Routers DD-WRT

  • 30 May 2010
  • 24 respostas
  • 2809 visualizações

Boas pessoal tenho um router com firmware dd-wrt e estou a tentar substituir o thomson por este.
Já alguem consegui fazer esta troca. Tive a falar com o suporte tecnico e basicamente eles nao sabem de nada para alem do thomson, no entanto aconselharam-me a fazer backup do ficheiro de defeniçoes para ver as configurações todas. O problema é que parece que os routers com os novos firmwares ja nao despoem da opçao para fazer backup.

PONTO DE SITUACAO:
Já puz username e password nas configurações pppoe e ja fiz clone do mac do thomson tambem, mas o resultado é zero. Não connecta. Gostava de saber se já alguem consegui fazer isto porque podera ser tambem um qualquer problema com a versao que estou a usar do dd-wrt.

24 respostas

Reputação 7
Crachá +23
isso era uma coisa que tb gostava de saber...existia o rumor que fazendo um clone do mac seria o suficiente para poder fazer a ligaçao...

pelo que experimentaste...tb será preciso fazer um clone do nº serie...tinha duvidas se era preciso os 2 nº...assim fico com a certeza...ate prova em contrario... 🙂
Pois o mac já tentei e não dá quanto ao clone do numero de serie penso que não dá e penso que nem sequer é possivel o registo com o numero de serie, pelo que conheço de protocolos de conexoes apenas o mac é enviado visto se tratar supostamente do numero identificativo do dispositivo na rede
Reputação 7
Crachá +23
nisso do mac tens alguma razao...mas para o serviço se eu precisar de procurar um router de um cliente usamos sempre o nº de serie...as vezes o mac...depende da disposiçao...mas por norma sempre o nº de serie...

se consigo detectar o router pelo nº de serie quer dizer que ele é reconhecido pelo serviço...
Pois mas pelo que sei os routers apenas mandam o mac, axo que para enviar numeros de serie so com software especifico e nao me acredito que a MEO tenha solicitado para que os thomsons incluissem isso no seu firmware original.
Crachá +7
Olha para a configuração do Thomson.
Vais ter de marcar 2 VLANs.
Faz uma busca pelo meu nick e pela palavra vlan.
Boas, Sou cliente Fibra e Hoje consegui ver me livre da porcaria do router Thomson..

Sshhh. Fala baixo. Estás obrigado contractualmente a usares o router Thomson.
Cumps.
Boas, Sou cliente Fibra e Hoje consegui ver me livre da porcaria do router Thomson.. Tenho 2 routers "1 Asus 520gu e o Asus RT16" os 2 com o DDWRT aparentemente com as mesmas configurações mas so com 1 é que consegui por a net a trabalhar. Agora o proximo passo e por a iptv a bombar com o DDWRT. Por isso penso que apartida o meo nao faz restrição por mac nem por nrº de serie..

Abraços

Um tutorial era de valor ;)

quanto ao IPTV, duvido muito que consigas, mas nunca se sabe...

EDIT: retiro o que disse... http://blog.lvengine.com/

WP
Crachá +7
Estou há semanas a dizer que para o conseguires basta configurares as VLANs correctamente, tal como vêm no Thomson.
Bem, acho que vou comprar um Linksys E3000 para brincar um pouco ;)

WP
Crachá +7
O E3000 não vale nada comparado com WNDR3700 da Netgear.
Vai por mim que sou barbeiro.
Só tens é de instalar-lhe o OpenWRT porque o software de origem é uma tanga.
Só lhe faltam portas POT para ligar telefones analógicos e ligar-se a um SIP server...
Mas isso ultrapassa-se comprando um Linksys PAP2 só para esse efeito.
Obrigado pela dica, mas na tua opinião o Netgear é melhor em quê?

É que sempre fui Linksys Lover e até agora não me tenho arrependido.

Netgear só tive um print server e não me satisfez lá muito.

EDIT: Já vi aqui: http://www.smallnetbuilder.com/wireless/wireless-reviews/30925-start-your-buying-netgear-wndr3700-reviewed


Obrigado pela tua ajuda.
WP
É verdade. Como diz o NeoPayne, o nº de série dos routeres são sempre "checados" via sw/BD, ou seja: o nº de serie não é mandado pela rede como o MacAdress, mas existe uma BD proprietátira que faz esse serviço, faz sempre a relação nº de serie/MacAdress/nº da linha de Rede (linha de rede só para as Box). Se não for verdadeira esta relação..... tá tudo lixado. Bem, se alguém descobrir maneira de ultrapassar isto, eu tb quero saber 🙂
Se eu entendi tudo o que já foi dito...

