Router Technicolor: velocidade de download muito baixa

  • 20 January 2014
  • 53 respostas
  • 4661 visualizações

Boa tarde,

Subscrevi recentemente o pacote Total 100 mas não estou nada satisfeito. Tinha anteriormente o Total 30 e conseguia ter velocidade de download estável nos 30Mb através de 3 Powerlines (Devolo 200mps).
O router era um Thompson.

Agora instalaram um router Technicolor e só consigo ter 95mb se ligar através de cabo directamente ao router. Nas Powerlines não consigo ter mais que 20Mb (!!) e por wifi não passa dos 30mb.
Isto é normal??
Pelo que li este router tem uma porta Gigabit, acham que se comprar uns Powerline com porta Gigabit vou ter uma velocidade superior?

O que acho estranho é que a velocidade de upload é idêntica quer ligue por cabo ao router, por Powerline ou por wifi: cerca de 22mb.

O técnico disse-me que tinha configurado o router para transmitir no canal 11, pode estar relacionado com isso? Como posso mudar o canal?

Obrigado pela ajuda,
Miguel

53 respostas

Reputação 6
Boas

A velocidade por cabo esta normal , quanto á powerline deveria haver uma quebra mas não tanta , normalmente usando a powerline existe uma perda de 30 a 40 % da velocidade total .

Experimenta fazer o update de firmware dos adaptadores powerline , isto deve resolver .
Não tenho certeza se é este confirma se o modelo esta correto antes de usares o update
Downloads - dLAN

Quanto á ligação por wifi podem ser vários problemas .
1º o driver da placa wireless não está atualizado “diz-me o modelo para eu confirmar qual o melhor driver ”
2º A própria placa pode ter um bug “isto acontece normalmente em placas intel cetrino ou em placas com chip realtek”
3º Podes ter interferências causadas por outros routers perto de ti ou outros dispositivos de radio
4º Na melhor das hipóteses vais ter sempre uma perda de 40% de velocidade ligado por wifi , isto não é um bug mas sim uma limitação da tecnologia wireless.

Se tiveres duvidas diz qualquer coisa



Ps: Para mudar o canal do wireless entra na pagina do router que é 192.168.1.254 com o user: meo e a pass: meo
Depois vai a Rede doméstica/Interfaces e clica em WLAN: MEO-xxxxxx (130Mbps) e em seguida em configurar , que esta no canto superior direito .
E em Selecção de canal usa o canal 1, 5, ou 11 são os recomendados.
Boa tarde,

Antes de mais, obrigado pela resposta.

Já tinha feito o update ao firmware das Powerlines antes de colocar este tópico e mesmo assim não passam dos 20/22mb.

Neste momento não estou com o portátil mas a placa é intel centrino e com chip realtek (Asus N56VB-S4080H).

Sinceramente a questão do Wifi não me preocupa muito pois prefiro ligar o portátil por cabo às Powerlines para ter velocidades de download superiores e mais estáveis. A questão é que neste momento não consigo fazê-lo.
Analisando a situação, penso que o problema pode estar relacionado com uma questão de compatibilidade entre o router e as Powerline Devolo (AV200 mini), pois com o router anterior (Thomson) e o pacote de 30Mb nunca tive este problema, aliás, através das Powerlines conseguia uma velocidade de download de 30Mb certos!

Neste router (Technicolor) a ligação à net é feita através de uma porta gigabit o que penso que não acontecia com o Thomson (os utilizadores mais experientes que confirmem, por favor) e pode estar relacionado com isso. Estou inclinado a comprar umas Powerlines com porta Gigabit para ver se resolve o problema.

O que sei é que neste momento estou a pagar por um pacote de 100mb e tenho velocidades inferiores ao que tinha com 30Mb!
Reputação 6
Boas

A porta gigabit é a porta 4 do router na teoria essa deveria dar mais 8 a 10 Mbps do que as outras portas , é a única diferença entre elas.

Penso que não és o único a ter esse problema , mas ainda ninguém percebeu ao que se deve tal comportamento , por isso não sei se comprares adaptadores gigabit vai resolver o problema .

Podes-me dizer qual o modelo do router e a versão do firmware que tem instalado ?

