Com certeza, muitos contribuidores do MEO Fórum já se confrontaram com este problema e, percorreram a internet, de lés a lés, à procura de uma solução. Muitos já tentaram inclusive, substituir os seus aparelhos ou acumular outros (switches, AP's, etc) e ainda, métodos alternativos de ligação entre os mesmos, desesperando para que algo resulte.
Por isso, investiguei durante alguns dias, o "congelamento" das boxes de TV e, o que, pudesse estar em causa. Deparei-me com várias possibilidades. Todas elas estão relacionadas directamente, com o uso do protocolo IGMP (Internet Group Management Protocol), que gere os grupos de multicasting e do qual depende o funcionamento regular, do serviço de IPTV da MEO e, com a forma como foi configurado o router MEO, originalmente. De seguida, apresento uma solução plausivel e testada, para cada uma delas, tentando ao máximo deixar de parte, para já, os conceitos técnicos que as explicam.
Nota: dada a existencia de multiplos aparelhos (routers, repetidores, AP's, switches, etc), de multiplas marcas, com bastantes divergencias ao nivel do desenvolvimento do seu firmware e, dada a natureza "closed source" desse trabalho, para alem da escassez de informação disponinvel nas especificações ou manuais de utilizador, é impossivel determinar qual a implementação exacta do protocolo IGMP em todos eles, e se, essa implementação está correcta e de acordo com as normas standard (ex: http://www.rfc-editor.org/info/rfc2236, http://www.rfc-editor.org/info/rfc3376 ). Portanto não posso garantir o sucesso das soluções que vos apresento, em todo o caso, e, este post será, muito provavelmente, alvo de várias modificações oportunas, a qualquer momento.
Nota 2: poderá ser necessário um acesso com privilégios de "rootuser" ao router MEO, para o mesmo permitir aplicar a solução, podendo esta não ser viável para quem tem o firmware 10.2.1.L - Acompanhem aqui a discussão sobre este tema; http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Como-criar-um-RootUser-para-aceder-a-telnet-no-firmware-10-2-1-D/td-p/23325/page/11
ATENÇÃO: presentemente, estas soluções, apenas são aplicáveis para quem está a ligar Access Points, ao router MEO, segundo a Topologia 1 do seguinte tutorial: http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Tutorial-Ligar-Access-Point-s-ao-router-da-MEO-Boas-pr%C3%A1ticas-e/m-p/33907#U33907
Outras configurações/topologias ainda não foram testadas!
NÃO DEVEM TENTAR NADA NO ROUTER MEO, QUE NÃO ESTEJA AQUI EXPLICADO NESTE POST E, SOBRETUDO, SE NÃO TIVEREM A MINIMA NOÇÃO DO QUE ESTÃO A FAZER. Entreguem o serviço a quem se prove competente, sempre!!!
Situação 1 - O serviço IGMP Snooping, tambem conhecido por "multicast filter", está desactivado no Access Point. A Box de TV pára, depois da imagem do canal (em directo), exibir normalmente por alguns segundos.
Pode não ser usual, mas em alguns aparelhos é possivel desactivar/activar este serviço. A não filtragem das mensagens de IGMP (query/membership), quando esta é requerida, pode causar falha na sua entrega e, posterior congestionamento da LAN, pois o proxy IGMP do router MEO está em modo "Exclusão" e, o stream IPTV será enviado para todos os dispositivos da rede que não o recusam, wm simultaneo, desnecessariamente, caso o AP não disponha do mais recente IGMPv3, com filtro SSM. O AP neste caso, não fica registado como um "snooper" e, é automáticamente elegido, o "querier" principal, por ser o "router" da rede com o endereço IP mais baixo (192.168.1.1), causando a falha, ou congelamento do serviço de TV. Segue-se um exemplo de como activar o IGMP Snooping no AP:
Solução 1; abram o vosso browser de Internet preferido em, 192.168.1.1 (ou o endereço que lhe tenham atribuido na configuração). Deverão agora visualizar o menu principal de configuração do AP. Procurem nos menus adjacentes, normalmente, nas definições avançadas da rede de área local (LAN), ou IPTV, ou até na Segurança/Firewall existe um parâmetro, tipicamente designado por IGMP Snooping, podendo ter outros nomes como, Multicast Filtering, Multicast Forwarding, etc... Este parâmetro deve ser activado, como exemplificado nas seguintes imagens.