...já ficou claro, (pelas palavras do john), que não existe "checagem" nenhuma ao router, ao existir, existe apenas ao ONT.

Estarei errado!?

WP
Um tutorial era de valor ;)

quanto ao IPTV, duvido muito que consigas, mas nunca se sabe...

EDIT: retiro o que disse... Blog | LV Engine Dev Blog

WP

Hmm, e nao ha prai nenhum toturial para ddwrt e meo adsl?!? é q tou mais a vontade com ddwrt e n me apetecia por agora Tomato no router...
olá. sou o gajo do blog.lvengine.com ...

eu já tenho tudo pronto a funcionar no ddwrt, com os scripts adaptados para o ddwrt e um tutorial escrito, mas há um ponto fulcral que não consigo dar a volta: vlan tagging. o estupido faz-me o vlan tagging mas só envia pacotes e nunca os recebe. acontecia a mesma coisa no tomato usando o comando vconfig mas não pode ser usado o comando vconfig! tem de ser usado as nvram vars para o tomato internamente instruir o switch para fazer o vlan tagging.
não consigo por o dd-wrt a fazer isto.

mesmo conseguindo meter o vlan tagging no ddwrt a funcionar o ddwrt e o tomato acho que partilham o mesmo bug de multicast que eu ando a tentar resolver à já uns dias....

já agora, tem alguma razao VALIDA para quererem trocar o router? é que o router thomson é muito poderoso e é *gratis* - só um tarado é que vai substituir um router que está a funcionar e que dá a performance toda....

agora se alguem me conseguir dizer como fazer MESMO o vlan tagging funcionar no ddwrt, eu tenho um dlink dir-825 à espera de ter o dd-wrt a bulir. ou se alguem for mais hardcore podem-me ajudar a meter o openwrt num wrt54gl a funcionar com vlan tagging ? =)

nota: e desculpem-me mas eu não vou ajudar ninguem que não saiba o que estas palavras signifiquem: ssh, ipv4, igmp, vlan, 802.1q, wireshark, vconfig, ifconfig, udhcpc, igmpproxy, openwrt, (ba)sh - isto só significa que vocês não deveriam estar a substituir router nenhum, usem o thomson que funciona bem!
nota2: não acho que esteja obrigado a usar o router thomson (eu continuo a usar o modem da fibra huawei deles por acaso), eu estou é obrigado a não destruir-lhes os serviços e é isso que estou a tentar fazer aqui: se a configuração não for a certa não será publicada ...

nota3: meo adsl não é o que estou aqui a fazer, mas acho que seja parecido (apesar de usar outro canal de adsl em vez de vlans). acho que vi num outro forum alguem com um cisco, e essa pessoa deve ser a que está mais proximo de conseguir isto por adsl...
já agora, tem alguma razao VALIDA para quererem trocar o router? é que o router thomson é muito poderoso e é *gratis* - só um tarado é que vai substituir um router que está a funcionar e que dá a performance toda....

Epah todas as razões e aponto-te ja 3 que me estou a lembrar à cabeça...

1ª e mais importante, alguns jogos online atraves da PS3 (mas nao so), são impossiveis ou muito dificeis de jogar online...
No meu caso falo nomeadamente dos FIFA na PS3, qd se tenta emparelhar um jogo online com alguem é muito dificil de o fazer...

2ª Ter um router com Wifi N e portas gigabit... coisa q neste momento até é possivel ter, desde q tenhas o tarifario de 200 megas, mas a mensalidade upa upa, sempre podes mudar um mes depois mas... continuas com um thomson...

3ª As potencialidades q ficas com um router com uma firmaware ddwrt ou tomato são imensas, so isso é meia razão para ter um router com uma firmware dessas...
Crachá +7
nota: e desculpem-me mas eu não vou ajudar ninguem que não saiba o que estas palavras signifiquem: ssh, ipv4, igmp, vlan, 802.1q, wireshark, vconfig, ifconfig, udhcpc, igmpproxy, openwrt, (ba)sh

Lol, eu por acaso até sei mas mudar de router neste momento não é das coisas que mais me preocupa.
Até porque seria obrigado a comprar um telefone IP ou comprar um ATA linksys ou grandstream ou até mesmo a usar o meu Nokia E51 (com WLAN e SIP agent).
Mas é sempre interessante existirem opções e como outro user dizia, o facto de poder usufruir de um router gigabit e com 802.11N é sempre um valor acrescentado.
Pelo que li há umas semanas atrás, o openwrt está mais à frente no que toca a 802.1q e não dá tantos problemas no multicasting, mas foi só mesmo o que li num qualquer wiki.
Boa sorte e bem vindo ao forum.
Epah todas as razões e aponto-te ja 3 que me estou a lembrar à cabeça...

