Pergunta

switch +ont

  • 5 February 2020
  • 13 respostas
  • 917 visualizações

Crachá +3

Bom dia…

Vou ser direto, tenho uma caixa de rede que nao funciona no meu apartamento e onde fica a minha ont e onde tenho todos os cabos de rede que seguem para as tomadas ! 

Comprei um switch TL-sg108e para poder usufruir de internet em toda a casa . 

A minha questão é, consigo ligar a ont direta ao switch e depois segue um cabo do switch  para alimentar o router? 

 

Outra questão, para a box da tv meo é preciso fazer alguma configuração adicional no switch para que funcione sem falhas?

 

 

 


Tópico fechado, já não permite mais respostas.

13 respostas

Crachá +3

Tens razão, por acaso eu tenho 2 cabos de rede ligados ao router da meo . Deixa me confirmar lá para as 21h00. 

Mas penso que o meu cabo que vai para a box está ligado ao switch só.  Em teoria o switch é que está a fazer a gestão dos ips e é por isso que o switch têm que ser o que te falei pq se for um switch normal a box dá imagem e para. 

Deixa me confirmar depois e fazer a experiência de desligar o cabo que penso que esteja a mais no router.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

isso é o que me confunde...em teoria se o switch esta a receber informação do ONT não deveria dar para a box funcionar sem ser ligado a um dor router’s...em teoria é o router que faz a gestão dos IP’s para a box funcionar…

 

não percebo porque funciona dessa maneira...

Crachá +3

Na imagem do poste 4 é exatamente como eu tenho mas eu ao invés de ligar os equipamentos  direto ao router liguei no switch . A minha ont é igual ao aparelho da imagem

Consegues ligar assim ou nem por isso?

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

ok...já entendi...tens qualquer coisa como este poste, no passo 4…

 

https://forum.meo.pt/internet-fixa-e-movel-11/tutorial-firmware-10-2-1-l-mais-segundo-router-a-gerir-o-servico-de-internet-51333

 

pensava que isto já não seria possivel...basicamente ficas com 2 serviços distintos...

Crachá +3

O meu deve ser o antigo entao pq tenho para além do router normal , tenho a ont(no fundo outro router) e depois tenho uma caixa branca quadrada pequena.  A fibra liga dessa caixa branca pequena à ont 

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

espera...antigamente tinhas 2 equipamentos instalados...1 era o ONT e outro era o router….entretanto isso acabou e é só um equipamento ONT e router num só…

 

qual é o teu sistema? o antigo ou o novo?

Crachá +3

Sim a ont é o que descodifica o sinal que vêm da rua, é uma espécie de router com aquele cabo de fibra amarelo e que depois têm um cabo de rede onde ligas o switch.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

só uma duvida...o ONT que falas...é na realidade um router/ONT...certo?

Crachá +3

Eu comprei o de 8 por 35 euros . Têm é atenção à referência que tem que ser igual ou nao faz a função para a box. 

Felizmente a Meo têm equipamentos que permitem este tipo de gestão. 

 

Qualquer coisa dispõe..

Crachá +1

ok agradeço pela rapidez da resposta é isso mesmo que quero fazer, estava a pensar comprar o de 5 portas 

sim já andei a pesquisar e não parece ser dificil mesmo para um leigo como eu

obrigado e bom fim de semana

Crachá +3

Outra coisa há tutoriais deste switch para operadora meo...por isso muito facil

Crachá +3

Bom dia. Com o switch que falei em cima funciona na perfeição.  Eu fiz assim... tenho o cabo direto da ont ao switch e depois a switch alimenta o router para o wifi. Como tenho caixa e tomadas com rede...liguei todas elas ao switch incluindo a box da tv. Posso te dizer que este switch tens que configurar para a tv nao entrar em looping mas é super facil é só escolher a porta onde liga a box ao switch e fazer enable . 

Crachá +1

boas

ia criar um tópico com esta questão mas já que a apresentou como é óbvio não vou repetir

como até agora ninguém respondeu, se instalou como era a sua ideia quais foram os resultados?

eu queria fazer o mesmo e deixava o router da meo só para o telefone fixo com o wifi desligado mas estou na dúvida se funciona assim ou se o switch tem que ficar depois do router conforme  vários tópicos que já vi.