Router Thomson 784 e 784n – Tutorial Ganho de capacidade de processamento e memória

  • 19 January 2012
  • 15 respostas
  • 1777 visualizações

Reputação 2
Crachá +7
  • Dinamizador Júnior
  • 184 respostas
Onde se notam mais as limitações é na capacidade de processamento destes routers e nas limitações especialmente no número de ligações que são artificialmente reduzidas para um limite de 2048.
Este tipo de limitações são más, especialmente para quem usa muito UDP ou afins como por exemplo P2P.
Para tal, entrem no router por telnet ou ssh e coloquem as seguintes configurações:

:connection timerconfig timer=udpidle value=20
:connection timerconfig timer=udpkill value=15


no fim façam saveall para guardar as configurações.
O que é que isto faz? Como dá para compreender pelo inglês das configurações, atribui um valor máximo de 15 segundos para matar ligações udp que estejam penduradas e 20 segundos para matarem ligações que embora esteja activas estejam marcadas como idle.
Na prática, fazem que o router purgue conexões que estejam a ocupar memória, e que não estejam a ser utilizadas.
FYI: por defeito as ligações estão configuradas num limite máximo de 1 hora.

Dando um exemplo prático:
SEM:
Connection statistics:
-------------------------------------------
Maximum number of connections : 2048
-------------------------------------------
Number of active connections : 93
Number of halfopen connections : 6
Number of expected connections : 0
Number of loose connections : 0
Number of closing connections : 0
Number of idle connections : 73
Number of mcast connections : 0
-------------------------------------------
Number of TCP connections : 70
Number of UDP connections : 23
Number of ICMP connections : 0
Number of non TCP/UDP/ICMP connections : 0
-------------------------------------------
Number of TCP open connections : 5
Number of TCP established connections : 17
Number of TCP closing connections : 48

Stream cache statistics:
-------------------------------------------
Maximum number of hash collisions : -1
% of hash entries with collisions : 0.00
% of hash entries unused : 0.00

CONN/NAT application helper statistics:
-------------------------------------------
Maximum number of helper bindings : 24
Maximum number of bind blacklist entries : 64
Maximum number of connections with helper : 128
-------------------------------------------
Number of helper bindings : 17
Number of bind blacklist entries : 1
Number of connections with active helper : 1


COM:
-------------------------------------------
Maximum number of connections : 2048
-------------------------------------------
Number of active connections : 65
Number of halfopen connections : 0
Number of expected connections : 0
Number of loose connections : 0
Number of closing connections : 0
Number of idle connections : 40
Number of mcast connections : 0
-------------------------------------------
Number of TCP connections : 63
Number of UDP connections : 2
Number of ICMP connections : 0
Number of non TCP/UDP/ICMP connections : 0
-------------------------------------------
Number of TCP open connections : 0
Number of TCP established connections : 23
Number of TCP closing connections : 40

Stream cache statistics:
-------------------------------------------
Maximum number of hash collisions : -1
% of hash entries with collisions : 0.00
% of hash entries unused : 0.00

CONN/NAT application helper statistics:
-------------------------------------------
Maximum number of helper bindings : 24
Maximum number of bind blacklist entries : 64
Maximum number of connections with helper : 128
-------------------------------------------
Number of helper bindings : 17
Number of bind blacklist entries : 1
Number of connections with active helper : 0

Connection reservation statistics:
-------------------------------------------
Number of reserved connections : 20
Number of active reserved connections : 0
Number of non-reserved connections : 2028
Number of active non-reserved connections : 65
-------------------------------------------
Lembrem-se que o caso do P2P as ligações UDP são apenas utilizadas para queries de quem tem o quê. Não são necessárias para a transferência propriamente dita de ficheiros. Isto é feito por TCP. Assim sendo não faz sentido as conexões UDP estarem activas tanto tempo.
Caso a coisa não corra como vocês querem ou notem algum problema com outra aplicação que utilizem podem sempre efectuar reset as configs através do comando:
:connection timerconfig timerclear
saveall

Isto fará que seja efectuado o dito reset as configs de timer.

Existe ainda mais um item que ocupa CPU e memória no router desnecessariamente. O sistema que controla o hostmanager.
Este processo procura nas ligações que se encontram em next-hop da rede interna, por MAC’s de forma a construir um esquema do que está ligado ao router.
O único senão é que isto, ao correr de 30 em 30 segundos vai causar lentidão ao router. A minha sugestão é que removam totalmente este sistema através dos seguintes comandos:

:hostmgr config state=disabled
:hostmgr saveall
:hostmgr clear


O ganho é cerca de 10% de memória e 20% de CPU no total.

Agradecimentos ao Nuno Higgs

15 respostas

Reputação 1
boas! antes de mais obrigado pelo tutorial mas como é que acedo atraves de telnet?
Reputação 2
Crachá +7
boas! antes de mais obrigado pelo tutorial mas como é que acedo atraves de telnet?

Vais à linha de comandos cmd ou command. Telnet 192.168.1.254, colocas o username e password do router como o sumeo ou microuser e executas os comandos.
Bom tut, obrigado pelo teu tempo.

