Technicolor 784n v3 sem banda 802.11n

  • 13 September 2015
  • 2 respostas
  • 1094 visualizações

Reputação 3
Pois é meus amigos, eu sou um gajo muito chato, e tinha que descobrir o gato deste router que me vieram trazer, novinho em folha.


 


Reclamei do antigo router Thomson por não ter a velocidade WAN e LAN desejadas e contratadas.


 


Tudo giro em LAN o novo Technicolor porta-se bem na saida Gigabit, agora a WAN fiquei logo a olhar com o PC em cima dele só dava 50 MB, abro o router e só dá 65 MB em WAN, atribuidos pelo router. Testei os canais todos, e sempre o mesmo.


Um pormenor engraçado, quando mudo manualmente o canal, por segundos atribui 130 MB, essa sim a velocidade referida pelo instalador como sendo a que cada cliente deveria receber, engraçado que apareça por breves segundos.


 


Vou ao portatil hoje e testo as bandas todas da placa de rede, para meu espanto todos os routers Meo e Nos desapareceram do mapa, ou seja, não há nenhum que tenha banda 802.11n, simplesmente a banda mais rapida ( retirando a ac obvio ).


 


Então afinal quem me retirou a velocidadeda WAN foi a Meo no firware do router ou remotamente??


 


Isso não se faz...dão ao cliente um router sem a velocidade mais rápida em WAN com que intenção??


 


Alguém que me explique, pois o router não permite selecionar o tipo de banda.


 


Menciono ainda que este router tem duas antenas internas para quem não sabe, o que permite velocidades até 400 MB de velocidade...

2 respostas

Reputação 4
Olá ? , a velocidade que verifica no seu router pode dever-se a uma destas situações:


- estar a utilizar o modo de segurança WEP ou WPA que, além de serem menos seguros, são menos eficientes. Para obter a velocidade máxima deverá utilizar o modo WPA2;


- os equipamentos mais comuns (telemóvel, tablet, PC,…) têm apenas uma antena pelo que o seu débito máximo é de 65Mb, só um device com duas antenas consegue atingir os 130Mb máximos do router;


- por outro lado, o valor apresentado é último valor que o router negociou com um device, pelo que pode ser mais baixo em determinada altura e depois subir para os 130Mb, se estiverem presentes os requisitos necessários para tal (WPA2, 2 antenas, distância/potência).
Reputação 3
Boa noite ?


 


Já testei tudo, neste momento está em WPA2, mas as velocidades de WAN estão sempre em 65 MB por WI FI.


 


No computador quando ligo apenas a banda n, ele não apanha nenhum router na area, de resto em modo b/g/n apanha o máximo sinal possivel, mas apenas dá o máximo de 40 MB de download e 20 MB de upload, no router que neste momento já tem o ultimo firmware, embora demontre que todos os dispositivos apanham banda n, continua a velocidade WAN limitada aos 65 MB, utilizo o canal 1 de banda pois é o mais rápido.


 


Não tenho interferencias de bandas, pois no raio só há 3 routers com o meu são 4.


 


Eu compreendo que alguns utilizadores usem um segundo router da Asus ou de outras marcas para poder usufruir do máximo de velociade disponivel, mas se o própio router da MEO, limita a velocidade, não acho lógico.


 


Também compreendo que 130 MB é demasiado para um cliente, mas então vendam o pacote a dizer 65 MB, não falem em 100 MB.


 


Tenho 3 boxes, por necessidade, tenho dois computadores, uma TV, e 3 telemóveis ligado ao router e ainda uma consola por LAN, todas as portas do router estão ocupadas e por vezes está tudo ligado, não tenho lentidão como é obvio, mas é pena o router ter o WI FI limitado.


 


Provavelmente é o WAN sensing do Technicolor, como não detecta elevados niveis de velocidade, logo não aumenta, nem liga a banda n, de resto não consigo encontrar outro motivo para essa limitação de velocidade.

Responder