Sistema tem dificuldades em reiniciar..."Broadband" não fixa!

  • 24 November 2010
  • 36 respostas
  • 5367 visualizações

  • Estagiário Sénior
  • 242 respostas
Há um par de semanas o sistema foi abaixo (julgo que faltou a luz a meio da noite)...e ao ligar não conseguia sincronismo...a luz de "Broadband" do router não ficava fixa...piscava, fixava uns minutos, piscava, etc...
O que isto implica é que a TV não funciona, MAS a net aparece esporadicamente (suponho que naqueles momentos em que a luz está fixa).

Liguei para o SAC...e não conseguiram identificar o problema...sugeriram que desligasse os telefones fixos e tentasse ligar...

Ora bem...depois de vários "resets" o sistema voltou e eu assumi que estava resolvido, religuei os telefones e tudo OK...um destes dias foi abaixo outra vez...e voltaram a ser precisos varios resets para por tudo a funcionar...

Tenho serviço à mais de 2 anos...e até este "problema" quando a luz ia abaixo o sistema voltava sozinho em poucos minutos.
Não consigo ter certeza de se os telefones têm algum efeito...e agora tenho receio de desligar o sistema para experimentar...(já perdi umas gravações com isto).

O que eu pergunto é...posso/devo fazer alguma coisa? Que interessaria ligar ao SAC a dizer que o sistema está ok...mas tenho medo de desligar...
Alguem sabe o que possa ser? (Ou tenha tido problema semelhante)
Arrisco a que vá tudo abaixo um dia destes?

36 respostas

em 1º lugar, mete aqui os valores da tua ligação
Pois ontem tive um prob identico a esse, e so com 2 ou 3 restarts no router a coisa voltou a dar TV e tem mais quando ia para as gravações dizia que não dava para ver tv e que estava a utilizar outra meobox .

Como pode ser possivel se só tenho uma box ?

Hoje meti um clip no buraquinho do router aguardei 20 seg e configurei novamente a ver se resolveu, mas tenho reparado que a net por vezes fica lenta mas como dizem que não dá para aumentar paciencia.
Fica aqui o meu sincronismo para os mais entendidos avaliarem e se acharem que pode ser aumentada a velocidade tenho de apertar com eles para o fazerem .

TG784
Versão do Software: 8.2.U.3

Tipo de DSL: G.992.5 annex A
Largura de banda (Up/Down) : 509 / 8.125
Dados transferidos (enviados/recebidos) : 1,92 / 5,98
Potência de Saída (up/down) : 12,0 / 19,0
Atenuação na linha (Up/Down) : 13,5 / 27,0
Margem SN (Up/Down) : 25,5 / 3,0
ID do fornecedor (local/remoto): TMMB / BDCM
Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0
Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0
Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0
Perda de ligação (remota): 0
Erros em segundos (local/remoto): 0 / 0
Erros de FEC (Up/Down): 0 / 383.647.108
Erros de CRC (Up/Down): 0 / 31
Erros de HEC (Up/Down): 1.522 / 25

abraço
avaria na linha.
avaria na linha.

Já agora para tentar ir percebendo um pouquinho disto, dizes isso porque não estando longe da central (Potência de Saída (up/down) : 12,0 / 19,0), que deve dar 1000 mts, estes valores não concordam, verdade?

Atenuação na linha (Up/Down) : 13,5 / 27,0
Margem SN (Up/Down) : 25,5 / 3,0

Pois o valor de Margem SN está demasiado baixo no Down?
não.
A distancia dá para extrapolar pela atenuação downstream, no teu caso, 27dB andará próxima dos 2km. Pelo SNR percebemos que há algum problema pois em condições normais deverias ter acima de 6dB (estando em interleaved) ou bem acima de 10 (em fast)
não.
A distancia dá para extrapolar pela atenuação downstream, no teu caso, 27dB andará próxima dos 2km. Pelo SNR percebemos que há algum problema pois em condições normais deverias ter acima de 6dB (estando em interleaved) ou bem acima de 10 (em fast)

entendi e sim estou +- a 1800m da central mas os valores não passam disso, será que tem mesmo avaria a linha?

abraço
tens avaria na linha, ou até pode ser no porto onde estás ligado
tens avaria na linha, ou até pode ser no porto onde estás ligado

Ok Arrais esse porto referes-te a uma Porta Lan no router ou num possivel armário da PT ?

abraço
Não consigo ter certeza de se os telefones têm algum efeito...e agora tenho receio de desligar o sistema para experimentar...(já perdi umas gravações com isto).

