Routing

  • 7 March 2015
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Boa tarde, 


 


 


Deste ontem que tenho vindo a acompanhar uma mudança extrema no routing das ligações à costa Este dos Estados Unidos.


 


Por volta das 19h, notei que a latência em toda e qualquer aplicação tinha duplicado aparentemente sem explicação. Esta situação já aconteceu algumas vezes durante o prime time e por isso não dei muita importância.


 


Contudo, passadas praticamente 24h o problema subsiste. Utilitzando os endereços de um jogo relativamente popular com servidores tanto na costa Este como Oeste revela o que deverá ser um lapso algures na tabela de roteamento.


 


 


http://i.imgur.com/OKGIc3A.png


 


Verificamos que dentro do roteamento feito pela CPRM, no hop entre miami e washington o ping é desmesuradamente gigantesco para ligações à costa Este.


 


Em comparação quando o mesmo teste é feito para a costa Oeste, obtém-se: 


 


http://i.imgur.com/CJrNI4F.png


 


Naturalmente, o ping para a costa Oeste está dentro dos parâmetros normais dada a distância geográfica, contudo é inferior ao roteamento para a costa Este - até ontem uma ligação dentro dos 100~150ms.


 


Como cliente particular não tenho qualquer acesso a suporte da CPRM na resolução deste problema e como podemos ver no portal da CPRM, a comunicação está muito aquém dos limites possíveis ou mesmo do load típico durante o prime time.


 


http://i.imgur.com/xMalBoM.png


 


Peço-vos que tentem a resolução desta situação junto da CPRM tendo em conta que o consumidor comum não tem voz junto deste tipo de provedor de alto nível.


 


 


Grato pelo tempo dispensado.


 


 


e: Entretanto resolvi comprar uma VPN para ultrapassar este problema e poder demonstrar que não é um problema alheio à CPRM/PT.


 


Como se pode verificar na seguinte imagem, utilizando uma VPN em Londres o ping retorna ao considerado normal.


 


http://i.imgur.com/r4v7RQV.png

6 respostas

Ora vinha eu aqui informar exactamente desta situação e já alguem aqui, e muito bem, o fez!. Peço apenas celeridade no processo e quem esteja a trabalhar no suporte do forum possa contactar o grupo responsavel por Core IP para que abram uma reclamação o mais rapido possivel, aos vossos Peering Partners. Obg.


 


Edit: Usando o looking glass que a CPRM fornece conseguem ver exactamente aquilo que o user acima referiu


 





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Company Information



Company Name
PT Comunicacoes S.A.



Also Known As
CPRM



Company Website
http://www.cprm.net



Primary ASN

8657
Reputação 4
Boa tarde Amachado, entraremos em contacto, no seguimento do exposto, assim que possível.
Reputação 4
Boa tarde rjmatias, de modo a podermos ajudar, envie-nos um contacto telefónico e o seu nº de cliente/NIF via mensagem privada. No título da mensagem, indique a referência 3-74171412165. 
Boa tarde Jorge,

Como podes ver pelo looking glass a situacao acima ja se encontra resolvida.

Cumps
Na realidade não está. 


 


http://i.imgur.com/QBT8QFN.png


 


Enviei os dados requeridos por PM.
Reputação 4
rjmatias, dar-lhe-emos feedback, relativamente a este assunto, assim que possível. 

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