
- Configurei as dezenas de portas que preciso no Asus, já que este não padece de firmware adulterado por ninguém;
- Defini uma DMZ no thompson, de forma a passar todo o tráfego directamente ao asus sem xus nem mus, e o asus faz a gestão;

Isto funciona maravilhosamente. O problema é que este cenário deixou de se verificar. A configuração que referi era feita com o Thompson que me instalaram na altura (aquele branco). Recentemente tive uma queda de 80% nas velocidades, e o pessoal da meo descobriu que era algo de errado com o thompson, pelo que me fizeram o "upgrade" para o novo thompson, o TGV784n v3 "Technicolor".

O problema é que, dê as voltas que dê, a DMZ não funciona. Defino o IP público como sendo atribuído ao asus, mas mesmo assim todos os testes de portas me dão resultado negativo: estão todas fechadas. Tentei usar a DMZ, tentei desactivar a firewall, tentei configurar as portas igualmente nos dois routers, e até tentei tudo ao mesmo tempo, mas nada resulta. (Sim, fiz soft reset ao router de cada vez que alterei algo, para garantir que a configuração é correcta.)

Ou seja, estou totalmente incapaz de abrir as portas. O problema não é do asus, porque com o thompson antigo funcionava tudo lindamente e não mudei nada.

Já telefonei para o 16209, remeteram-me para o 16202 (assistência "informática") e ninguém me consegue ajudar.


Há opções de configuração às quais não tenho acesso. Sou levado a crer que este problema deriva de um erro na adulteração do firmware por parte da meo (adoro que me tratem como um retardado). Estou correcto? Alguém tem sugestões ou já passou por exactamente o mesmo?
a mim foi me dito que o DMZ nao funciona 100%. isto ja foi a algum tempo e nunca testado por mim.
talvez alguem tenho mais info sobre istu.
Reputação 6
Boas
Se estas a efetuar a ligação pppoe no asus , não tens de por o thomson em modo dmz
Visto que nada esta a ser gerido por o thomson
também não tens de mexer na mtu , o asus configura tudo automaticamente

Ps o modo dmz não é solução se quiseres jogar multiplayer , por o contrario , por exemplo o steam é bem explicito quanto ao modo dmz , simplesmente não suporta , os jogos podem ate funcionar mas os restantes serviço aos associados não vão funcionar , e pensso que com o origin é a mesma coisa
A ligação pppoe e gerida pelo thompson, se não a TV n funcionava!

Se eu ligar dmz no Thompson atribuindo o IP publico ao asus, todos os requests para o meu IP público são passados directamente do Thompson para o asus, e as aberturas de porta configuradas no asus permitem a gestão dessas aplicações.

O meu problema é que a dmz não está a funcionar.
Reputação 6
A ligação pppoe e gerida pelo thompson, se não a TV n funcionava!

Se eu ligar dmz no Thompson atribuindo o IP publico ao asus, todos os requests para o meu IP público são passados directamente do Thompson para o asus, e as aberturas de porta configuradas no asus permitem a gestão dessas aplicações.

O meu problema é que a dmz não está a funcionar.

O thomson não precisa da ligação pppoe para teres tv .
Se efetuares a ligação pppoe no asus este fica a gerir a internet e o thomson a gerir o TEL e a TV .
E podes também ligar a box ao asus configurando qual a porta queres atribuir para iptv .

Vê este tutorial
http://www.meoforum.com/meo-fibra/meo-fibra-internet/2226-tutorial-usar-outro-router-gerir-intertet
Isso resolveu o problema.


Estou imensamente grato pela sugestão, nunca me teria ocorrido.
Boas.

 

Já agora também estava a pensar adquirir esse router Asus para gerir a ligação PPPoE. Que velocidades consegues em wired?

Tenho um Belkin que quando o ponho a gerir a ligação PPPoE só consegue 50mb/s, deve ser limitação do próprio router.
Reputação 6
Boas


 


Eu consigo ter velocidade máxima ligado ao router  da asus  .


 


Experimenta actualizar o firmware do router  , caso o router da thomson tenha uma porta gigabit certifica-te que ligas o Belkin á porta 4 do thomson.


 


PS: qual é o modelo completo do router , para eu ver se encontro alguma coisa sobre esse problema    
Boas xptop.


 


Ora, o meu router è um Belkin N+Wireless Model: F5D8235-4 v1


Tá actualizado à ultima versão oficial e tá ligado à porta Gigabit do Thompson v3 (porta 4).


 


 - Com o Thompson v3 a gerir o pppoe e depois ligado ao meu router Belkin tenho as velocidades normais, 92/93Mbs.


Só que assim tenho de gerir e abrir portas dos dois lados, o que não dá muito geito.


 


 - Com o Belkin a gerir o pppoe tenho velocidades de 53/54Mbs, ou seja, praticamente metade do contratado. Configuro o username/password, IP by ISP automático e MTU de 1492. Posso estar enganado mas parece-me ser o router a limitar a velocidade máxima.


 


- A 3ª opção seria atribuir IP Público ao meu router, mas neste caso não consigo ligação à internet.


