Router TG784n V3 VS TG799n

  • 24 February 2013
  • 13 respostas
  • 6526 visualizações

Boas!

Como já coloquei noutro post, instalei à 2 dias o Meo Total100, e foi-me instalado para minha surpresa o TG784n V3.

Sendo que a Meo publicita o TG799n nas instalações a partir do Total100 fiquei curioso no sentido de perceber em termos de alcance Wireless ( que é só o que uso ), qual dos 2 routers tem melhores prestações, visto que eles (Meo) estão dispostos a colocar-me o TG799n.

Alguém tem/teve experiências com os 2 routers e me possa aconcelhar?

Obrigado!

13 respostas

Reputação 6
Crachá +10
Não tenho como te dizer se o tg784 é melhor ou não que o 799vn mas uma coisa te garanto. tinha um asus wl500w (com 3 antenas) no lugar onde está o tg799vn agora e em alcançe deixa o da MEO a um canto. tanto quanto sei qq router q nao tenha antenas visiveis, é logo de desconfiar e deixar na prateleira. portanto se tens um thomson com antenas (como se thomson fosse uma grande coisa, antenas ou n..lol) deixa te ficar com ele que provavelmente não ficas pior, isto em termos de alcançe.
Não tenho como te dizer se o tg784 é melhor ou não que o 799vn mas uma coisa te garanto. tinha um asus wl500w (com 3 antenas) no lugar onde está o tg799vn agora e em alcançe deixa o da MEO a um canto. tanto quanto sei qq router q nao tenha antenas visiveis, é logo de desconfiar e deixar na prateleira. portanto se tens um thomson com antenas (como se thomson fosse uma grande coisa, antenas ou n..lol) deixa te ficar com ele que provavelmente não ficas pior, isto em termos de alcançe.

Confundiste me! Lol

Vejamos. Ambos os Routers têm antenas interiores. Ambos são da Meo, eventualmente ainda não conheces o NOVO" tg784 V3. Este é o que agora instalam em vez do tg799, pelo menos nos total100.

O que queira saber é se vale a pena trocar pelo o tg784V3 pelo tg799 dado que há essa posssibilidade.

Obrigado!
Reputação 6
Crachá +10
Ah sim?.. lol.. desculpa não conhecia, não. pensei nesse modelo como um equipado com antenas externas. No entanto o que disse mantem se caso mudes de router algum dia. E nesse caso, nao sei mesmo se vale a pena, até porque tanto quanto sei os thomson são todos muito parecidos e sendo os 2 de antena interna...

Ca para mim, é assim, se estás numa de só olhar para o alcance, esquece, é Thomson. Agora se fores comparar no geral as caracteristicas de um e as do outro e vires que as do outro são te mais interessantes, então talvez valha a pena.

Mas, sei lá, experimenta. Duvido que haja muita gente que ja tenha tido esses 2.. O TG799vn v2 é que era! já tem wifi ac 5GHz e tudo.. Mas mm assim, tenho algumas reservas, em relaçao ao alcançe visto que é tambem de antena interna...
Eu tenho o TG799n e estou arrependido... Vou trocar para um que tenha antena para puder por a minha antena de 16dbi direcional... o técnico disse-me que este tg799n é o melhor que eles têm e cai que nem um pato! Vi que era antena interna, desconfiei logo mas ainda pensei que tivesse um alcance jeitoso... a 20 metros com 2 paredes e 2 espelhos só apanho pouco mais de 3 megas 😛 quando tinha a antena (no mesmo sitio) apanhava 40~50 megas! Saudades que vão voltar 😃
Reputação 6
Crachá +10
Leiam o post com que encerrei o seguinte tópico:

Wireless no router Thomson TG799vn



@@@nadopt
Os espelhos não interferem significativamente com ondas de rádio. apenas obstáculos volumosos ou ruídosos (ex: paredes, arvores, relevo acentuado, multidões, veículos) fazem maior obstrucção/interferência.
Obrigado pela resposta... já agora, tenho uma antena de 16 dbi, esta aqui: Realtek RT8187L Sky-city 200000G High Power 2000mW 802.11b/g 54Mbps USB 2.0 Wireless Network Adapter - Smart Inc e queria voltar a utilizar. Eu estava a pensar a trocar o modem/router por um que tenha antena externa (removivel) de modo a que possa ligar esta. Mas eu sei que tenho que ter um modem/router dos mais antigos, pois esses é que têm as antenas externas... (acho eu). Que me aconselhas? Abraço
Reputação 6
Crachá +10
Parece me uma boa antena de facto, mas tem antenção porque nem sempre as antenas unidirecionais são a melhor solução. E o facto de teres só uma boa antena no router por si só não te melhora muito o sinal. Tambem deves procurar ter um bom dispositivo wireless com uma boa antena no PC ou outro aparelho onde quiseres ter Internet.

