Technicolor TG784n v3 - desabilitar isolamento wireless

• 20 Novembro 2016
  • 4 respostas
  • 2655 visualizações

• Estagiário Júnior
  • 7 respostas
Boas

Eu tenho uma rede doméstica em casa, criada através do Windows.

Qualquer aparelho ligado por cabo ethernet consegue ver e ligar-se a esta rede (após introdução de password). Mas se for um aparelho ligado via Wireless, não é possível, a rede doméstica nem aparece.

Outro facto interessante é que, num jogo, por exemplo o Minecraft:

- Se eu abrir o jogo para LAN (opção dentro do jogo) num PC com ethernet, os PCs wiereless não se conseguem ligar ao jogo.

- Se eu abrir o jogo para LAN num PC Wireless, todos os PCs, estejam ligados por ethernet ou wireless, conseguem ligar-se ao jogo.

Cá para mim é o router que está a separar, ou a isolar ambas as redes.

Como é que eu as junto e crio uma única rede doméstica?

Obrigado desde já

4 respostas

Reputação 5
Olá ?

Antes que possa ajudá-lo, necessito de mais alguma informação.

1. Quais os dispositivos móveis ou computadores que pretende ligar na mesma rede e, quais os seus sistemas operativos?
  2. Qual o modelo do seu router MEO e versão de firmware?
  3. Possui mais algum router ou access point conectado na rede?

Atentamente,

1. Computadores com Windows10(portátil, ligado Wireless) e Windows7(PC fixo, ligado por ethernet).

2. O modelo é Technicolor TG784n v3, o firmware, não faço ideia. Não estou em casa neste momento. Mas deve ser o mais recente, até porque ele atualiza automaticamente

3. Não, só tenho mesmo o router da Meo. Estão ligados também a este router a MeoBox e o telefone.
Reputação 5
Olá ?

A sua situação, muito dificilmente terá algo a ver com o router MEO e, separações de redes. Tudo se deve tratar de não mais que uma infeliz coincidencia.

Quando, numa rede de área local, se usam sistemas operativos diferentes, em todos os computadores, é frequente encontrar problemas em estabelecer ligações entre os mesmos.

O que sugiro, em primeiro lugar, deve desactivar por completo quaisquer anti-virus, firewalls, ou outros filtros de ligações de internet que tenha instalados nos seus computadores, para efeito de teste.

As versões Windows mais recentes assumem, por defeito qualquer nova ligação de internet Wi-fi como uma ligação de carácter "Publico". Se não definir um perfil "Privado" ou "Doméstico", o windows irá aplicar automaticamente restrições e filtros de firewall para aquela ligação, dai a explicação possível para a dificuldade de ligar entre cabo e Wi-fi.

Mais, o Windows 10 introduziu novas e práticas opções de configuração de rede, em cada dispositivo. Para visualizar ou alterar o estado da detecção do seu computador pelo resto da rede LAN, vá a "Definições do Windows" / "Rede e Internet" / "Wi-fi", clique no dispositivo wireless em uso e depois, em "Tornar este PC detectável", mude o estado para "Ligado", caso não esteja assim. Deve ainda, na mesma página, em baixo, nas "definições relacionadas", aceder a "Opções de partilha avançadas", para verificar se a "Partilha de ficheiros e impressoras" está activa para o perfil que está actualmente em uso ou, se outros parâmetros estão conforme a sua necessidade.

Se pretende estabelecer uma rede doméstica, deve ainda definir um grupo de trabalho comum a todos os computadores, para que seja mais fácil e rápido a sua localização, tanto manual como automática, na LAN. Para isto, aceda a "Definições do Windows" / "Sistema" / "Acerca de", depois em baixo, "Definições relacionadas", e "Informações do sistema". Depois em "Definições de Nome, Domino e Grupo...", clique em "Alterar definições". Clique em "Alterar...". Mude o nome do grupo de trabalho, para um ao seu gosto e confirme com "OK", reiniciando de seguida. 

Use apenas toda a segurança que é necessária. Quanto mais firewalls, filtros, encriptações e autenticações sofrerem os protocolos mais há hipótese de algo falhar. O conselho que dou sempre é, começar completamente desprotegido, conferir as ligações entre todos os nós da rede. Só depois, avaliar a fragilidade da rede versus o potencial de ameaça e, então aplicar as medidas de protecção mais indicadas para o seu caso, verificando que estas, após configuradas, não afectam as ligações que já haviam sido estabelecidas.

Atentamente,
Boa tarde

Já verifiquei essas definições.

Estavam todas habilitadas

Tentei desativar a Firewall e o anti-virus

Não adianta.

Preciso de mais ajuda

Obrigado

Responder