RouterTechnicolor TG784n v3 (Velocidade)

  • 26 April 2013
  • 7 respostas
  • 6416 visualizações

Caros amigos,

Instalaram-me recentemente o Meo Fibra, além de uma disputa com o Meo Go (antes de aderir ao Meo disseram que poderia usar para ver tv num tablet com uma PEN Kanguru agora dizem que tenho que pagar mais 4,99€ pelo Meo Go Multi) tenho tido problemas de velocidade.

No PC ligado pela porta Gigabit normalmente atinjo 92-93Mbps no site qos.sapo.pt. Não é o ideal tendo e conta que contratei 100Mbps e estou a testar nos servidores da Meo mas até aceito os valores, o problema tem a ver com a velocidade wireless e pelas outras portas de rede.

Se ligar a uma porta de 100Mbps só consigo cerca de 40Mbps (inclusive quando estiveram cá a instalar ligaram o pc à porta de 100mbps e so conseguiam isso).
Por Wireless a 5cm do router é o mesmo (com zon e o mesmo pc atingia mais de 80mbps na boa). Mas o pior é na sala a cerca de 15 metros de distância só consigo 1-3Mbps (consigo maior velocidade com o meu hotspot Kanguru a idêntica distância) e nem vou comparar com o meu router adsl da Clix que dava muito mais na sala.

Alguma dica ? Não me parece que este router seja grande espingarda, será que o 799g é melhor ? Só tem também uma porta gigabit (ou tem 4 ?) É que não é aceitavel a 10 metros de distancia a velocidade reduzir tão drasticamente ao ponto de internet 3g ser bem mais rápida.

Até já pensei em comprar um router wireless (baratinho) com portas gigabit e 300mbps de wireless (de certeza que deve melhorar uma vez que com um router ADSL 54g de 5 anos consigo melhor que este) para ver se a coisa melhora, mas isso esta longe de ser o ideal uma vez que sempre é um terceiro aparelho a consumir energia e deixo de poder usar o telemóvel para controlar a tv.

Além disso uma vez que um dos cabos vai para a sala (box + media center partilhados com um switch) não poderia ligar o mesmo à porta gigabit visto que segundo li a box tem que estar ligada directamente ao router da meo (logo no media center continuava a só ter ligação 100mbps).

O estranho é que me parece que transferências dentro da rede dá para atingir os 100mbps (se calhar até mais uma vez que é duplex) o problema está mesmo na net pelas portas 100mbps.

Obrigado por qualquer ajuda

7 respostas

para teres 100mb ou mais tens que ter porta gb no router e no teu pc, porque se tens 100mb's devido aos headers e etc dos ip's e normal teres máximo de 90's, em relação ao wireless tenta ver o tutorial que está aqui no forum talvez ajude (http://www.meoforum.com/meo-fibra/meo-fibra-internet/3947-thomson-tg799vn-solucao-velocidade-wireless-presa-nos-65mbps) , eu no meu tenho perto do router 40/45mb's que é metade do que tenho por cabo.
Crachá +5
Boas

Com o tg784n v3: ligando o cabo a uma porta de 100mb so apanho 70 mb,mas na porta de gb ai sim apanho os 100mb.wireless nao testei.

Com o tg799vn(que tenho actualmente): mesmo cabo, ligado a uma porta de 100mb apanho 91 e as vezes 94 mb, e com wireless ja apanhei 90mb, normalmente ronda os 70 e 80 mb, o upload nunca baixa dos 20 mb sendo wireless ou cabo.

Resumindo o tg784n v3 nao vale mesmo nada, aconselho o tg799vn no firmware 10.2.1.d

Abraço

Relembro que o tg799vn no firmware 10.2.1.d ja permite um maximo de 4098 ligaçoes,igual ao tg784n v3.
Crachá +5
Aqui esta o link daquilo que referi atras: http://img542.imageshack.us/img542/4452/semttulopdk.png

Na altura deste teste tinha torrents a fazer download,estava a jogar online na consola e ainda tinha varias paginas abertas.

Estava com cabo de rede de 5m ligado a uma porta de 100mb do tg799vn

Abraço
Boa noite,

 

tenho exactamente o mesmo problema!

Por wireless apenas atingo 1-2Mbps de download como upload, o que é realmente muito mau!

Conseguiram resolver de alguma forma? O problema está efectivamente no Router?

Obrigado.

Cumps,
Reputação 6
Uma velocidade tão baixa normalmente está relacionado com o driver da placa wireless , normalmente isso acontece com placas intel centrino e os drivers do windows update .


 


Verifica qual é o modelo da tua placa e faz download de drivers mais recentes na pagina do fabricante .


 


Se tiveres dificuldades em encontrar os drivers coloca qui o modelo da placa .
Boa noite,


 


Da placa wireless não é de certeza, porque consigo ligar com 802.11n em todas as redes, e além disse fiz a experiência de ligar um router à porta gigabit do router TG784 v3, e consegue velocidades de teste de download de 20Mbps e upload de 7-8Mbps.


 


O próprio apoio técnico achou muito estranho e fizeram vários testes, alem de que eu testei com diferentes PC's e mesmo com diferentes OS (testei Windows, MAC OS, IOS e Android) para ver se existia alguma influência da placa de wireless de algum sistema, mas dava tudo muito proximo. Ficaram de responder em 24h e possivelmente existirá algum problema com o router.


 


Depois disto, fui pesquisar um pouco sobre isto, e descobri um artigo interessante, o qual testei aplicar no meu router (já que tinha a mesma versão de firmware, pensei que poderia funcionar). Através de algumas alterações no sistema do router (através de telnet e com o suporte de um dos posts daqui - http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Thomson-TG799vn-Solu%C3%A7%C3%A3o-para-velocidade-wireless-presa-nos/td-p/22704), consegui agora colocar a rede wireless a ter resultados de teste nos 50-60Mbps de download e cerca de 20-25Mbps de upload.


Agora só preciso de ver qual a estabilidade destes resultados e se são mantidos ao longo do tempo.


Mesmo assim, penso que existe algum problema sério com o router, já que duvido que amanha não volte a estar nos 5.5Mbps (conforme indicava no painel de configuração do router) que tinha antes de aplicar o que dizia no post que segui. Neste momento, no painel de configuração do router não aparece 5.5Mbps, mas sim 130Mbps.


 


Obrigado.


Cumps,


 


 


 
Reputação 6
Crachá +10
@@@carlosjmr 


 


O tutorial que refere foi testado por mim, num Thomson TG799vn. Obtive uma melhoria significativa na velocidade, durante alguns meses, mas para isso tive de abdicar de lhe ligar tudo o que trabalhasse com a antiga norma 802.11g!.. Se leu o tutorial com atenção, reparou que nos ultimos posts relato que, o router deixou de trabalhar regularmente, avariou (sincronizava tambem a velocidades ridiculas, abaixo dos 10Mbps). Esta avaria, julgo, ter sido provocada por um sobreaquecimento do chip integrado Wi-fi, acredito, por mero mau fabrico e talvez a "velocidade extra" terá tambem contribuido. Em todo o caso, um mau router é sempre um mau router e deve ser substituido.


 


Peça substituição, se observar de novo, o mesmo comportamento. Estes routers, com ou sem o meu tutorial, têm a obrigação de atingir, em norma 802.11n exclusiva, pelo menos, 60 Mbps (bit por segundo), no pior cenário de população e poluição de sinal possivel, a mensos de 5m do router e em linha de visão directa!


 


Nota: Meça a velocidade apenas com o qos.sapo.pt, e preste atenção exclusiva a esses valores, pois são os reais!

Responder