Serviço MEO falha ás ~13h e ~20h

  • 6 Setembro 2013
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Boa noite,

Tenho tido várias vezes, nomeadamente perto das 20h e/ou das 13-14h falhas. No resto do dia está bom. Já telefonei para lá, e dizem os procedimentos habituais (desligar modem, boxes, etc). Até que lhes disse que isso não ia resolver nada (já depois de ter feito esses procedimentos montes de vezes), que era só naquelas horas determinadas (e nem todos os dias, mas é frequente). Decidiram portanto, mandar um técnico.
Telefona o técnico e diz que secalhar não era preciso ir lá, porque o problema é da linha. Sugeriu então, que fosse anotando as horas e dias, e lhe dissesse.
Telefonava-mos para ele, mas nunca mais apareceu nem disse nada.



Umas semanas depois, dado que o problema continuou, telefonei novamente para o Meo, e lá outro operador que decidiu mandar outro técnico.

Trocou o router, mas depois nem ligava - ligava, mas nem dava para aceder a pagina do router, nem tinha net, nada (não passava do 1º led, parece-me). Achou que fosse do transformador, porque com o novo transformador o router ja funcionava. Ficou em observação, disseram-me.

Agora as falhas que aconteciam durante poucos minutos entre as 13 e as 14h; e as 20h (só coisa de 10minutos e depois já ficava bom), no dia 28 de Agosto depois do técnico se ter ido embora, as 19h - uma hora antes do costume - começou a falhar, e a falhar mais frequentemente, já que antes caia só uma vez ou duas e pronto, ontem caiu de 10 em 10 minutos o tempo todo, entre as 19h e as 20h. As 20h, nunca mais teve nenhum problema.

Caiu o dia 29, 30, ás horas do costume. Até que a partir dai ficou bom, nunca mais falhou.

Nunca mais falhou, até ontem, que falhou as 20h, e hoje as 13h.

É um problema muito estranho este....

Info sobre a minha linha ADSL:

Informações sobre a ligação

Tipo de DSL: ITU-T G.992.5
Largura de banda (Up/Down) : 508 / 11.799
Dados transferidos (enviados/recebidos) : 11,87 / 5,73
Potência de Saída (up/down) : 12,0 / 19,1
Atenuação na linha (Up/Down) : 21,7 / 36,0
Margem SN (Up/Down) : 30,9 / 16,6
SistemaID do fornecedor (local/remoto): TMMB / ----
Chipset ID do fornecedor (local/remoto): BDCM / BDCM
Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0
Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0
Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0
Perda de ligação (remota): -
Erro em segundos (local/remoto): 129 / 0
Erros de FEC (Up/Down): 0 / 0
Erros de CRC (activo/inactivo): 0 / 179
Erros de HEC (Up/Down): 0 / 110



E deixo aqui alguns logs do router Thomson (resumo):