1ª e mais importante, alguns jogos online atraves da PS3 (mas nao so), são impossiveis ou muito dificeis de jogar online...
No meu caso falo nomeadamente dos FIFA na PS3, qd se tenta emparelhar um jogo online com alguem é muito dificil de o fazer...

2ª Ter um router com Wifi N e portas gigabit... coisa q neste momento até é possivel ter, desde q tenhas o tarifario de 200 megas, mas a mensalidade upa upa, sempre podes mudar um mes depois mas... continuas com um thomson...

3ª As potencialidades q ficas com um router com uma firmaware ddwrt ou tomato são imensas, so isso é meia razão para ter um router com uma firmware dessas...

1- o upnp deveria tratar desses casos, a não ser que o jogo seja mal comportado.. não tenho experiencia em relação ao fifa, mas pode acontecer o caso de trocares o router e ficar igual 🙂 (o que significa que a culpa é na realidade do jogo e não do router...)
2- o wifi N podes usar um router adicional apesar de ter 2 dispositivos ligados... já agora e esta conversa não tem nada a haver com routers, tens dispositivos N que precises de funcionar em N? e dispositivos G também? e vais usa-los com o mesmo radio? é que se tiveres um N e um G, provavel que o router te vá fazer baixar a velocidade para o G e o teu wireless N anda a G.... isto só se resolvia com routers de dois radios como por exemplo o dlink que tenho aqui e com o ddwrt. se me quiserem ajudar a dizer como fazer o vlan tagging no ddwrt neste dlink eu avançada com isto....
3- são mas ultimamente o router vai fazer exactamente aquilo que o thomson faz que é distribuir net para a tua rede...

razões eu não preciso delas, porque eu já dei as minhas até (ver aqui: Configuring VLAN for PPPoE in Tomato (for Meo or Sapo Internet Service) | LV Engine Dev Blog ), no entanto é preciso saber que fazer este tipo de substituição não é algo que se deve tomar levemente. porque haveriamos de trocar algo que funciona por um router que talvez ande mais lento e tenha mais problemas que sejam precisos serem resolvidos? neste momento por exemplo eu ando às voltas com a kernel do linux a testar o problema do multicast... e o wireless desenvolveu um problema deveras estranho: sim de facto agora tenho wireless N mas por cerca de 5 minutos. os meus devices deixam de funcionar magicamente e eu tenho de sair do wifi e entrar outra vez para ter ligação à rede. Conclusão? estou a usar o raio do wrt54gs outra vez para servir de access point lol... já para não falar no telefone voip que poucos routers tem isto!

Lol, eu por acaso até sei mas mudar de router neste momento não é das coisas que mais me preocupa.
Até porque seria obrigado a comprar um telefone IP ou comprar um ATA linksys ou grandstream ou até mesmo a usar o meu Nokia E51 (com WLAN e SIP agent).
Mas é sempre interessante existirem opções e como outro user dizia, o facto de poder usufruir de um router gigabit e com 802.11N é sempre um valor acrescentado.
Pelo que li há umas semanas atrás, o openwrt está mais à frente no que toca a 802.1q e não dá tantos problemas no multicasting, mas foi só mesmo o que li num qualquer wiki.
Boa sorte e bem vindo ao forum.

era fixe uma ajudinha no ddwrt ou no openwrt 🙂 sabes por acaso como configurar no openwrt as vlan's? é que eu já andei a mexer nos ficheiros e o router parece-me ignorar por completo... e eu sei que funciona porque eu meti o tomato a dar em 15 minutos.
e o telefone ip é obviamente o problema da substituição: poucos routers tem isto.. mas eu não subscrevi o telefone da meo porque não quero pessoal a telefonar-me aqui para casa 😛 tenho um linksys pap ligado a um voipcheap para fazer umas chamadas, o resto que se desenrasquem com os telemoveis =)

--
já agora, eu passei do dd-wrt para o tomato porque o dd-wrt está um bloatware do tamanho do oceano pacifico. aquilo só tem opções e opções e opções e uma cada vez pior que a outra. o dd-wrt é uma firmware que tenta incorporar tudo o que lhe aparece pela frente. no entanto o tomato é uma firmware mais simples que implementa os key aspects que interessam, deixando na mesma poder-se fazer as "coisas" mais avançadas. especialmente na parte do QoS (nos tempos de adsl), esta firmware era muito melhor que a dd-wrt porque era muito mais facil de configurar!

