switch 10/100 ou 10/100/1000(gigabit)

• 6 January 2011
  • 9 respostas
  • 3330 visualizações

• Estagiário Júnior
  • 6 respostas
Fui no outro dia a uma loja cá na zona comprar um switch. Na altura para mim um switch era um coisa simples de comprar e por isso comprei o mais barato:

TP-LINK TL-SF1005D

1. Dentro do 10/100 como é o caso deste switch que comprei existem algum característica técnica que importa ter em atenção. Não me refiro a qualidade do material, isso já é outra questão. O que me importa é as características técnicas.

2. Sabendo que tenho internet a 12 Mb terei alguma vantagem objectiva em ter um switch 10/100/1000, se sim porquê?

Exemplo: Tenho uma TV BRAVIA LED 3D e consigo enviar do pc videos directamente para a TV, mas os vídeos perdem qualidade quando chegam a TV. Neste momento uso apenas o router da meo sem switch, se usar algum switch Gigabit poderei melhorar a qualidade dos vídeos?

3. Tenho uma rede de cabos CAT5e em casa e que me faz a ligação entre router, tv, box e pc. Estes cabos chegam e sobram ou tenho que começar a pensar em CAT6e?

Obrigado pela ajuda

9 respostas

Reputação 7
Crachá +23
pareceme que a TV é boa demais para os videos que mandas do pc...

pareceme uma questao de qualidade dos videos e nao do equipamento ou cabos...
pareceme que a TV é boa demais para os videos que mandas do pc...

pareceme uma questao de qualidade dos videos e nao do equipamento ou cabos...

Experimentei os vídeos(alguns HD) directamente na TV e a qualidade é superior. Mas esse não é a minha maior preocupação neste momento, falei nisso apenas como exemplo. Eu gostaria era mesmo de perceber melhor a diferença entre 10/100 e 10/100/1000 e quais as reais vantagens se é que numa rede domestica como a minha faz alguma diferença ter um ou outro
Se a diferença de preço não for muito alta...Pensando no futuro o Gigabit seria uma boa escolha...mas nas condições actuais dificilmente notarás diferença.
Vamos lá ver se eu entendi, tendo velocidade de internet de 12Mbps, basta-me um switch que tem como máximo 100Mbps. Se mudar para fibra onde a velocidade chega a atingir 200Mbps, ai já justifica ter um switch gigabit.

Mas e então os cabos? pelo que eu li os cat5e (que são os que eu tenho em casa) vão até o gigabit.

Por essa ordem de ideia aquele swith baratucho (excluindo a qualidade de construção que não é para aqui chamada), chega e sobra para a minha rede e não irá travar absolutamente nada, é isso?

Gostaria de saber se na escolha do switch, para além da velocidade de transferência, há algo mais a ter em conta
Mas tu é q sabes o q la tens q ligar ao switch, se precisas realmente das portas gigabit...

Por causa da net esquece, mas se tens mais do q um PC ou outro equipamento e q tenha porta gigabit, em transferencias é bom q o switch seja gigabit, mas so por causa disso, pq de resto chega e sobra um switch 10/100.

Se puderes compra um switch green, penso q so os haja com portas gigabit, sempre têm desligadas as portas q nao estao a ser usadas poupando assim mais uns cobres...
Obrigado pessoal pelas ajudas. Só mais uma pergunta? E as portas do router da Meo são gigabit?
Nopes...por enquanto não são.
Nopes...por enquanto não são.

Não querendo ser chato. Se tudo está ligado ao router (que não é gigabit) então ter um switch gigabit é absolutamente desnecessário, certo?
Eu diria que não é fundamental. No entanto, eu tenho dois tp-link Gigabit a funcionar em casa. O futuro passará por aí certamente.

Responder