Ok...descobri uma coisa nova...

Tenho e sempre tive (2 anos sem problemas) dois telefones fixos ligados em duas tomadas diferentes...ontem descobri que ao ligar o 2o deito abaixo o serviço de televisão...a tal luz do Broadband apaga...e ao desligar o telefone da parede o serviço voltou...SEM RESET.

Suponho que o MEO pode alegar que a culpa é da instalação telefonica...MAS então porque é que funcionou sem problemas 2 ANOS!!! Será avaria recente na instalação...ou alguma alteração no MEO que o tornou mais "sensivel"?

E haverá solução para poder voltar a ligar o telefone?
Crachá +7
Não sei se percebi bem.
Nunca mexeste na instalação telefónica?
Mas sempre tiveste os 2 telefones ligados?
Se sim, como é que descobriste que mandas tudo abaixo quando ligas o 2º telefone?
Olha, estás a escrever na área destinada a clientes ADSL.
Assim sendo, se és mesmo cliente ADSL, por cada tomada em que tenhas um telefone ligado precisas de ter um micro filtro.
Só a tomada onde ligas o router ADSL à linha telefónica é que não leva micro filtro.
Alguns operadores disponibilizam micro filtros com 3 pontos de acesso: 1) chegada da linha vinda da tomada, 2) saída do micro filtro para o telefone e 3) ligação directa sem passar por dentro do micro filtro.
Com esses micro filtros podes ter na mesma tomada telefone e router ligados em simultâneo
Mas há possibilidade de só teres 1 micro filtro em casa!
Eu antigamente tinha uma caixa de derivação onde chegava a linha vinda da rua.
Nessa caixa instalei um micro filtro que seguia para todas as tomadas lá de casa.
Dessa caixa de derivação, fiz uma puxada da linha telefónica para uma tomada adicional sem passar por dentro do micro filtro.
Consequência: tinha apenas um microfiltro instalado e nem sequer se via ligado nas tomadas porque estava dentro da parede 😉.

Bottom line: vai lá ver se tens micro filtro nos sítios onde ligas os telefones.
Se tiveres, um dos micro filtros está avariado.
Se não tiveres...já sabes o que tens que fazer 😉
Ok...descobri uma coisa nova...

Tenho e sempre tive (2 anos sem problemas) dois telefones fixos ligados em duas tomadas diferentes...ontem descobri que ao ligar o 2o deito abaixo o serviço de televisão...a tal luz do Broadband apaga...e ao desligar o telefone da parede o serviço voltou...SEM RESET.

Suponho que o MEO pode alegar que a culpa é da instalação telefonica...MAS então porque é que funcionou sem problemas 2 ANOS!!! Será avaria recente na instalação...ou alguma alteração no MEO que o tornou mais "sensivel"?

E haverá solução para poder voltar a ligar o telefone?


Tudo é passível de avaria.
Nunca mexeste na instalação telefónica?
Mas sempre tiveste os 2 telefones ligados?

Yep...um é fixo-fixo...o outro é fixo-movel. Ambos ligados DIRECTAMENTE à parede...em tempos tive SAPO ADSL e aí era preciso um microfiltro que ficava entre a tomada e o fio do telefone.
Quando instalaram o MEO, o tecnico abriu a caixa de derivação na entrada da casa e SEM BEM PERCEBI colocou ai o filtro. ASSUMI que a partir dai TODAS as tomadas da casa ficavam "filtradas".

Se sim, como é que descobriste que mandas tudo abaixo quando ligas o 2º telefone?

