Resolvido

technicolor tg784n v3 - BRIDGE MODE

  • 26 August 2014
  • 25 respostas
  • 25010 visualizações

  • Estagiário Júnior
  • 8 respostas
Boa tarde,

 

Estou com um problema com o meu router tecnicolor. Quando aderi ao M4o a meu substituiu o meu router thompson por um tecnhicolor, que apesar de aparentemente iguais, têm uma diferença GIGANTESCA.

 

O tecnicolor não suporta BRIDGE MODE nem DMZ.

 

Enquanto anteriormente eu tinha um router pessoal CISCO  ligado por PPPOE ao ONT, na medida em que bastava no Thompson:

 

- Desligar a Internet

- Pôr o Thompson em bridge mode.

 

Agora com o Technicolor ,

 

- Desligo a Internet , mas não consigo por em modo bridge.

 

NÃO CONSIGO QUE O MEU CISCO SE LIGUE POR PPPOE ao ONT através do Technicolor mesmo com a firewall do Tecnicolor desligada.

 

Por favor , alguêm tem sugestões? Eu não quero fazer port forwarding , nem outro tipo de soluções para contornar o problema, quero é tirar o Tecnicolor da frente, ele apenas servirá para IPTV.

 

Obrigado

 

Rella
icon

Solução por Jay 27 August 2014, 12:12

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

25 respostas

Reputação 1
Quando é que foi feita essa troca?


A versão de firmware do TG784 V3 é a mesma dos outros modelos e por isso não tem nem mais nem menos restrições que os restantes routers MEO.


 


As portas do V3 estão igualmente em modo bridge como nos restantes routers.


O problema poderá ser outro.


 


Qual é o modelo do router cisco que tem?


Ele tem IP fixo ou está a receber IP por DHCP?


 
Boas,


 


Muito obrigado pela resposta:


 


Eu estou a usar um linksys e3000.


 


O metodo que estou a usar  é o seguinte:


 


1) Mudo o IP do e3000 para 192.168.2.1 , já que o Technnicolor tem 192.168.1.1


2) Desligo o DHCP4 e o DHCP6 no Technicolor


3) Desligo a Internet no Technicolor


4) Entro por telnet no Technicolor e faço saveall, já que por vezes estes routers não gravam as defenições, e quando se arranja de novo o router por falta de energia por exemplo eles voltam ás defenições padrão.


5) Configuro o PPPOE no e3000 com o user e a pass que me foram fornecidas, e ligo o DHCP do e3000 para ser ele a dar a minha gama de IP's


 


LIGAÇÕES


========


1) O Technicolor está ligado ao ONT pela porta WAN


2) O O e3000 está ligado pela porta WAN á porta LAN1 do Technicolor.


3) Também já tentei ligar o e3000 ao Technicolor LAN1 to LAN1 ( não me parece fazer sentido), já que o Technicolor tem o DHCP desligado.


 


TAMBÉM TENTEI COM A PS4


========================


 


1)  Os procedimentos no Technicolor foram os mesmos.


2) Na PS4 tentei ligar a PS4 á LAN1 do Tecnicolor.


3) Configurar a ligação á internet por PPPOE, indo buscar o IP ao ONT e o DNS automático.


 


Dá um erro quando faço o teste á ligação:


Ele consegue receber o IP, mas falha quando tenta ligar á INTERNET.


 


O que é que eu estou a fazer mal?


 


Obrigado


 


Rella


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 
Reputação 1
Eu tenho um Linksys E-4200 e um V3 e a forma como fiz foi.


 


Ligações.


 


LAN V3( qualquer uma ) - > WAN linksys.


 


Configurações.


Desliguei a sessão PPP no V3(só).


Deixei ativo DHCP no V3 ( preciso dele para a STB funcionar já que esta usa o V3 e não o linksys )


Depois de ter efetivamente a sessão desligada no V3 estabeleci a sessão no Linksys.


 


O linksys chega a dizer que está ligado ( embora não tenha internet ) ou dá alguma informação do estilo " Concentrador indisponivel" ?


 


Uma vez tive um problema desses e foi porque alguém se lembrou de alterar a password da internet do lado da meo , o meu linksys ligava-se , tinha ip publico mas não navegava.


 


 


 
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


o pessoal esta a esquece-se de uma coisa...é provavel que ja tenhas evoluido para IPv6...se for esse o caso...o que tinhas antes configurado esquece nao vaisconseguir fazer nenhuma configuraçao que permita o teu router seja qual for gerir a net...