Já o router, desde que seja compativel com o serviço MEO que tens instalado e não prejudique ainda mais a velocidade do wifi/Internet, não vejo porque não. Não esquecer que muitos dos routers mais antigos, fornecidos pelas operadoras, tem apenas tecnologia b/g, ou seja não compativeis com norma N.
Reputação 2
Crachá +9
Bem,
Eu tb estou com as mesmas dúvidas especialmente porque vou mudar da Zon, da qual sou cliente à mais de 10 anos para a MEO.
A instalação está agendada para hoje e o serviço será o M4O, onde irão instalar um router Thomson TG784nv3.
A minha dúvida era se realmente este router utiliza a tecnologia 802.11G ou 802.11N, já que a nível de velocidade e propagação de sinal wireless fará toda a diferença.
Após contacto com o apoio, disseram-me que este router é norma N algo que me deixou bem mais descansado.

Agora quanto à questão do alcance e visto que a minha casa tem 2 andares, obviamente é uma questão muito importante para mim.

Quanto à minha experiência com a Zon, quando tinha um router com antena, aquilo no 1º andar nicles de sinal ou muito pouco. Abrir uma página no portátil demorava bastante e no tlm então era para esquecer.
Tentei trocar de antenas por forma amplificar o sinal mas os resultados não foram de forma alguma expressivos.
Após algumas reclamações lá fiz um upgrade de ligação e juntamente instalaram-me o Zon HUB (é tipo um 2 em 1 to router + ONT da MEO), portanto uma caixinha sem qualquer antena exterior. O sinal de wireless na minha casa disparou 1000% até fiquei :intello::party:
Nunca mais tive problemas de ligação em parte nenhuma da minha casa, só mesmo com dispositivos mais fraquitos, tipo um smartphone antigo que tenho. De resto tudo a trabalhar a 100%.
Se o router Thomson TG784nv3 da MEO tiver a mesma qualidade, tenho a certeza que a propagação de sinal é bastante forte, permitindo boas e estáveis ligações mesmo entre pisos e com paredes pelo meio.

Já agora, não acho que o alcance tenha a haver com a marca do Router mas sim com a sua construção. De qualquer forma a Thompson é uma marca de renome e bastante conceituada.

Cumps
Reputação 6
Crachá +10
Sim esse router opera de facto na norma N e pelo que parece tem a mesma interface Wireless, instalada internamente, que o tg799vn. Pela minha experiencia com este ultimo diria, que em termos de alcance, e apesar das antenas serem do tipo interno (em PCB), estes routers não são maus de todo. Já no campo da estabilidade do sinal e velocidade é onde mais falham. E a razão disso já aqui foi explicada num post anterior, com um link para outro tópico.

No teu caso é muito dificil saber se terás de usar um segundo equipamento, ou não, para abranger o segundo piso, pois dependendo da sua localização no interior e do tipo de construção/idade/arquitectura/dimensão da casa (ponto de parte outros fatores como as interferências no sinal), o alcance dum router wireless pode variar muito, por muito bom que seja. No entanto, aconselho a instalar mesmo só pelo facto de, quase certamente, não poderes usufruir de velocidades aceitáveis nos limites do raio de acção do sinal de rádio, o que te pode também dar transtornos, do tipo, em que o sinal morre à porta de um quarto ou quanto te sentas â secretária, num canto duma sala/escritório.

E por ultimo, sejamos realistas. O alcance dum router só depende do design projectado para o seu fabrico, pela marca. E como em tudo, as marcas só projectam design de acordo com um orçamento estipulado e um preço de venda final. Ora, é obvio que há marcas que são sempre melhores por se dedicarem a fabricar/montar mais linhas de produtos de alta qualidade e menos baratos. A Thomson naturalmente, embora "conceituada", como dizes, não é uma dessas marcas.
http://www.netaly.com/media/djcatalog/DS_Technicolor_TG784n-v3.pdf

EDIT:

http://www.alcadisispsolutions.nl/files/pdf/en/DS_Technicolor_TG799vn.pdf
Reputação 6
Crachá +10
Como podem, facilmente observar, nos manuais pdf acima, a informação que consta sobre o hardware usado na interface wireless, destes 2 aparelhos, é bastante vaga e tem um ligeiro aspecto de "só para inglês ver". Apenas abrindo os 2 e sabendo o que procurar, se consegue confirmar do que, os 2, são feitos...
Reputação 6
Boas eu já tive em casa todos os router recentes da me o TG784, TG784N TG799VN e agora o TG784 V3

E a única diferença que noto entre o TG799vn e o TG784 v3 é a velocidade dos menus o TG784 v3 é extremamente lento nas paginas de configuração do router e também instável por telnet , muito provavelmente tem menos memoria do que o TG799vn

De resto tudo igual nomeu entender .
Crachá
Boa noite tenho o router TG784n V3 em minha casa, à bocado desliguei o botão on off, e voltei a ligá-lo e a partir daí nunca mais tive sinal de nada nem TV, net e nem telefone aparece uma luz vermelha e não sai daí, alguém sabe como se resolve? Obrigado

Responder