Um belo dia de manhã não tinha serviço de TV...ao ligar pro SAC sugeriram que desligasse os telefones...e a TV voltou. Quando religuei UM dos telefones TUDO ficou OK...ao ligar o segundo a TV vai abaixo (a luz de Broadband apaga...e pisca de vez em quando).

Olha, estás a escrever na área destinada a clientes ADSL.

Sempre fui ADSL...não posso ser Fibra nem que queira (para já)...
Da tua explicação dos filtros fiquei com a ideia de que tens (ou tiveste) a instalação como a minha...certo?


Se não tiveres...já sabes o que tens que fazer ;)

Oooppsss...perdi qq coisa...porque não sei...a não ser que a ideia seja assumir que só posso ter um telefone (mas nesse caso como tive dois durante 2 anos)?
De qq forma...no fds ou num feriado vou fazer umas experiencias...experimentar em diferentes tomadas, desligar alternadamente os telefones, etc...
Crachá +7
Oooppsss...perdi qq coisa...porque não sei...a não ser que a ideia seja assumir que só posso ter um telefone (mas nesse caso como tive dois durante 2 anos)?
De qq forma...no fds ou num feriado vou fazer umas experiencias...experimentar em diferentes tomadas, desligar alternadamente os telefones, etc...

Nada disso.
Como expliquei antes, só podes ter um problema com a ligação do cabo dessa tomada.
Ou do lado nascente ou do lado poente, mas tem que lá estar um problema nessa ligação dessa tomada.
Verifica na caixa de derivação e verifica na tomada tirando o espelho da mesma e analisando as ligações.
Cumps
Não estou a perceber.... e como não acredito em bruxas.... ou a instalação está mal feita.... ou o splitter está avariado.
O splitter tem saídas para voz(telefone) e para dados(modem). Não pode haver conflitos. Por isso cheira-me que ou o splitter "marou", ou tens a instalação mal feita (passagem de sinais filtrados no splitter e juntos outra vez nalguma tomada). É dificil saber à distancia o que se passará, mas como disse... não acredito em bruxas.
Não estou a perceber.... e como não acredito em bruxas.... ou a instalação está mal feita.... ou o splitter está avariado.

Factos...os dois telefones sempre estiveram nas mesmas tomadas...e sempre funcionaram...
MAS...não posso dizer que funcionassem a 100%...um deles ia abaixo de vez em quando...mas sempre assumi que era a bateria que estava em baixo (mas podia não ser).

Expliquem-me sff o que é o splitter...estou a supor que é um dispositivo que se coloca na caixa de derivação de entrada e que permite definir qual a tomada à qual se vai ligar o router e enviar para este apenas sinais digitais...filtrando o "ruido" analogico. E não afectando o funcionamento das restantes tomadas...

De qq forma...vale a pena ligar ao SAC?...ou vão dizer-me que o problema é da minha instalação? É que prevejo ter de falar com 4/5 pessoas e não chegar a conclusão nenhuma...

EDIT:
E ja agora...não sei se o que vou dizer faz sentido...é de ouvir o tecnico e posso deturpar qq coisa...MAS durante a instalação ele referiu qq coisa sobre a tomada telefonica onde eu queria a ligação ao router ser a ULTIMA...o que poderia ser mau para o ruido...tem alguma coisa a ver?
(Tenho o router na sala...e suponho que a linha telefonica passe pela entrada (onde esta a caixa) e depois siga para os quartos ANTES de vir para a sala...será possivel/relevante?)
Crachá +7
Expliquem-me sff o que é o splitter...estou a supor que é um dispositivo que se coloca na caixa de derivação de entrada e que permite definir qual a tomada à qual se vai ligar o router e enviar para este apenas sinais digitais...filtrando o "ruido" analogico. E não afectando o funcionamento das restantes tomadas...

Tecnicamente falando é "mais ou menos isso".
Por isso, estás certo quanto ao que é o micro-filtro (vulgo splitter).

De qq forma...vale a pena ligar ao SAC?...ou vão dizer-me que o problema é da minha instalação? É que prevejo ter de falar com 4/5 pessoas e não chegar a conclusão nenhuma...

