Boa tarde,
Deste ontem que tenho vindo a acompanhar uma mudança extrema no routing das ligações à costa Este dos Estados Unidos.
Por volta das 19h, notei que a latência em toda e qualquer aplicação tinha duplicado aparentemente sem explicação. Esta situação já aconteceu algumas vezes durante o prime time e por isso não dei muita importância.
Contudo, passadas praticamente 24h o problema subsiste. Utilitzando os endereços de um jogo relativamente popular com servidores tanto na costa Este como Oeste revela o que deverá ser um lapso algures na tabela de roteamento.
http://i.imgur.com/OKGIc3A.png
Verificamos que dentro do roteamento feito pela CPRM, no hop entre miami e washington o ping é desmesuradamente gigantesco para ligações à costa Este.
Em comparação quando o mesmo teste é feito para a costa Oeste, obtém-se:
http://i.imgur.com/CJrNI4F.png
Naturalmente, o ping para a costa Oeste está dentro dos parâmetros normais dada a distância geográfica, contudo é inferior ao roteamento para a costa Este - até ontem uma ligação dentro dos 100~150ms.
Como cliente particular não tenho qualquer acesso a suporte da CPRM na resolução deste problema e como podemos ver no portal da CPRM, a comunicação está muito aquém dos limites possíveis ou mesmo do load típico durante o prime time.
http://i.imgur.com/xMalBoM.png
Peço-vos que tentem a resolução desta situação junto da CPRM tendo em conta que o consumidor comum não tem voz junto deste tipo de provedor de alto nível.
Grato pelo tempo dispensado.
e: Entretanto resolvi comprar uma VPN para ultrapassar este problema e poder demonstrar que não é um problema alheio à CPRM/PT.
Como se pode verificar na seguinte imagem, utilizando uma VPN em Londres o ping retorna ao considerado normal.
http://i.imgur.com/r4v7RQV.png
Ora vinha eu aqui informar exactamente desta situação e já alguem aqui, e muito bem, o fez!. Peço apenas celeridade no processo e quem esteja a trabalhar no suporte do forum possa contactar o grupo responsavel por Core IP para que abram uma reclamação o mais rapido possivel, aos vossos Peering Partners. Obg.
Edit: Usando o looking glass que a CPRM fornece conseguem ver exactamente aquilo que o user acima referiu
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Contact Name
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E-Mail
Technical
Helpdesk (09h00-17h00)
+351 21 501 6091
oper@cprm.net
Technical
INOC 24x7
+351 21 500 2674 / +351 21 500 2696 / +351 21 500 2428
inoc@telecom.pt
Company Information
Company Name
PT Comunicacoes S.A.
Also Known As
CPRM
Company Website
http://www.cprm.net
Primary ASN
8657
Edit: Usando o looking glass que a CPRM fornece conseguem ver exactamente aquilo que o user acima referiu
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Reputação 4
Boa tarde Amachado, entraremos em contacto, no seguimento do exposto, assim que possível.
Reputação 4
Boa tarde rjmatias, de modo a podermos ajudar, envie-nos um contacto telefónico e o seu nº de cliente/NIF via mensagem privada. No título da mensagem, indique a referência 3-74171412165.
Boa tarde Jorge,
Como podes ver pelo looking glass a situacao acima ja se encontra resolvida.
Cumps
Como podes ver pelo looking glass a situacao acima ja se encontra resolvida.
Cumps
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