5 DE SETEMBRO:

Sep 5 19:45:02 xDSL linestate down
Sep 5 19:45:16 xDSL linestate down
Sep 5 19:45:45 xDSL linestate down
Sep 5 19:45:55 xDSL linestate down
Sep 5 19:45:57 PPP link down (Internet)
Sep 5 19:46:23 xDSL linestate down
Sep 5 19:46:44 xDSL linestate down
Sep 5 19:47:08 xDSL linestate up (ITU-T G.992.5; downstream: 11776 kbit/s, upstream: 508 kbit/s; output Power Down: 19.2 dBm, Up: 12.1 dBm; line Attenuation Down: 36.0 dB, Up: 21.7 dB; snr Margin Down: 9.9 dB, Up: 27.8 dB)
Sep 5 19:48:35 PPP PAP Authenticate Request sent (Internet)
Sep 5 19:48:36 PPP PAP Authenticate Ack received (Internet)
Sep 5 19:48:36 PPP PAP Authenticate with peer success (Internet)
Sep 5 19:48:36 PPP link up (Internet)
Sep 5 19:50:18 xDSL linestate down
Sep 5 19:50:33 xDSL linestate down
Sep 5 19:51:02 xDSL linestate down
Sep 5 19:51:15 PPP link down (Internet)
Sep 5 19:51:23 xDSL linestate up (ITU-T G.992.5; downstream: 11799 kbit/s, upstream: 508 kbit/s; output Power Down: 19.2 dBm, Up: 12.1 dBm; line Attenuation Down: 36.0 dB, Up: 21.7 dB; snr Margin Down: 10.1 dB, Up: 28.8 dB)
Sep 5 19:52:15 xDSL linestate down
Sep 5 19:52:36 xDSL linestate down
Sep 5 19:52:57 xDSL linestate down
Sep 5 19:53:18 xDSL linestate down
Sep 5 19:53:40 xDSL linestate up (ITU-T G.992.5; downstream: 11799 kbit/s, upstream: 508 kbit/s; output Power Down: 19.2 dBm, Up: 12.0 dBm; line Attenuation Down: 36.0 dB, Up: 21.7 dB; snr Margin Down: 11.4 dB, Up: 28.3 dB)
Sep 5 19:54:12 xDSL linestate down
Sep 5 19:54:38 xDSL linestate down
Sep 5 19:54:58 xDSL linestate down
Sep 5 19:55:19 xDSL linestate down
Sep 5 19:55:41 xDSL linestate up (ITU-T G.992.5; downstream: 11799 kbit/s, upstream: 508 kbit/s; output Power Down: 19.2 dBm, Up: 12.0 dBm; line Attenuation Down: 36.0 dB, Up: 21.7 dB; snr Margin Down: 10.8 dB, Up: 28.1 dB)
Sep 5 19:56:19 xDSL linestate down
Sep 5 19:56:50 xDSL linestate down
5set
sz3
Sep 5 19:57:11 xDSL linestate up (ITU-T G.992.5; downstream: 11799 kbit/s, upstream: 508 kbit/s; output Power Down: 19.2 dBm, Up: 12.0 dBm; line Attenuation Down: 36.0 dB, Up: 21.7 dB; snr Margin Down: 15.9 dB, Up: 29.2 dB)
Sep 5 20:01:04 PPP link up (Internet)

Como podem verificar acima, o SNR de Download varia entre 9.9 e 15.9. Apesar de durante o resto do dia estar estável.



O tal dia, em que falhou constantemente entre as 19h06 e as 20h14.

