Resolvido

Router TG784n v3 e IP público para outra máquina

• 23 Maio 2016
  • 2 respostas
  • 1835 visualizações

• Dinamizador Júnior
  • 26 respostas
Olá,

Instalaram-me hoje o serviço de fibra de MEO para substituir um produto da NOS.

O meu setup anterior era o seguinte:

Internet <Cabo coaxial> MyZonHub (a funcionar apenas como cable modem) <Ethernet> ITXBox <Wifi> Restantes aparelhos.

A ITXBox é uma máquina a correr ArchLinux, que funciona como router (Interface forwarding, de ethernet para Wifi, servidor de DHCP, DNS e OpenVPN, entre outras coisas).

Com a solução da MEO já percebi que não tenho hipotese de fazer um setup semelhante, porque tenho pelo menos de passar ONT <Ethernet> Router TG784n v3 <Wifi> ---

Eu andei a pesquisar neste forum e encontrei vários tutoriais para fazer coisas parecidas com o que eu quero, mas nenhum que me responda diretamente à seguinte questão:

É possível colocar a ITXBox com um IP público?

Mesmo que fique com 2 redes distintas (uma gerida pelo router TG784n v3 e outra pela ITXBox).

No cenário ideal, faria a seguinte ligação:

ONT <Ethernet> ITXBox <Ethernet> RouterTG784n v3 <Wifi (+ Ethernet para a SetTopBox e Telefone)>---

Mas pela conversa que tive com o departamento técnico da MEO isto não parece ser possível.

No cenário mais realista faria o seguinte:

ONT <Ethernet> Router TG784n v3 <Wifi (onde não ligaria nada, eventualmente se fosse possível desativava-se) + SetTopBox + Telefone + Ethernet com IP público> ITXBox <Wifi> Outros aparelhos

Alguma destas configurações é possível? Se sim, como devo configurar o TG784n v3 para me permitir fazer isto?

Obrigado.

Edit: Entretanto encontrei este post. Alguém me pode dizer, por favor, se estas informações ainda estão atuais?

2 respostas

Bem, para já estou a conseguir dar a volta ao problema colocando a ITXBox ligada ao router e em DMZ.

Não é ideal, mas para já desenrasca.

Daí que a minha questão se mantenha, mas pelo menos já consigo voltar a ter a OpenVPN a funcionar.
Solução final:

https://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-Bypass-ao-router-MEO-com-servidor-GNU-Linux/m-p/91087#U91087

Responder