Pergunta

TG789vac v2 10.5.8.I Como mudar DNS do Router? (Acessos Root)

  • 13 September 2020
  • 2 respostas
  • 3623 visualizações

Boas, 

Vejo vários tópicos a falar do mesmo e tudo leva ao mesmo problema, não se ter a permissão para mudar o dns através dos comandos da TELNET do Router TG789vac v2 versão 10.5.8.I.
Alguém já conseguiu descobrir as credenciais para habilitar o utilizador root com todas as permissões? Ou então já ouvi também dizer que é possível criar um utilizador com tal permissão para mudar o DNS.
Alguém sabe como se faz? 

 

Obrigado!


2 respostas

Reputação 7
Crachá +23

que tenha conhecimento não há mais hipótese de super user ou user com acesso root, já faz um bom tempo.

vide este tópico https://www.kbase.pt/meo-technicolor-tg789vac-v2-configurar-dns-dinamico/ é feito com o acesso generico do router. 

Crachá

A alteração de DNS nos routers fornecidos pelos ISP pode colocar em causa o funcionamento das box de TV, por exemplo. Especialmente, para serviços paralelos de IPTV, como gravações, etc.

 

O ideal para se poder ter liberdade de escolha nessas e noutras opções, passa por configurar o router da MEO como em “bridge” e liga-lhe um outro router para a rede interna. Aí, sim, todos os clientes ligados ao 2º router terão os servidores DNS que se queiram.

 

De forma mais avançada, é possível substituir totalmente o TG789vac v2 por uma solução própria, com todos os serviços disponíveis (internet, tv e telefone). Mas sai do âmbito de esta discussão.

Responder