Pergunta

Tem fibra, mas não tem fibra...

  • 13 October 2022
  • 4 respostas
  • 113 visualizações

Bom dia,

Somos dois jovens que estávamos prestes a ir morar para uma zona rural, com o intuito de ficarmos mais próximos de duas pessoas idosas da nossa família que estão sozinhos. Toda esta perspetiva de mudança foi baseada no facto de termos acesso a condições que nos permitam trabalhar em teletrabalho com qualidade pois necessitamos de uma boa conexão.

Ora quando nos dirigimos á loja mais próxima para efetuar o pedido de adesão… Não, não tem fibra. Bem, o caso mudou completamente de figura.  O distribuidor disse que já andam a pedir expansão há mais de dois anos e nenhuma resposta lhes foi dada. Depois disse que afinal tinha fibra, mas que a “caixa?!” estava cheia e não fazem mais contratos.

Fiquei tão confuso que decidi fazer pesquisa própria. Definitivamente tem fibra:

 Este PDO encontra-se a sensivelmente 600m da casa em que iriamos morar. Segundo a minha pesquisa, pode ser efetuada a ligação de um pdo a uma habitação até 1.5km, isto SE alguém se lembrar que é viável. Como não existe nenhum vale, montanha, vulcão, oceano, etc etc, neste gigantes 600m que separam o PDO da habitação, suponho eu que um técnico facilmente faria a ligação. Mais ainda, existem postes de madeira em todo o percurso, pois também obtive a informação de que não podem passar fibra em postes de betão. 

Depois disseram que a fibra que está lá instalada é empresarial????….

Já para não falar que mandei um email para a provedoria e a Meo diz que não tem fibra…

 

Fizemos algumas perguntas nas redondezas e existem fabricas, cafés, junta de freguesia, negócios, e um numero considerável de famílias quem querem o serviço e ninguém se dispõe a fornecer. Em pleno ano de 2022 temos uma localidade com mais de 1000 habitantes que têm como solução ADSL ao preço da fibra, ou um serviço satélite que mal apanha sinal. 

Por favor, arrumem a casa. Ninguém sabe de rigorosamente nada, e pior ainda, ninguém quer saber. Não me resta mais opção nenhuma a não ser expor aqui o caso e rezar. Se por alguma razão alguém me conseguir ajudar, agradecia.

Obrigado.

 

 


4 respostas

Reputação 7
Crachá +24

Expansão de fibra é para esquecer… é um quebra-cabeças… não se consegue obter informações concretas se e quando vai chegar… é mesmo “quando chegar, chegou”. Não há grande coisa a fazer senão esperar e rezar.

No vosso caso, pelo que parece, a fibra existente é apenas para contratos empresariais.  

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

600m é equivalente a +/- 20 postes para 1 só cliente...nem uma anuidade paga 1 poste...

boas

 

600m é equivalente a +/- 20 postes para 1 só cliente...nem uma anuidade paga 1 poste...

Então que não digam que tem cobertura, ou estarei errado????

Reputação 7
Crachá +23

Boas

 

só dizem o que o sistema informa...

Responder