Aug 28 19:06:14 xDSL linestate down
Aug 28 19:06:40 xDSL linestate down
Aug 28 19:06:59 PPP link down (Internet)
Aug 28 19:07:01 xDSL linestate up (ITU-T G.992.5; downstream: 11799 kbit/s, upstream: 508 kbit/s; output Power Down: 19.2 dBm, Up: 11.9 dBm; line Attenuation Down: 36.0 dB, Up: 21.7 dB; snr Margin Down: 16.1 dB, Up: 29.4 dB)
Aug 28 19:07:14 PPP link up (Internet)
Aug 28 19:23:31 xDSL linestate down
Aug 28 19:23:56 xDSL linestate down
Aug 28 19:24:18 xDSL linestate up (ITU-T G.992.5; downstream: 11799 kbit/s, upstream: 508 kbit/s; output Power Down: 19.2 dBm, Up: 11.9 dBm; line Attenuation Down: 36.0 dB, Up: 21.7 dB; snr Margin Down: 10.8 dB, Up: 28.8 dB)
Aug 28 19:24:23 PPP link down (Internet)
Aug 28 19:24:36 PPP link up (Internet)
Aug 28 19:25:08 xDSL linestate down
Aug 28 19:25:34 xDSL linestate down
Aug 28 19:25:54 xDSL linestate down
Aug 28 19:26:05 PPP link down (Internet)
Aug 28 19:26:16 xDSL linestate up (ITU-T G.992.5; downstream: 11799 kbit/s, upstream: 508 kbit/s; output Power Down: 19.2 dBm, Up: 11.9 dBm; line Attenuation Down: 36.0 dB, Up: 21.7 dB; snr Margin Down: 11.6 dB, Up: 28.7 dB)
Aug 28 19:26:48 xDSL linestate down
Aug 28 19:27:14 xDSL linestate down
Aug 28 19:27:36 xDSL linestate up (ITU-T G.992.5; downstream: 11799 kbit/s, upstream: 508 kbit/s; output Power Down: 19.2 dBm, Up: 12.1 dBm; line Attenuation Down: 36.0 dB, Up: 21.7 dB; snr Margin Down: 11.9 dB, Up: 28.3 dB)
Aug 28 19:28:50 PPP link up (Internet)
Aug 28 19:29:12 PPP link down (Internet)
Aug 28 19:29:12 PPP link up (Internet)
Aug 28 19:30:21 xDSL linestate down
Aug 28 19:30:47 xDSL linestate down
Aug 28 19:30:21 xDSL linestate down
Aug 28 19:30:47 xDSL linestate down
Aug 28 19:31:08 xDSL linestate up (ITU-T G.992.5; downstream: 11799 kbit/s, upstream: 508 kbit/s; output Power Down: 19.2 dBm, Up: 12.0 dBm; line Attenuation Down: 36.0 dB, Up: 21.7 dB; snr Margin Down: 10.4 dB, Up: 28.3 dB)
Aug 28 19:31:14 PPP link down (Internet)
Aug 28 19:31:25 PPP PAP Authenticate Request sent (Internet)
Aug 28 19:31:28 PPP PAP Authenticate Request sent (Internet)
Aug 28 19:31:31 PPP PAP Authenticate Request sent (Internet)
Aug 28 19:31:34 PPP PAP Authenticate Request sent (Internet)
Aug 28 19:31:34 PPP PAP Authenticate Request sent (Internet)
Aug 28 19:31:34 PPP PAP Authenticate with peer success (Internet)
Aug 28 19:31:34 PPP link up (Internet)
Aug 28 19:40:40 xDSL linestate down
Aug 28 19:41:06 xDSL linestate down
Aug 28 19:41:35 PPP link down (Internet)
Aug 28 19:41:26 xDSL linestate down
Aug 28 19:41:35 PPP link down (Internet)
Aug 28 19:41:47 xDSL linestate down
Aug 28 19:42:08 xDSL linestate down
Aug 28 19:42:29 xDSL linestate down
Aug 28 19:42:50 xDSL linestate down
Aug 28 19:43:44 xDSL linestate down
Aug 28 19:44:10 xDSL linestate down
Aug 28 19:44:30 xDSL linestate down
Aug 28 19:44:51 xDSL linestate down
Aug 28 19:45:12 xDSL linestate down
Aug 28 19:45:33 xDSL linestate down
Aug 28 19:45:54 xDSL linestate down
Aug 28 19:46:16 xDSL linestate up (ITU-T G.992.5; downstream: 11799 kbit/s, upstream: 508 kbit/s; output Power Down: 19.2 dBm, Up: 12.0 dBm; line Attenuation Down: 36.0 dB, Up: 21.7 dB; snr Margin Down: 10.3 dB, Up: 28.2 dB)
Aug 28 19:46:36 PPP PAP Authenticate Request sent (Internet)
Aug 28 19:46:37 PPP PAP Authenticate Ack received (Internet)
Aug 28 19:46:37 PPP PAP Authenticate with peer success (Internet)
Aug 28 19:46:37 PPP link up (Internet)
Aug 28 19:46:48 xDSL linestate down
Aug 28 19:47:15 xDSL linestate down
Aug 28 19:47:36 xDSL linestate up (ITU-T G.992.5; downstream: 11799 kbit/s, upstream: 508 kbit/s; output Power Down: 19.2 dBm, Up: 12.0 dBm; line Attenuation Down: 36.0 dB, Up: 21.7 dB; snr Margin Down: 10.9 dB, Up: 28.4 dB)
Aug 28 19:47:36 PPP link down (Internet)
Aug 28 19:48:16 xDSL linestate down
Aug 28 19:48:47 xDSL linestate down
Aug 28 19:49:07 xDSL linestate down
Aug 28 19:49:29 xDSL linestate up (ITU-T G.992.5; downstream: 11772 kbit/s, upstream: 508 kbit/s; output Power Down: 19.2 dBm, Up: 12.1 dBm; line Attenuation Down: 36.0 dB, Up: 21.7 dB; snr Margin Down: 9.9 dB, Up: 28.1 dB)
Aug 28 19:50:09 PPP PAP Authenticate Request sent (Internet)
Aug 28 19:50:09 PPP PAP Authenticate Ack received (Internet)
Aug 28 19:50:09 PPP PAP Authenticate with peer success (Internet)
Aug 28 19:50:10 PPP link up (Internet)
Aug 28 19:52:05 xDSL linestate down
Aug 28 19:52:30 xDSL linestate down
Aug 28 19:52:49 PPP link down (Internet)
Aug 28 19:52:51 xDSL linestate down
Aug 28 19:53:11 xDSL linestate down
Aug 28 19:53:22 xDSL linestate down
Aug 28 19:53:50 xDSL linestate down
Aug 28 19:54:12 xDSL linestate up (ITU-T G.992.5; downstream: 11799 kbit/s, upstream: 508 kbit/s; output Power Down: 19.2 dBm, Up: 12.0 dBm; line Attenuation Down: 36.0 dB, Up: 21.7 dB; snr Margin Down: 11.2 dB, Up: 28.5 dB)
Aug 28 19:55:24 xDSL linestate down
Aug 28 19:55:50 xDSL linestate down
Aug 28 19:56:10 xDSL linestate down
Aug 28 19:56:31 xDSL linestate down
Jan 1 00:01:19 xDSL linestate down
Jan 1 00:01:40 xDSL linestate up (ITU-T G.992.5; downstream: 11799 kbit/s, upstream: 508 kbit/s; output Power Down: 19.2 dBm, Up: 12.1 dBm; line Attenuation Down: 36.0 dB, Up: 21.7 dB; snr Margin Down: 9.9 dB, Up: 27.9 dB)
Jan 1 00:01:42 PPP PAP Authenticate Request sent (Internet)
Jan 1 00:01:42 PPP PAP Authenticate Ack received (Internet)
Jan 1 00:01:42 PPP PAP Authenticate with peer success (Internet)
Jan 1 00:01:42 PPP link up (Internet)
Jan 1 00:01:58 SNTP Unable to contact server: 195.220.94.163
Jan 1 00:02:12 DHCS server up
Jan 1 00:06:54 xDSL linestate down
Jan 1 00:07:19 xDSL linestate down
Jan 1 00:07:39 xDSL linestate down
Jan 1 00:07:43 PPP link down (Internet)
Jan 1 00:07:44 SNTP Unable to contact server: 195.220.94.163
Jan 1 00:08:00 xDSL linestate down
Jan 1 00:08:23 xDSL linestate up (ITU-T G.992.5; downstream: 11799 kbit/s, upstream: 508 kbit/s; output Power Down: 19.2 dBm, Up: 12.0 dBm; line Attenuation Down: 36.0 dB, Up: 21.7 dB; snr Margin Down: 16.3 dB, Up: 28.7 dB)
Jan 1 00:12:45 PPP PAP Authenticate Request sent (Internet)
Jan 1 00:12:46 PPP PAP Authenticate Ack received (Internet)
Jan 1 00:12:46 PPP PAP Authenticate with peer success (Internet)
Jan 1 00:12:46 PPP link up (Internet)
Aug 28 19:14:49 SNTP Synchronised to server: 213.13.16.235