Sinceramente: não.
Se desligares todos os telefones e só mantiveres o router ligado e tudo funcionar, não é assunto da PT e não é caso para serem eles a resolver.
Eu pedia a um amigo electricista que desse um pulinho lá a casa pra ver isso.
Fica muito mais barato do que chamar a PT.

EDIT:
E ja agora...não sei se o que vou dizer faz sentido...é de ouvir o tecnico e posso deturpar qq coisa...MAS durante a instalação ele referiu qq coisa sobre a tomada telefonica onde eu queria a ligação ao router ser a ULTIMA...o que poderia ser mau para o ruido...tem alguma coisa a ver?
(Tenho o router na sala...e suponho que a linha telefonica passe pela entrada (onde esta a caixa) e depois siga para os quartos ANTES de vir para a sala...será possivel/relevante?)

É mau o router estar na última tomada por causa de todo o ruído introduzido pelas tomadas e pelos telefones que estão antes dela. Por isso normalmente escolhe-se a 1ª tomada para ligar o router.
Mas em minha casa, enquanto foi ADSL, o router esteve ligado na última tomada durante 2,5 anos e nunca tive problemas.
Não acho que agora seja relevante. Já era relevante há uns posts atrás quando eu disse que o problema deverá estar numa das tomadas ou na caixa de derivação (no par que segue pra essa tomada).
Crachá +7
Não estou a perceber.... e como não acredito em bruxas.... ou a instalação está mal feita.... ou o splitter está avariado.
O splitter tem saídas para voz(telefone) e para dados(modem). Não pode haver conflitos. Por isso cheira-me que ou o splitter "marou", ou tens a instalação mal feita (passagem de sinais filtrados no splitter e juntos outra vez nalguma tomada). É dificil saber à distancia o que se passará, mas como disse... não acredito em bruxas.

Arrais, pessoalmente acho difícil que seja do splitter.
Ele diz que só tem 1 splitter e que tem 2 tomadas para telefone.
Se um dos telefones ligado não gera problemas (só 2º telefone é que gera), é porque o splitter está bom.
A não ser que já haja instalações com splitters que tenham mais que uma saída para voz e eu não saiba...
Cumps
avf:
O splitter pode estar avariado, mas faz o seguinte:
- Abre a caixa onde está o splitter, ele tem marcado a saída de dados(modem). Vê a cor dos fios.
- vai abrindo as tomadas por onde passa o cabo uma a uma sem esqueceres nenhuma.
- os fios que saem do splitter para o modem não podem passar por nenhuma tomada. Normalmente o que os técnicos fazem, é corta-los da tomadas e uni-los. esses dois fios vão directamente para (e só) para o modem.
- se tudo estiver assim, tem que funcionar, caso contrario tens o splitter avariado.
Crachá +7
Arrais,
Sinceramente não consegui acompanhar o seu raciocínio no seu post anterior.
Vai-me desculpar mas, o avf diz que um dos telefones funciona (e não prejudica o funcionamento do router) e que não tem splitters entre as tomadas e os telefones.
Se bem percebo, e se me acompanha no raciocínio, se não há splitters entre os telefones e as tomadas de parede, então é porque o splitter está montado na chegada da linha telefónica a casa do cliente, certo?
Se sim, como explica que o splitter está avariado para uma tomada de telefone mas está bom para outra tomada de telefone?
Cumps
Bem apanhado john, mas repito aquilo que disse e que pode ser o problema

"Tenho e sempre tive (2 anos sem problemas) dois telefones fixos ligados em duas tomadas diferentes...ontem descobri que ao ligar o 2o deito abaixo o serviço de televisão...a tal luz do Broadband apaga...e ao desligar o telefone da parede o serviço voltou...SEM RESET"