Já contactaste o serviço de apoio ao cliente da Meo?
Reputação 7
Crachá +23
neste caso nao gastes dinheiro a toa...a responsabilidade é dos teus equipamentos...

por cabo esta com velocidades mais que aceitaveis...e se os PLC's nem sequer tem porta Gb...logo nao tem nada haver com o serviço ou com o router...

acredito sim que exista alguma incompatibilidade dos PLC's com o novo router...a linha de apoio nao te vai ajudar neste caso...
Reputação 6
Crachá +10
Mal por mal, dando-se a possibilidade, é preferível pagar o serviço a um técnico, de passar um cabo de rede, pela parede, para o sitio em questão, removendo a necessidade de usar PLCs, que gastar mais dinheiro com o que quer que seja... Só uma ideia. 😉
Caro xptopt, estou a ter exactamente o mesmo problema que o amigo Miguel, mas em vez dos devolo 200mbps, tenho os de 500mbps. Sempre usei com a NOS e sempre funcionaram bem. Tive o pacote da NOS de 100mbps, por cabo tinha os 100 ou quase, e mesmo por wifi eles dava-me 80 a 70mpbs no meu escritório e no quarto (A instalação ficava na sala (18m de distancia apx)).
Instalei a MEO Fibra 200mbps na semana passada e eles passaram a dar no máx. 30mbps tanto por cabo ou por wifi (wifi um pouco pior 20mbps).
O software está atualizado, a minha placa rede é de um iMac de final de 2014 então acredito que não seja esse o problema, o meu laptop é um Macbook de 2015, e como sempre funcionou acredito que o problema seja do serviço MEO.
Como não encontro solução pra esse problema por aqui e passar um cabo de rede pela casa não é opção, pensei que talvez se comprar um router dos que sugeriste noutros posts resolvesse o problema, mas antes gostaria se possível e fico-te muito grato, se pudesses ajudar-me neste sentido, visto que és das pessoas que mais contribui aqui no fórum.
xptopt escreveu:
Boas A porta gigabit é a porta 4 do router na teoria essa deveria dar mais 8 a 10 Mbps do que as outras portas , é a única diferença entre elas. Penso que não és o único a ter esse problema , mas ainda ninguém percebeu ao que se deve tal comportamento , por isso não sei se comprares adaptadores gigabit vai resolver o problema . Podes-me dizer qual o modelo do router e a versão do firmware que tem instalado ? Já contactaste o serviço de apoio ao cliente da Meo?


E aqui tens o modelo do router e a versão do firmware caso me possas ajudar. O técnico ja esteve aqui e disse que consoante as powerlines não pode fazer nada e o restante serviço aparenta estar normal. Mesmo o wifi do router é horrível, nao passo dos 60mbps, a 1,5m do router e sem nada a obstruir. Aguardo uma resposta, e obrigado.

Rocha
Reputação 6
Boas ?


 


Em primeiro lugar já fizeste o teste ligado directamente ao router sem powerline? Apenas para despiste.


 


Em segundo, embora a velocidade por powerline devesse ser bastante mais alta, nunca poderia passar dos 100Mbsp, a velocidade descrita pelos fabricantes é enganadora, no teu caso 500MBps significa que podes ter 5 adaptadores powerline, cada um deles a 100MBps.
Na verdade esses adaptadores não são gigabit, são apenas 10/100.


 


E por ultimo o firmware do teu router é uma “raridade” não tinha conhecimento do 10.2.1.O, vou investigar e ver se consigo que me instalem para testar.


 


Resumindo, se ligado directamente por cado ao router a velocidade não for +/- 200Mbps o problema está no router ou no serviço.
Se ligado ao router der +/- 200MBPS e por powerline a velocidade for inferior a +/- 100Mbps o problema pode estar em alguma incompatibilidade entre os adaptadores e o serviço.
Obrigado por tão pronta resposta ?


 


Respondendo por ordem:


 


1 - Sim, já tinha feito o teste ligado directamente ao router e deu por volta dos 160 aos 200 Mbps (Usando a porta Gigabit).


2 - Sim, eu sei que a velocidade está limitada devido a transmição ser feita a 10/100 (Mbps). Mas como disse antes, há uma semana quando tinha NOS usava os mesmos powerlines e obtia valores a rondar os 70/80 Mbps por wifi e por cabo 90/95 Mbps. Agora, com a MEO as velocidades chegam a 20/30 Mbps tanto por cabo como wifi (mesmo usando a conexão 5Ghz).


 


E consoante ao software, foi o que veio instalado não sei se também tem algo a ver. Acredito que seja um problema de compatibilidade porque esses valores não são normais e a única coisa que mudou foi o 'ISP'. Por isso quis saber como contornar está situação e se substituir por router diferente pode vir a melhorar. Envio em anexo o meu kit powerlink, caso ajude em alguma coisa.


 


 
Reputação 6
?


Eu também estive a investigar um pouco mais o firmware 10.2.1.O é igual ao 10.2.1.L apenas foi feita alteração no WIFI para aplicar uma norma Europeia do inicio do ano, mas por cabo não existe nenhuma alteração.


