Pergunta

Router TG789vac v2

  • 3 August 2020
  • 9 respostas
  • 738 visualizações

Crachá +1
  • Dinamizador Júnior
  • 10 respostas

Boa noite.

Tenho velocidade de net de 500 mbps com o router TG789vac v2 no entanto verificando as portas 1 a 4 através do diagnostico do próprio router e informação das portas ETH as portas estão a 100Mbps.

Não deveriam estar a 1Gbps como a porta WAN?

Clicando em rede doméstica e vendo a Ethernet tem indicação de que as portas são de 1000 Mbps.

Alguém me pode explicar isto?

Obrigado


Tópico fechado, já não permite mais respostas.

9 respostas

Reputação 7
Crachá +21

Olá @madmag 

 

A situação ocorre genericamente  pora placa de rede do seu computador não ser gigabit.

Sugiro que confirme primeiro se a sua placa ethernet no seu computador é gigabit. 
Aceda a Painel de controle → rede e internet → ligações de rede. 

Valide nas propriedades qual é a velocidade que a placa de rede suporta.

 

Crachá +1

Então quando se liga um equipamento que tenha porta ethernet gigabit a porta no router muda automaticamente para gigabit?

Reputação 7
Crachá +21

Então quando se liga um equipamento que tenha porta ethernet gigabit a porta no router muda automaticamente para gigabit?

 

Em outras palavras, você vê a porta em 100Mbps porque o equipamento que está ligado poderá não suportar o gigabit. Nesse cenário a porta fica/muda para 100Mbps. 

No entanto como referi confirme se a sua placa de rede é gigabit ou é até 100Mbps. Nos passos que indiquei acima nas propriedades, verá a velocidade suportada por sua placa de rede (Assinalado abaixo se não indicar 1gbps então será a origem do tema)

 

Boas madmag

Depois de seguir as instruções de André

Partilho o seguinte:

Na casa de minha irmã com PC porta 1000 Mbps e com cabo CAT5E mal cavado indicava 100 e 1000 Mbps depois de bem cravado.

No mês de julho, na casa de um familiar conheci o TG789vac V2

E conseguimos as seguintes velocidades:

Por cabo -  500+/100+ Mbps.

Wi_fi com placa de 54Mbps, na banda de 2.4Ghz - inferior a 50Mbps.

Wi-Fi com placa de 300Mbps, na banda de 2.4 Ghz – inferior a 50 Mbps

Wi-Fi com placa de 433Mbps, na banda de 5GHz – inferior a 250 Mbps

Também testei com adaptador Wi-Fi USB 3.0  AC 750 (300+433) Mbps com velocidades semelhantes.

Há mais de 5 anos comprei um ponto de acesso com porta 100Mbps e ainda funciona bem.

Hoje com €15 podemos comprar um “ Conversor USB 3.0 Macho - Gigabit Lan Fêmea ” .

Parabéns pelos 500 Mbps.

A porta do seu PC é de 100 ou 1000 Mbps?

Obrigado.

 

 

Crachá +1

Já estou esclarecido, obrigado pelas respostas. Pensei que as portas estivessem sempre a 1000Mbps.

Mais uma vez obrigado.  

Reputação 7
Crachá +21

Hoje com €15 podemos comprar um “ Conversor USB 3.0 Macho - Gigabit Lan Fêmea ” .


Boa sugestão. No caso do @madmag caso seja um portátil, então poderá ser uma hipotese. Caso seja um PC torre idem, ou uma placa de rede por exemploTP-Link TG-3468 Gigabit PCI Express (deverá ter uma slot de pci express vaga no seu computador) custa em média 10 euros. O Conversor USB 3.0 será muito mais pratico e fácil de instalar/usar, se tiver mais de um computador nesse cenário, dá-lhe mobilidade de usar onde lhe dá jeito.

Crachá +1

Bom dia.

Primeiro que tudo obrigado pelo apoio dado.

Acabei por comprar a placa indicada (TP-Link TG-3468 Gigabit PCI Express) instalei e actualizei os drivers.

Fiz um download para experimentar e tudo está ok mas no router continua a aparecer que as portas estão a 100 Mbps e no estado da porta ethernet também aparece como 100Mbps de velocidade. Será que há mais alguma configuração a fazer?

Queria pôr aqui um printscreen como o exemplo acima mas ainda não sei como fazer.

Reputação 7
Crachá +21

Olá @madmag 

 

Quando comprou a placa PCI Express a mesma não vinha com cabo ethernet? Se sim sugiro que mude o cabo, deduzo que o cabo que está a usar poderá estar a limitar (descartado a situação, tendo já placa compatível só poderá ser cabo). Ou eventualmente tente mudar a porta ethernet no router.  O ideal é cabo ethernet cat6, cat5 dá também (Gigabit) mas não é tão bom como cat6.

 

Um teste que pode fazer caso aplicável é usar do cabo que liga Router a sua meobox (se for o cabo original fornecido na instalação) esse deverá ser cat5 ou 6


Fazer um restart no router  (desligando e voltando a ligar da corrente) também descarta qualquer problema e força uma re leitura. 
 

Crachá +1

Também já me lembrei do cabo. 

A embalagem não trazia cabo. Vou ver se arranjo um Cat 5e ou 6.

 

Obrigado