---

o meu maior medo é muita gente começar a querer fazer isto, e depois sem querer fazerem algo que possa prejudicar a rede da meo! se isto acontecer podem ter a certeza que eles vem atrás de nós porque já estão a fazer coisas que não devem... por isso é que eu disse que é preciso entenderem minimamente o que se está a fazer (e infelizmente muitos users não possuem o tempo para aprender estas tecnologias todas só para o propósito de substituir um router....)
Boas maltinha só para avisar que eu tenho um router dd-wrt nunca tentei configurar para o serviço meo mas pelo que eu tenho lido e confirmado por mim proprio e que voces nao conseguem usar outro router para além do de origem porque ele não é um simples router, ele para alem de establecer uma ligaçao ppoe para a net (esta conseguem provavelmente configurar) ele usa outra ligaçao com uma vlan dedicada com 4 megabits para as boxes e um protocolo de qos para os mesmo por isso a menos que quebrem a cabeça e inventem uma maneira de transformar o vosso router num iptv gateway esquecam a ideia.
Boas maltinha só para avisar que eu tenho um router dd-wrt nunca tentei configurar para o serviço meo mas pelo que eu tenho lido e confirmado por mim proprio e que voces nao conseguem usar outro router para além do de origem porque ele não é um simples router, ele para alem de establecer uma ligaçao ppoe para a net (esta conseguem provavelmente configurar) ele usa outra ligaçao com uma vlan dedicada com 4 megabits para as boxes e um protocolo de qos para os mesmo por isso a menos que quebrem a cabeça e inventem uma maneira de transformar o vosso router num iptv gateway esquecam a ideia.

Eu consigo e estou 🙂 -> YouTube - Meo IPTV on Netgear 3500L with Tomato firmware
Por acaso sabes configurar vlan tagging no ddwrt da maneira certa?? Assim eu podia testar isto no dlink emprestado que tenho aqui....
Crachá +7
Boas maltinha só para avisar que eu tenho um router dd-wrt nunca tentei configurar para o serviço meo mas pelo que eu tenho lido e confirmado por mim proprio e que voces nao conseguem usar outro router para além do de origem porque ele não é um simples router, ele para alem de establecer uma ligaçao ppoe para a net (esta conseguem provavelmente configurar) ele usa outra ligaçao com uma vlan dedicada com 4 megabits para as boxes e um protocolo de qos para os mesmo por isso a menos que quebrem a cabeça e inventem uma maneira de transformar o vosso router num iptv gateway esquecam a ideia.

Monte de balelas.
Não vou ser eu que vou resolver este assunto porque não tenho "bagagem" suficiente sobre openwrt/dd-wrt/tomato mas garanto-te que o conceito é facílimo de pôr em prática.
Como dizes, e bem, estabelecer a ligação PPPoE para ter Internet é facílimo com qualquer router (atenção, com qualquer router que não esteja "agarrado" a outro operador).
De seguida, trata-se do IPTV que passa numa VLAN à parte. Routers com suporte de VLAN tagging não são aos pontapés, mas os bons routers (aqueles que a maioria das pessoas gostariam de adquirir) costumam suportar. Neste caso, é importante optar por um router Netgear ou D-Link que na maioria dos casos têm modelos suportam firmwares alternativos como os que mencionei e também suportam VLAN tagging.
E depois basta activar mecanismos, ou de QoS ou de Traffic Shapping.
As pessoas quando ouvem falar de traffic shapping ficam logo todas enxofradas porque imaginam os ISPs a baixarem-lhes a velocidade de acesso a certos serviços (p2p anyone?) através do uso de traffic shapping.
Mas na realidade o TS é uma funcionalidade muitíssimo interessante para garantirmos largura de banda em certos serviços, neste caso IPTV.
Quem já usou m0n0wall ou pfSense, sabe que aplicar traffic shapping na rede local é relativamente fácil e que dá um jeitão pra certos serviços. Não estou a ver a implementação de TS no dd-wrt mas suponho que não seja um quebra-cabeças.
Fica a faltar o VoIP. Pra mim, comprar um ATA está completamente fora de hipótese porque não lhe vejo aplicação prática.
O MEO já me dá chamadas gratuitas para destinos fixos nacionais e numa série de países da Europa e EUA e Canadá.
Operadores SIP com chamadas gratuitas para redes moveis, aparecem num dia e desaparecem no outro.
À conta disso, não vou voltar a usar VoipCheap's, VoipBuster's, etc.
A alternativa é comprar um telefone SIP, que ainda é caro e pouco funcional ou então comprar um telemovel com WLAN e com SIP agent.
O hardphone SIP é uma alternativa fraca, pois é caro e os que são WLAN ainda são mais caros e estão sujeitos a muitas avarias.
O telemovel com WLAN e SIP agent é interessante mas pouco prático pois obriga a ter um telemovel desses em casa só para esse efeito. Sim, porque senão quando saio de casa com o telemovel na mão, quem lá ficar (mulher, filhos) ficam sem telefone fixo. Ora um telefone desses também não é propriamente barato.
Em suma, PPPoE + TS (IPTV - VoIP) e está o assunto resolvido.
O desenho é fácil e na prática, quem domina os firmwares alternativos não devia ter grandes dificuldades de pôr isto em prática.