Apliquem as alterações à configuração do vosso AP, salvando-as. A box deverá retomar a imagem do canal, após um minuto ou dois. Se não retomar, tentem mudar para outro canal e aguardem mais uns segundos. Se o anterior não surtir efeito, sugiro ainda que acedam por telnet ao router MEO, e abram a linha de comandos, digitando "telnet 192.168.1.254", seguido da tecla 'Enter' (user e password de rootuser) e depois, introduzam o comando:
code:
igmp proxy config state=disabled
Aguardem, aproximadamente um minuto e, introduzam:
code:
igmp proxy config state=enabled
saveall
exit
Se nada disto resultar. Tentem por fim, desligar da rede electrica, todos os dispositivos (reiniciando-os), incluindo o router MEO e, voltem a ligá-los. Se, depois de tentarem tudo isto, o problema se mantiver ou, se não encontraram um parametro verdadeiramente equivalente ao IGMP Snooping, é porque não era esta a solução correcta para o problema e devem tentar a próxima.
Situação 2 - O serviço IGMP Snooping está, aparentemente, activo no Access Point e, nele, tudo o resto está correctamente configurado, mas por razões não tangiveis, a Box de TV pára, depois de exibir normalmente a imagem do canal (em directo), por alguns segundos.
Isto pode ser provocado por um sem numero de razões, entre elas, a má implementação do protocolo IGMP no Access Point. Neste caso, o router MEO pára de enviar "queries" ao AP. O router MEO, por sua vez, não recebe mais relatórios dos membros do grupo de multicast e, ao fim de algum tempo, remove o grupo, causando a quebra no serviço de TV. A solução para isto, passa por forçar o router MEO (o suposto "querier") a transpôr para o AP, nas mensagens de consulta (query), os dados relativos ao grupo local de multicasting. De seguida explico como proceder:
Solução 2; abram a linha de comandos, digitando "telnet 192.168.1.254", seguido da tecla 'Enter' (user e password de rootuser) e, introduzam os comandos;
code:
igmp proxy config state=disabled
igmp proxy config localgroup=enabled
igmp proxy config state=enabled
saveall
A box deverá retomar a imagem do canal, após um minuto ou dois. Se não retomar, tentem mudar para outro canal e aguardem mais uns segundos. sugiro ainda que desliguem da rede electrica, todos os dispositivos (reiniciando-os), incluindo o router MEO e, voltem a ligá-los. Se, depois de tentarem tudo isto, o problema persistir, é porque não era esta a solução correcta para o problema e, devem tentar a próxima, mas não antes de repor a configuração do proxy IGMP, no router MEO, com os seguintes comandos:
code:
igmp proxy config state=disabled
igmp proxy config localgroup=disabled
igmp proxy config state=enabled
saveall
exit
Situação 3 - O Access Point, tem tambem um proxy IGMP activo e/ou não apresenta qualquer parametro disponivel de configuração do IGMP, ou o protocolo nele implementado é de uma versão inferior ao IGMPv3. a Box de TV pára, quase de imediato, ou nunca chega a exibir a imagem do canal (em directo).
Esta, acredito, ser a situação mais frequente. Ora, segundo o estabelecido já no antigo protocolo IGMPv2, qualquer router adicional na rede é automáticamente elegido o "querier" principal, se o seu endereço IP for o mais baixo da subnet. Como o router MEO tem, por defeito, o endereço IP - 192.168.1.254 - ou seja, o mais alto da pool de endereços da subnet, qualquer router que se adicione à LAN, terá forcosamente de ter um IP mais baixo que o do router MEO, o que leva à consequente e inevitável, eleição do novo router como o "querier" principal e, à falha do serviço de TV na Box, assim que a mesma é ligada. Para contornar este problema, basta forçar o proxy IGMP do router MEO, a verificar um "alerta" de IP de router, no conteudo dos relatórios de IGMP, partindo do principio que o AP (o snooper) os envia, contendo esse alerta. Eis como:
Solução 3; abram a linha de comandos, digitando "telnet 192.168.1.254", seguido da tecla 'Enter' (user e password de rootuser) e, introduzam os comandos;
code:
igmp proxy config state=disabled
igmp proxy config requirera=enabled
igmp proxy config state=enabled
saveall
A box deverá retomar a imagem do canal, após um minuto ou dois. Se não retomar, tentem mudar para outro canal e aguardem mais uns segundos. sugiro ainda que desliguem da rede electrica, todos os dispositivos (reiniciando-os), incluindo o router MEO e, voltem a ligá-los. Se, depois de tentarem tudo isto, o problema persistir, é porque não era esta a solução correcta para o problema e, devem repor a configuração do proxy IGMP, no router MEO, com os comandos:
code:
igmp proxy config state=disabled
igmp proxy config requirera=disabled
igmp proxy config state=enabled
saveall
Não tive ainda toda a disponibilidade que queria para conduzir mais testes, nem sei se voltarei a ter tão cedo. No entanto convido os mais ousados a questionarem estas soluções, estudando possiveis tweaks ao IGMP, com a documentação disponivel e, a testarem vós próprios (embora com a devida cautela) em vossas casas, novas e melhores soluções que as expostas aqui, por mim.
Atentamente,