Serviço MEO FIBRA 100 contratado, porem as velocidades não ultrapassam 94,....mb/s

  • 16 October 2014
  • 7 respostas
  • 1252 visualizações

Boa tarde a todos, a minha questão é a seguinte, contratei o serviço MEO FIBRA 100 da PT, porém a velocidade testada/registada no próprio site da PT apresenta-me velocidades entre os 94 e os 96 MB/s, contactei primeiramente a VIATEL, empresa que instalou os equipamentos em minha casa, disseram-me que a diferença é da largura de banda ocupada pelo Upload que neste caso varia entre os 15 e os 18 mb/s, e posteriormente contactei a PT no sentido de me esclarecerem o porque das diferenças, disseram-me que esta diferença deve-se a largura de banda ocupada pela gestão do próprio sistema, e também pelo facto do antivírus e outros programas em execução também ocuparem parte dessa mesma largura de banda......., quero esclarecer que a ligação em questão está a ser realizada por cabo, e que os testes também foram executados com o wireless off, meo box off, antivírus off., e obtive sempre os mesmos valores, não sou nenhum expert na matéria, porém como referencia tenho o serviço ZON(NOS) no qual fui cliente durante 8 anos, e sempre obtive velocidades superiores as contratadas, resumindo quero apenas receber por aquilo que estou a pagar.

7 respostas

Reputação 7
Crachá +23
boas


 


é mais facil procurares na net o que sao protocolos TCP/IP e as perdas que fazem ou tem...


 


é essa a comunicação usada pelos equipamentos e que normalmente provoca alguma perda na velocidade...nada tem haver com o serviço mas sim os protocolos de comunicação defenidos...


 


e nao da para mudar...na Fibra o que contratas é o que tens...e tens 100Mb no router como esta previsto em contrato e como o mesmo diz só se garante velocidades ate ao router...para obteres as melhores velocidades possiveis só com cabo e de preferencia ligado a porta Gb do router...


 


infelizmente não é possivel tecnologicamente mudar as configurações para 110Mb por exemplo, para as perdas dos protocolos TCP/IP nao serem detectados pelos clientes...as que existem 30/5, 50/7, 100/25, 200/25 e a configuraçao de 400Mb nao sei o upload...sao estas e nao da para mudar...


 


por isso tens a velocidade normal para quem esta ligado a um serviço de 100Mb...se fosse menos de 85/88 aí ficaria preocupado...
Boa noite NeoPayne, em primeiro lugar é obrigação da MEO(PT) enquanto fornecedor de serviços esclarecer as minhas dúvidas enquanto cliente com relação aos serviços contratados, e em segundo lugar a ligação esta a ser efetuada por cabo( porta 4 do router) como já referenciado e o mesmo está junto do computador em questão,e já agora agradeço que a simpatia, respeito e atenção que me foram dada pela MEO(PT) na altura da aquisição dos serviços se mantivessem. Dito isto, volto a reafirmar o meu descontentamento com o serviço contratado, uma vez que pago 100 e recebo 94,....MB/s efetivamente.

Cumprimentos,
ThorR32
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


concordo e nao concordo cnt...


 


efectivamente tens 100Mb...concordo que deveriam ser informados que existem perdas naturais na comunicação entre pc e router...nem todos sao peritos em informatica e nao sao obrigados a saber tudo...


 


mas tambem é da obrigação dos clientes verem/lerem os contratos...e procurarem mais informaçao sobre o que adquirem...eu nao compro nada sem pesquisar 1º...


 


se fizeres um reset ao router, ser feito uma reconfiguração do serviço...podes eventualmente ter os 100Mb momentaniamente...mas passado umas horas volta outra vez para o 94Mb...o router fica com historico de log's...as perdas começam a ser evidentes...e nao ha como dar a volta...
Bom dia, seria tudo muito mais simples se publicitasem a velocidade garantida ao cliente na utilização, e não no router, e como referência continuo ter a ZON(NOS) pacote cabo 100 light da qual fui cliente durante muitos anos e obtinha no computador velocidades acima dos 125 MB/s medidas nos sites Speedtest, PT, Anacom, porém pelo que me explicou a ligação por fibra tem mais limitações que a por cabo, o que para mim é uma novidade. Contudo agradeço na mesma a sua disponibilidade para o esclarecimento desta situação.
Cumprimentos
ThorR32
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


mas isso seria impossivel...cada pc é um pc...o meu por exemplo pode nem passar dos 90Mb...


 


a Nos configurava a uma velocidade mt superior ao contratado pois nao tem qualquer controlo nas velocidades...colocam as velocidades nos repardidores e depois a velocidade é divididas por todos os clientes que ali estao ligados...isso é do conhecimento geral...a bem que as coisas agora mudem pois a fusao com a clix finalmente vao ter realmente fibra e nao rapas de fibra... :)


 


e essa explicação da Anacom...nao tem qualquer nexo...
Reputação 3
Caro thor, vê se tens as drivers da placa de rede actualizadas.


 


Que PC é, pode também ser limite da placa em si(especular pois não sei que PC tens) apesar de dizer 100, não é incomum?


 


Podes testar com outro PC?
Bom dia, Aproveito este tópico para expor o meu problema. Tenho o pacote 100mgs, mais telefone e televisão. Na altura da adesão só tinha cerca de 94 mgs de velocidade. Depois de muita insistência, e algumas ameaças de que iria desistir do serviço, lá conseguiram por a net com uma velocidade de 99.9. Passado algum tempo voltou as cerca de 94 mgs. Neste momento não consigo ter net a mais de 83,6 mgs. Outro dia foram problemas com a box que não foram resolvidos, agora é problema da net. Espero que seja resolvido o meu problema, para que a PT possa contar comigo  como cliente... para alem do prazo da minha fidelização que está quase acabar!


 


 


Cumprimentos


 


 

Responder