Então presumo que em jogos online que funcionam em protocolos p2p, se consiga ver ganhos com estas operações?

Btw

Tendo eu o 784N (fibra), qual o melhor user (com mais permissões) para efectuar os passos por telnet?

Obrigado
Reputação 2
Crachá +7
Bom tut, obrigado pelo teu tempo.

Então presumo que em jogos online que funcionam em protocolos p2p, se consiga ver ganhos com estas operações?

Btw

Tendo eu o 784N (fibra), qual o melhor user (com mais permissões) para efectuar os passos por telnet?

Obrigado

Utiliza o sumeo, já que o microuser (RootUser) ainda não existe password disponível para o 784n.
Utiliza o sumeo, já que o microuser (RootUser) ainda não existe password disponível para o 784n.

Ok, obrigado, vou testar quando chegar a casa, obrigado
Agora so faltava mesmo era abrir as portas definitivamente ......:oops:
Reputação 2
Crachá +7
Ok, obrigado, vou testar quando chegar a casa, obrigado
Agora so faltava mesmo era abrir as portas definitivamente ......:oops:

Lê os meus posts: http://www.meoforum.com/meo-adsl-internet/2164-abrir-porta-ftp-2.html
Reputação 1
http://i44.tinypic.com/28moby8.png
não consigo fazer... sugestões?
Lê os meus posts: http://www.meoforum.com/meo-adsl-internet/2164-abrir-porta-ftp-2.html

Pois nada dá, via telnet, testei todos os users, e diz-me sempre command not alowed.

Relativamente as portas, apesar de ja as ter aberto via interface e telnet, ao fazer o teste as portas as mesmas continuam com o mesmo resultado
"timeout", ou seja permanecem fechadas.

Continuo sem conseguir jogar jogos pc online, preciso de as portas abertas, e simplesmente não existe uma solução para fazer o port forward.

Continuo a não perceber o porque de ter uma aplicação configurada no router com as respectivas portas, e ele não as abrir, nem por telnet?

Fdx é que ja estou mesmo desesperado
Reputação 2
Crachá +7
http://i44.tinypic.com/28moby8.png
não consigo fazer... sugestões?

Já viste o user que estás a utilizar?
Eu disse sumeo ou microuser.
Já viste o user que estás a utilizar?
Eu disse sumeo ou microuser.

ya mas não da com o sumeo tambem... olha aqui o meu:


[img]http://img857.imageshack.us/img857/2143/telnet.png[/img]


e o microuser não existe password conhecida para este router N
[img]http://img96.imageshack.us/img96/9609/telnet2.png[/img]
Reputação 2
Crachá +7
[img]http://img96.imageshack.us/img96/9609/telnet2.png[/img]

zyoops, apesar de ainda não existir password para o microuser, o tutorial continua a ser válido. Vamos ter que aguardar que surja a password para o microuser.
zyoops, apesar de ainda não existir password para o microuser, o tutorial continua a ser válido. Vamos ter que aguardar que surja a password para o microuser.

Sim claro o tut e bom, eu +e que tenho uma m de router.
Mais uma vez, com tudo no router/telnet configurado, fiz mais uma vez os testes, se fizer um restart ao router as portas ficam abertas, vou jogar uns jogos on-line tudo ok
Depois e so uma questão de minutos a horas, até que o raio do router feche as portas (anteriormente forwrd), faco o teste as portas e pimba, la estão elas fechadas outra vez

Isto ou é mau firmware, ou os tipos da thomson são uns nabos e não sabem fazer os testes necessarios, antes de lancarem um produto para o mercado

Continuo frustrado porra, isto é de mais..........
Sim claro o tut e bom, eu +e que tenho uma m de router.
Mais uma vez, com tudo no router/telnet configurado, fiz mais uma vez os testes, se fizer um restart ao router as portas ficam abertas, vou jogar uns jogos on-line tudo ok
Depois e so uma questão de minutos a horas, até que o raio do router feche as portas (anteriormente forwrd), faco o teste as portas e pimba, la estão elas fechadas outra vez

Isto ou é mau firmware, ou os tipos da thomson são uns nabos e não sabem fazer os testes necessarios, antes de lancarem um produto para o mercado

Continuo frustrado porra, isto é de mais..........

Enfim...

O mesmo acontece comigo!!!! E ainda estou no tempo de experimentação.


Tenho muitos problemas em jogar online seja em jogos ditos normais, ou mesmo os jogos online de browser, por exemplo o Haxball (HaxBall - Play) tenho imensas dificuldades em conectar-me ás varias salas e aí o problema é geral dos clientes MEO.

Alguem pode ajudar com uma solução?

Obg
Enfim...

O mesmo acontece comigo!!!! E ainda estou no tempo de experimentação.


Tenho muitos problemas em jogar online seja em jogos ditos normais, ou mesmo os jogos online de browser, por exemplo o Haxball (HaxBall - Play) tenho imensas dificuldades em conectar-me ás varias salas e aí o problema é geral dos clientes MEO.

Alguem pode ajudar com uma solução?

Obg
http://www.meoforum.com/meo-fibra-internet/2226-tutorial-usar-outro-router-gerir-intertet.html

Responder