De salientar que este problema já ocorreu há uns bons meses atrás, mas creio que não era a horas certas como agora.
Depois ficou bom, e voltou á coisa de 1 mês ou 2.

O que será?

Obrigado!

3 respostas

Tantos xDSL linestate down numa questão de minutos tens ai um problema na linha só pode. Eu tive um problema semelhante após aquele vendaval que houve há uns tempos. O problema era um cabo na rua avariado. Faz pressão neles, tens avaria com certeza!
Reputação 7
Crachá +19
para mim pareceme interferencias externas...
ja houve casos que era o elevador do predio ou o motor da garagem que ao funcionar mandava o serviço abaixo...
Obrigado aos 2!

Também acho que deve ser da linha....

Depois do 1º tecnico que cá veio, que não fez basicamente nada. Vinha para trocar o router mas não sei porque o router não ligava(?), e por isso ficava em monitorização.
Bela monitorização, que nunca mais disse nada.
E como me deu um número de telefone (um 800), telefonei no sabado, mas nada. Ninguém atendia.
Lá tive que telefonar para o Apoio e marcaram outro técnico. Não apareceu, telefonou só a dizer que a ligação ia abaixo (provavelmente estava na central), e se o problema continuasse, para ligar.

E deu-me 3 números de telefone!! Escusado dizer que no dia a seguir quando telefonei para 2 deles, nenhum atende...

Tive, novamente, de telefonar para o Apoio, e mandar outro técnico, que disse explicitamente que tinha agendada uma mudança do router. Aconteceu o mesmo que o anterior: ligava a dizer que a ligação ia abaixo e pronto.

Será algum problema de comunicação?! Só pode... 2 técnicos que era para vir cá a casa, não vieram...

Enfim, aqui estão os dias em que falhou. Os logs do router são semelhantes ao que coloquei no 1º post.
28 de Agosto - 19:06-20:14
29 de Agosto - 19:54-20:04
30 de Agosto - 20:01-20:05
5 de Setembro 19:45-20:01
6 de Setembro 13:20-13:38
7 de Setembro 12:57-13:29
8 de Setembro 19:40-20:00

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