 


Poderia também existir um problema no serviço mas como ligado directamente ao router a velocidade parece normal também não é disso.
Só nos resta alguma incompatibilidade entre os routers technicolor e o adaptador powerline, vou tentar investigar se é esse o caso. (Mas é do conhecimento geral que isso pode acontecer )


 


Existe algum tipo de reset nos adaptadores Powerline?
? obrigado por estares ajudar-me.


 


Sim, pode até ser do conhecimento geral mas eu não sabia, visto que funcionava perfeitamente no outro ISP,Pra mim foi e está a ser uma surpresa bastante desagradável.


Sim, existe um reset, mas que também já o fiz e continuo sem obter resultados diferentes. Já tentei atualizar o firmware e está up-to-date.


 


 


 
Reputação 6
?


 


Eu vou investigar e já se vê qual é a causa e se existe solução.
Thanks ?, fico à espera.
Reputação 6
?


 


Podes ter algum dispositivo a injectar ruido nos adaptadores, algun dos adaptadores está ligado a uma tomada com protecção contra picos de corrente?


 


Para efeitos de teste liga os dois adaptadores numa régua de sem protecções ou filtros junto ao router “tenta não ligar o router á mesma tomada onde vais ligar os adaptadores ” e testa.
?


 


Não, as tomadas em que os adaptadores estão ligados não têm protecção.


Fiz o teste como sugeriste (na régua sem protecções ao pé do router '1m' e ligada noutra tomada) e não mudou nada, a velocidade ficou nos 38Mbps (Down) e 20Mbps (Up). Fiz em seguida o teste de velocidade ao router e deu 75Mbps (Down) e 20Mbps (Up). E o mais agravante é que o router transmite a 2,4 Ghz e o Powerlink a 5Ghz.
Reputação 6
?


 


Quantos adaptadores é que tens ?
Estás a levar o sinal para o adaptador por WIFI ou estou enganado.
?


 


Tenho dois adaptadores, um fica no quarto e outro fica no escritório. Os dois transmitem por wifi e cabo.


 


Não, eu levo o sinal por cabo. Isto é, a transmissão é feita pela rede eléctrica e no powerlink que tenho no escritório conecto o meu computador de mesa por cabo e o que tenho no quarto conecto-me por wireless.

Quando fui fazer o teste, desliguei os dois e liguei apenas um a régua e efectuei o teste, para que não existissem interferências.
Reputação 6
?


Mas o sinal vai do router para o primeiro adaptador como, por cabo ou WIFI?
?


 


Ah, ok. Percebi.
A ligação para o primeiro adaptador é por cabo, que depois se transmite pela restante rede eléctrica à procura do outro adaptador.


 
Reputação 6
?


 


Ok, experimenta ligar um dos adaptadores de pernas para o ar.


Não acredito que faça diferença mas vi isso mencionado num fórum.


http://superuser.com/a/942941
Thanks ? mas não adiantou nada, continua nos 40Mbps.


 


Are we out of options?


 


 


Se sim, o que achas daquilo de usar um novo router, achas que seria capaz de resolver o problema?
Não só com os powerlinks mas também com o wifi (aumentar o sinal do wifi, assim como as velocidades)?
Se sim, já vi que sugeres os da Asus mas qual deles? O RT-AC56U é bom? Pensei nesse porque não pretendo gastar muito se tiver de comprar um router e os outros são bem mais caros, mesmo porquê a princípio nem estava nos planos comprar um.
Ou o RT-N18U que é ainda mais em conta, mas nao tem a norma AC! O que achas?

Já agora ?, muito obrigado pelo tempo despendido em ajudares a mim e a tantos outros.
Reputação 6
?


Parece que sim, mas o ultimo teste que fizeste ligado directamente ligado ao router só deu 75Mbps certo? Se sim continua a fazer testes ligado directamente é que com essa velocidade já pode ser o tal problema no serviço que referi.


 


Quanto a trocar de router não posso garantir melhoria através dos adaptadores mas em relação ao wireless claro que sim.
Em relação ao RT-AC56U é bom mas se não necessitares da norma AC tens o RT-N18U que tem características semelhantes só não é dual core, mas é mais do que suficiente e é bem mais barato.
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Asus_routers
?


 


Não, o teste que deu 75Mbps foi por wifi.


 


Sim, também acho que não há como saber se o problema dos adaptadores se irá resolver. Mas é o que me resta tentar, para resolver esta situação! Obrigado pela lista de routers, mas mesmo assim ainda estou em dúvida. Vi esses 4, tu como mais entendedor poderias dizer-me qual o que achas que deva experimentar (tendo em conta ja o processo de instalação e customização)? 
Reputação 6
?


Tem de ser obrigatoriamente o RT-N18U os restantes não têm portas Gigabit .

Responder