PS: a ideia do telemovel com WLAN+SIP é interessantíssima. Levo o telemovel comigo para o trabalho, ligo-me à rede wireless da empresa e posso fazer e receber chamadas como se estivesse em casa para números da rede fixa a custo 0!!!
Eu consigo e estou 🙂 -> YouTube - Meo IPTV on Netgear 3500L with Tomato firmware
Por acaso sabes configurar vlan tagging no ddwrt da maneira certa?? Assim eu podia testar isto no dlink emprestado que tenho aqui....

Desculpa só responder agora tenho andado ocupado com outro hobby ainda não exprimentei mas pelo que eu li do teu blog tu configuraste um router não um modem router penso que o objectivo é usar só um aparelho não o original mais outro , eu vou tentar configurar o meu router modem esta semana e lá para o final da mesma posto resultados.

Vou usar o openwrt para o efeito o ddwrt NÃO supporta adsl.
Até agora ainda não consegui resultados para o iptv apenas a ligação de ADSl funciona no meu openwrt, o maior problema que enccontro é que o gateway thomson tem um par de ligações vpi/vci enquanto no meu modem apenas consigo establecer uma de cada vez vou tentar descobrir mais detalhes sobre a conexão iptv que é establecida, outro problema é que o qos usado pela meo é defenido por qosip(em vez de por exemplo atribuir o qos a uma porta atribui a um ip) que é adequirido remotamente pelo protocolo TR-069 que não é possivel utilizar neste tipo de firmwares alternativos.Posto mais novidades no fim da semana cumps.
Crachá +7
...é adequirido remotamente pelo protocolo TR-069 que não é possivel utilizar neste tipo de firmwares alternativos.

Então parece-me que não temos grandes hipóteses.
Eu até posso viver com um router thomson.
O que não me agrada é ter de viver com uma rede 10/100 (vs gigabit) e com wireless b/g (vs b/g/N).
Seria sempre possível adicionar mais um equipamento à rede para proporcionar o que me faz falta, mas não faz sentido ter 2 equipamentos quando posso ter apenas 1.
Acho que o MEO precisa de alargar a oferta de equipamentos terminais para os seus clientes.
Um com portas (e não apenas uma!) gigabit e outro com gigabit e wireless N.
E permitir que clientes com os links mais básicos (p. ex. Total 10) possam adquirir os outros equipamentos por uma quantia que não seja exorbitante.
Boas Pobo!
Bem, no meu caso não estou interessado em ver-me livre do router da Meo, pois é mais um a emitir sinal!
Tenho tb um outro router, um asus wl-520gu, que tem dd-wrt e está a servir de repeater, pois o sinal de rede do thomson infelizmente é uma caca!
A minha ideia era ligar ao asus um disco externo USB! No entanto esse disco não está a ser detectado pela página de conf do router da thomson! 😞 ou seja, não estou a conseguir partilhar o disco na rede! Existem tutorials para partilhar no firmware dd-wrt, no entanto já andei pa lá a inventar, mas nada, nunca consegui! Alguém me consegue ajudar?!
Cump. e obrigado

Responder