 


o IPv6 traz mtas coisas boas mas esta situaçao ainda nao tem soluçao...
Reputação 6
Boas


 


@@@erella Quando foi feita a substituição do router a password foi alterada , liga para o 16200 e pede a password correta .
Boas,


 


De que password estás a falar, da associada ao meu pppoe asxxxxxxx@3p.sapo.pt?


 


Porque essa ficou configurada na altura da substituição, ficou a mesma que no outro router, e nunca tive problemas com o meo acesso á internet quando usava apenas o technicolor...


 


Obrigado


 


Rella
Boas,


Penso que ainda estou com IPv4,  já que nas configurações do technicolor o IPv6 está desligado.


 


De qualquer modo consegui que o linksys e3000 se ligasse por pppoe através do technicolor,  estava tudo aparentemente perfeito,  com o e3000 a dar os IPs para a minha rede,  mas acontece que não tenho Internet. Dá-me a ideia que o e3000 tem o IPv4 desligado,  e eu ainda não descobri onde se liga.


 


Vou continuar a escavar,  alguma sugestão?


 


Obrigado pela vossa ajuda.


 


Se desse para postar uma figura das configurações de pppoe do teu linksys era nice,  para comparar com as minha.
Reputação 1
Sim , é a essa password que o xptopt se refere, se já conseguiste autenticar então o mais provável para não teres internet é teres a password errada. A password que está guardada no technicolor está correta mas não deve ser a mesma que está no teu linksys.


 


Vou de qualquer forma fazer um print da configuração do meu e assim que possivel disponibilizo aqui.


O tuturial para utilização de outros routers deste forum é bastante bom, o problema deve ser mesmo da password.


 


De qualquer forma deixo esta nota.


 


A alteração de IPV4 para IPV6 por si só não afetaria este processo de maneira nenhuma.


O que acontece é que alguns clientes estão a ser mudados de tecnologia e deixam de autenticar por PPP e em simultaneo é fornecido suporte para IPV6.


Tenho 2 colegas que foram instalados recentemente e nem precisam de configurar o username do router e depois de analisar o HGW deles é possivel verificar que em vez de usarem 2 Vlans para o serviço estão a usar apenas uma e deixam de ter de configurar o username, ou melhor, ele ainda existe na área de cliente mas o processo de autenticação não é por ppp.


Haverá certamente maneira de funcionar com outro router para gerir a internet mas como não estou ainda inserido nesse conjunto de clientes não posso confirmar ou encontrar soluções.


 


 


 


 


 


 


 
Obrigado pessoal pela ajuda.


 


O problema não estava realmente nas configurações, mas sim na password.


Porque apesar de o serviço PPPOE se ligar usando o username asxxxx@3p.sapo.pt com a password antiga, até me atribuia um IP externo , o certo é que não tinha ligação á internet.


 


Liguei o 16200, eles encaminharam a chamada para o departamento correcto e lá alteraram e disseram-me a nova pass.


 


Assim sendo já consegui que o meu router ficasse a gerir a minha rede ligado por PPPOE, tenho NAT 2 na PS4 com ela ligada ao router.


 


Também consegui ligar a PS4 através do router da meo em bridge por PPPOE e assim tenhp NAT 1 na PS4.


 


Continuo a ter um monte de latencia quando estou a jogar online na PS4..., mas enfim, essa é outra guerra.


 


Obrgado pessoal.


 


Rella


 


 


 


 
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


ao passar para IPv6 vai alterar tudo...vai deixar de existir o user de net(asxxxxx) e o sincronismo passa a ser diretamente no router...


 


para quem tem 2º router a gerir a net vai deixar de o conseguir fazer e quem tem router's antigos que nao tenham firmware compativel tb nao...
Oi,


 


Como assim, vai passar a ser por DHCP? Como na Vodafone? Se assim for não vai haver problema com os routers mais recentes que já suportem as tramas de IPv6, penso eu. Basta que o router da Meo continue em bridge e o outro esteja ligado em DHCP.


 


Ou mesmo ligar directamente o meu router ao ONT.


 


Não sei se me está a falhar alguma coisa.


 


Obrigado


 


Rella


 


 
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


nao sei se assim será pois ainda nao tive uma situaçao dessas em mao...mas a teoria é que só o router da Meo irá gerir a internet e sem possibilidade de bridge...