O thompson atribui IP Público ao meu router, vou ao router configurar a ligação por Static IP, e ponho:


--IP Adress: ele reconhece logo do thompson ;


--Subnet Mask:255.255.255.0 ;


--ISP Gateway: ponho o do thompson (192.168.1.254) e o meu router diz-me que este ip não se encontra dentro do intervalo requerido.


De referir que o meu router está em 192.168.2.1


 


Ou seja, se conseguisse pelo menos por a 3ª opção a funcionar e fazer com que o Thompson trabalhasse como modem puro já seria muito bom, mas pareço não conseguir por qualquer razão. Senão terei de adquirir outro router que me garanta uma ligação pppoe de 100Mbs.


Não sei bem já o que fazer e para onde me virar :s


 


 
Reputação 6
Boas


 


Fiz uma pesquisa rápida e encontrei varias pessoas com o mesmo problema , parece mesmo se um problema com o router , há quem mude o valor da MTU no Windows para 1400 e consiga melhorias , mas não recomendo  isso pois pode causar instabilidade na ligação e muito provavelmente causar problemas packet loss e ficheiros corrompidos.  


 


Ps: qual a versão do firmware que tens instalado  ?
Boas.


 


Pois, foi o que me pareceu, que o router não aguentaria uma ligação acima dos 50Mbs.


 


Ora o firmware é o 1.01.24


 


Na opção "Check Firmware Update" do router aparece como instalada a última versão
Reputação 6
Boas


 


Já existe a versão 1.01.28 disponível no site mas infelizmente não diz quais a correcções que contem de qualquer forma  tens em baixo o link do download e as notas para instalação .


 


Firmware


http://cache-www.belkin.com/support/dl/f5d8235v1_ww_1.01.28.bin


 


Notas de instalação


http://www.belkin.com/us/support-article?articleNum=10797


 


 


Nota : Nas instruções disponibilizadas pela marca não menciona fazer reset ao router antes e depois do novo firmware  ser instalado  , mas eu recomendo fazer isso , faz um reset antes e depois de instalar .
Boas.


 


Bem, não se perde nada em tentar, vamos ver se consigo ganhar alguma velocidade.


 


Já agora, em relação às minhas definições de ligação IP Static que apresentei acima, parecem-te correctas? Quando ponho o Thompson a mandar o IP público para o router. Se conseguisse ligar assim talvez já não fosse mau. Se bem que eu não sei ao certo se mesmo assim o Thompson não me vai continuar a manter portas fechadas.


 


E já agora também, achas os Asus RT-N56u e o RT-N65u capazes de me garantirem uma boa ligação pppoe e aguentar bem os 100Mbs? Estava a pensar nesses 2 caso substitua o meu Belkin.


 
Reputação 6
Boas ,


No thomson a única coisa que tens de fazer é desligar a ligação PPPOE  , não tens de fazer mais nada .


 


Quanto aos routers que mencionaste eu não iria para nenhum deles visto que ambos têm um chip Ralink, é preferível o RT-N15U o RT-N16 ou o RT-N66U estes têm chip Broadcom que é bastante mais estável.


 


Fica aqui a lista de modelos e características .


http://en.wikipedia.org/wiki/Asus_routers


 


 
Boas


 


Ora então fiz update ao firmware, reset antes e depois do update ao firmware.


 


Liguei o Belkin por pppoe normalmente.


E não é que agora a velocidade já está nos 92Mbs, tal como estava no Thompson? Incrível!!!


 


Ou seja, ou o firmware veio mesmo mudar muita coisa a respeito da velocidade ou então estava o router a precisar de um hard reset lol vá lá, menos mal, já estava a desesperar.


 


Pois, o RT-N66U é um belíssimo router, pena ser um tanto mais caro, mas se achas que vale mais a pena a longo prazo, às tantas entretanto irei para esse. Se bem que agora o meu Belkin parece ter saúde para durar :)


 


Já agora, este Belkin é alguma coisa de geito em termos de hardware?
E já agora um aparte:


 


Na definição MTU, por default no Belkin tenho 1454. Devo por 1492 ou deixo estar 1454?
Reputação 6
Se esse está a funcionar bem não gaste dinheiro  noutro .


 


A Belkin não me parece se uma marca muito boa , existem muitas reclamações de quase todos os modelos  .


 


Quanto á MTU experimente 1492 para ver no que dá.
Boas.


 


Pois, enquanto este durar, mais vale ficar com ele.


A MTU eu pus logo em 1492, pelo que vi pelos fóruns seria o valor correcto para a fibra Meo.


Em 1454 a velocidade também permanece sensivelmente a mesma, por isso só fui mesmo para a 1492 pelo que ouvi dizer. Mas nada como confirmar :)


 


Pois, este Belkin também tem chipset Ralink, o que não abona logo a favor dele.


Mas já o tenho à 2 anos e sem problemas nenhuns, seja em DLNA, seja em Port Forwarding, seja em NAT, seja em Wireless. O único problema era mesma a velocidade por pppoe, e já me a resolves-te como por milagre 🙂
boa tarde pessoal ,tenho aqui um erro no DMZ do meu router ,alguem aqui ja teve esta mesma situaçao, que consegiu resolver?
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


não há solução para o router da Meo