Isto pode acontecer, porque o par de fios que vai do splitter até ao router pode estar a passar pelas tomadas.Para o telefone só é preciso o par de fios que vai para os contactos 3 e 4 das tomadas (os fios verde e branco das tomadas), os outros não são necessários. O que os técnicos costumam fazer é aproveitar dois fios desnecessários das tomadas, corta-los, retirar das tomadas e uni-los para fazer um circuito único desde o splitter até ao modem. Se, por acaso o circuito splitter/modem passa pela tomada onde está o telefone e não foi feito o que referi atrás, é o suficiente para atirar abaixo a ligação.
Se não me fiz entender... o problema é meu, nunca fui grande explicador 🙂
Crachá +7
Reconheço que me sinto um pouco perdido com a tua explicação.
Falas no par verde/branco nos pinos 3 e 4.
Na realidade, a norma é usar o par azul/branco nos pinos do meio (pinos 2 e 3).
Até é possível estar a acontecer o que mencionas, mas se é assim, devia dar problemas com ambos os telefones e não apenas com um deles.
Cumps
hehehehe... conversa de surdos, mas.....
quando falo dos contactos 3 e 4 são da tomada, da própria tomada, e são verde e branco. E sim, são os 2 pinos do meio da tomada (tem 6 as tomadas rj11, 8 as tomadas rj45). O par que transporta o sinal é k pode ser azul e branco.
Pode estar a acontecer isso só numa tomada, porque pode ser a tomada onde se esqueceram de retirar os fios do circuito (do modem) dessa tomada. A alimentar o telefone só está um par de cobre, mas existe uma coisa chamada "diafonia" (interferência que um par provoca no par adjacente) que pode atirar abaixo o modem.
teorias....
um abraço.
Crachá +7
Aha! Tinhas razão. É o que dá ler posts depois das 2 da manhã...
Nem sei porque não li tomada pois se o tivesse feito teria imediatamente entendido a tua explicação.
Agora parece tudo muito mais claro.
Repara, mesmo assim dessa forma não conseguimos explicar porque razão funcionou durante 2 anos e depois parou simplesmente de funcionar de um dia para o outro.
Mas já faz todo o sentido.
Cumps
esperemos que o interessado (avf) diga alguma coisa, pk isto de fazer diagnósticos à distancia é lixado.
esperemos que o interessado (avf) diga alguma coisa, pk isto de fazer diagnósticos à distancia é lixado.
Não me esqueci...mas a opção de andar a desmontar caixas não é coisa que me agrade...tenho pouco jeito de mãos e algum receio de por aquilo ainda pior...
DE MOMENTO optei por desligar o segundo telefone...para ser sincero, tenho a ideia do tecnico ter dito que só poderia ter um telefone ligado...

Mesmo assim...sem abrir as tomadas (para já)...e definindo a instalação como 0-1-2-3-4-5 em que 0 é a caixa de derivação de entrada, 1 a tomada ao lado, 2,3 e 4 são as tomadas dos quartos e 5 é a da sala posso dizer o seguinte:
Tanto quanto o tecnico me disse, a sequencia 0-1-2-3-4-5 é a sequencia que a linha telefonica segue.
O filtro foi colocado na 0 (julgo eu)
O tecnico abriu a 5, religou qq coisa e passou a sair um fio por baixo que vai ate ao router. JULGO que ele me disse que a 5 não pode ser usada para um telefone, apesar da saida ainda la estar e "aberta".
Tinha os telefones na 1 e 2...retirei o da 2 e tudo funciona OK.
Afinal não tive tempo para fazer experiencias...mas antes de abrir vou tentar o seguinte:
Desligar o 1 e ver se o 2 funciona.
Retirar o telefone da 2 e experimentar na 1...e na 3
E ja agora...o contrario...tirar o da 1 e colocar na 2.

Em nenhum local das condições MEO eles referem que podem ficar 2 telefones a funcionar...MAS que caraças...funcionaram 2 anos!!! Poderá ter sido alterado algo no sinal que vem da MEO...mais ruido, menos largura de banda...qq coisa assim? (Estou a supor que é possivel que a rede tenha ficado mais "sensivel")

E agradeço de qq forma a explicação sobre os fios...eu até gosto dessas coisas electricas...mas mais no "papel"...

Responder