 


só quando passar um caso desses pelas mãos posso acrescentar mais...
Boa tarde .. alguem que me possa ajudar pff .. sou cliente M4O com router technicolor e noto um lag bastante elevado principalmente no jogo FIFA 2015 na PS4. Ja liguei N de vezes para o apoio tecnico mas nng me sabe ajudar. andei a vasculhar e encontrei este post relativo a modo bridge que pelo que sei acaba com o suposto lag isto é o que eu tenho lido. Alguem que me possa dar uma ajuda pff? Tou desesperado com isto. Pois nao sei como acabar com o lag e a vontade pelo jogo acabou no dia que o lag veio para ficar. Ja criei um root_user penso que seja assim o nome. Agradeço mesmo a vossa ajuda.
Reputação 4
Boa noite bugster, para analisarmos a sua situação, envie-nos os dados de cliente (nº de cliente/NIF e nº de contacto) através de uma mensagem privada, com a referência 3-74221616308 no título. 
Nao encontro o local para enviar msg privada. contudo posso deixar aqui. Nif: 255860560
Como desligam pppoe no tg784n v3?
Alguém me sabe dizer se esta configuração ainda é possivel?

A informação que recebi do apoio telefónico é que o método de autenticação mudou e não é possivel fazer a autenticação por login e password (PPOE).
Reputação 6
Boas ?


 


Boas se for no serviço Fibra é possível de outra forma, mas no Adsl de momento não é, a meo já esta a trabalhar numa solução para os clientes adsl, mas não tenho informação de datas para estar disponíve.
Obrigado pela resposta, de facto o serviço é fibra.


A versão de firmware é 10.2.1.L e está configurado em SingleEDGE.


 


Consegue indicar-me como pode ser feita a configuração?


Obrigado.
Reputação 6
Boas ?


 


Existem varias formas de o fazer dependendo do router e firmware que vais usar, consulta este tópico.
http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-firmware-10-2-1-L-mais-segundo-router-a-gerir-o-servi%C3%A7o/td-p/51333


 


Existe uma forma ainda mais simples que eu desenvolvi em conjunto com a Asus Portugal em que a configuração é feia apenas com um clique, consulta este tópico para ver os modelos já disponíveis.


http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Firmware-oficial-Asus-Beta-pr%C3%A9-configurado-para-os-servi%C3%A7os-Meo/m-p/70783#U70783


 


Mas posso tentar ajudar com qualquer router ou firmware, é só pedires ajuda.
Obrigado ?,


 


No meu caso concreto estamos a usar um router Draytek.


Testei o 1º método que referes, mas não consegui a ligação, tenho um switch entre o ONT e os routers, mas não consigo obter ip publico.


Para o caso até poderia abdicar por completo do router technicolor, não tenho necessidade de telefone nem tv, mas pelo que percebo (não sendo perito na matéria) o tipo de ligação é IPOE o que não permite a atutenticação por PPOE.


Não sei se haverá alternativa simples para o caso.
Reputação 6
Boas ?
Tens de configurar a vlan 12 para o serviço de internet, se tiveres dificuldades em faze-lo diz que eu vejo se consigo usar uma demo desse firmware para ver come se faz ao certo
Alguem sabe colocar um router meo em modo bridge de forma a ser gerida a rede por um router "secundário"?

Router meo - tg784n v3
Router secundario - Ubiquiti USG-PRO

Serviço: MEO ADSL M3O

 

Obrigado pela ajuda

 

 
Estou com o mesmo problema... impingiram-me este equipamento com a desculpa da migração para ipoe/single edge e da impossibilidade de continuar a usar o meu equipamento com ligação pppoe e agora não encontro maneira de colocar o v3 em Bridge. Enfim. 
Crachá
Confirmo que este equipamento não tem modo bridge, para além do suporte técnico me ter dito "todos os routers MEO têm modo bridge". Rídicilo.

 

Para quem quiser dar a volta, é possível com um router vosso com dd-wrt ou outro firmware mete-lo entre a ONT e o Technicolor e usa-lo para a vossa rede, as instruções são mais ou menos:

 

1. Ligar a saída da ONT no WAN do router dd-wrt

2. Configurar o router dd-wrt em Setup > Vlans para que a vlan da porta WAN seja a 12

3. Configurar o router dd-wrt para passar a vlan 10,11 e 12 ao Technicolor

4. Desligar o wifi do Technicolor

 

Eu tenho um router Netgear R7000 e neste caso (e provavelmente em outros routers ARM e broadcom) a vossa página das VLANs deverá ficar deste género:



 

Notem que tenho o technicolor ligado na porta 4 do router, dai passar as VLANs 10,11,12 para lá. A porta WAN (idenficada) como W deverá ter apenas a VLAN 12 selecionada. Em ambos os casos devem selecionar a opção "tagged".

 

Esquero que isto ajude alguem.