Router Technicolor: velocidade de download muito baixa

  • 20 January 2014
  • 53 respostas
  • 4661 visualizações


Mostrar a primeira mensagem

53 respostas

Ok. E depois é seguir o tutorial que postaste, nao é?! Vou tratar de encomendar e testar, caso nem isso resolva vou ter de arranjar outro ISP.

Já agora ?, tu também tens traffic shaping na tua zona? Os meus downloads torrent são incrivelmente baixos (à cabo não consigo mais do que 2/3 MBps de noite, de dia é pior fica-se pelos 600/700Kbps), por wifi basicamente à mesma coisa. Enquanto que o mesmo torrent na NOS, há uma semana com mais peers que seeds fazia 6/7MBps por wifi, e a MEO nem admite que faz.



Não há como contornar isso? Nunca usei VPN's, e parece que só isso resolve. A MEO deveria supostamente ser melhor mas em termos de serviço está muito aquém das expectativas e da verdade.
Reputação 6
?


 


Depois basta instalares o firmware mais recente da asus que está no site deles e já tem o perfile para a Meo incluído, é só seleccionar Meo e está tudo configurado.


 


Eu também tenho TS só fica normal depois das 2H , mas não te esqueças que não estás a usar a velocidade toda 2/3 MBps é consistente com os 40 Mbps que estás a ter ligado aos adaptadores.


 


A VPN resolve o problema mas eu prefiro ligar um disco ao Asus e deixa-lo a fazer downloads durante a noite.
Está bem, ?. Amanhã mesmo, vou apanhar o ASUS.


 


Não, esses 3/4MBps são de estar ligado directamente ao router pela porta gigabit. Pelos adaptadores não passo dos 500KBps.
Depois tens de explicar-me como faço isso dos downloads directamente no router, não percebo nada disso.
Mas por agora deixo-te em paz! Assim que tiver instalado e a funcionar venho reportar-te a situação.


Abraço e mais uma vez obrigado.

Rocha
Boas ?


 


Como disse ontem, já tenho o router RT-N18U. E agora quero instala-lo mas estou cheio de dúvidas de como o fazer.
Já encontrei vários posts (tutoriais) de como fazer a instalação e configurar, por isso mesmo não sei qual deles seguir.
Sendo assim, quero saber se me podes indicar qual dos tutoriais seguir?!
Eu quero passar a usar o RT para tudo (wifi, cabo) e o router da MEO só para a box (quero desativar o wifi tambem), porque ja vi que algumas pessoas têm problemas com isso.
E como faço para instalar o firmware que tinhas falado ontem? Se existir um tutorial que tenha isso tudo, agradeço.


Obrigado e peço desculpa pelo incômodo.


 
Reputação 6
Boas ?
É simples


 


1º Faz download do firmmware mais recente do site da asus .


https://www.asus.com/pt/Networking/RTN18U/HelpDesk_Download/


 


2º Acede ao router da ASUS via 192.168.1.1/índex.asp e vai a Administration - Restore/Save/Upload Setting e clica em restore para fazer o reset.


 


3º Vai a Administration - Firmware Upgrade selecciona o firmware que fizeste download e faz upload.


 


4º depois do update ter terminado repete o passo 2 para voltar a fazer reset.


 


Por ultimo segue este tutorial. (Apenas a parte da configuração)


http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Firmware-oficial-Asus-Beta-pr%C3%A9-configurado-para-os-servi%C3%A7os-Meo/m-p/70783#U70783
Obrigado ?! Indo tratar disso.
Depois venho deixar o feedback.


 


 


 


 


 


Rocha
Reputação 6
?


 


Vê se isto se aplica a ti
ASUS RT-N18U Firmware version 3.0.0.4.378.9216
- Release Note -
[Important]
If your firmware is older than 3.0.0.4.378.9216, please upgrade to 3.0.0.4.378.8041 first. Only 3.0.0.4.378.8041 can upgrade to the firmwares after 3.0.0.4.378.9216.
? uma pergunta, tem uma nota na página da Asus que diz:


 


 


ASUS RT-N18U Firmware version 3.0.0.4.378.9216
- Release Note -
[Important]
If your firmware is older than 3.0.0.4.378.9216, please upgrade to 3.0.0.4.378.8041 first. Only 3.0.0.4.378.8041 can upgrade to the firmwares after 3.0.0.4.378.9216.


 


 


Isso significa que devo instalar primeiro a versão abaixo (3.0.0.4.378.8041) ou posso passar directamente para a última versão (3.0.0.4.378.9216) que não vai haver problemas?!


 
Parece que sim ?... tu mandaste o email e eu a escrever também! Assim devo instalar a versão antiga, depois instalo a versão nova e so aí faço reset novamente, certo?
Reputação 6
?


Sim instala a versão que eles pedem primeiro, e depois deves sempre fazer reset antes e depois de instalar o firmware.
Caro ?, agradeço desde já o acompanhamento nos últimos dois dias.


 


Após uma noite de muito uso e testes, estou capacitado a deixar o meu feedback que talvez ajude quem esteja na mesma situação:


 


Após a compra e instalação do router (ASUS RT-N18U), seguindo as especificações e informações do tutorial o resultado foi práticamente o esperado/desejado. O router da MEO, ficou apenas responsável pela box e o telefone.


 


Cabo:


- Todos os dispositivos ligados por cabo (tirando a box da MEO) foram conectados ao RT.


- Ligado directamente ao RT, a velocidade manteve-se em 200Mbps.


- Liguei o RT por cabo ao transmissor dos adaptadores 'devolo', e passei aos testes:


No que suporta os dois tipos de transmissão (2,4/5Ghz) ligado por cabo, passei dos 30Mbps => 90Mbps.


No que suporta apenas a de (2,4Ghz) ligado por cabo, passei dos 30Mbps => 90Mbps.


- Na PS4 ligada por cabo directamente ao RT, as velocidades oscilavam entre 150/180Mbps.


 


Wi-Fi:


- Desativei o wifi do router da MEO (TG784n v3) e passei a usar somente o do RT. O alcance do sinal aumentou consideravelmente e as velocidades passaram de 40Mbps => 150Mbps.


- Passei ao teste dos adaptadores 'devolo':


No que suporta os dois tipos de transmissão (2,4/5Ghz), passei dos 30Mbps => 90Mbps (em ambas transmissões).
No que suporta apenas a de 2,4Ghz, passei dos 30Mbps => 50Mbps.


 


Conclusão:


- O problema das velocidades baixas nos adaptadores localizados no quarto e escritório, ficou praticamente resolvido. Só não consigo perceber o porquê do adaptador (2,4Ghz) por wifi estar limitado aos 50Mbps, se antes na NOS conseguia 80Mbps. E surpreendentemente a velocidade por wifi e por cabo no adaptador (2,4/5Ghz) manteve-se igual.


- O problema do wifi no router principal foi resolvido.


- A solução está no uso de outro router, descartando o router da MEO.


 


Nota:


- A velocidade de Upload manteve-se praticamente constante em todos os testes (20Mbps), assim como o Ping (2-6ms).


- Os testes foram realizados nos sites: speedtest.net e speedmeter.fccn.pt, este último variando negativamente na ordem dos 5-10Mbps no Download e 2Mbps no Upload.


 


 


Espero que ajude. :)


 


Rocha 
Reputação 6
?


Ainda bem que resolveste o problema, se tiveres mais alguma duvida diz, tenho todo o gosto em ajudar.
Boas ? está tudo a funcionar como devia, tirando o TS da MEO que me está a deixar maluco. Estou preso nos 100kB/s, mesmo a enviarem a 7MB/s! E já tentei outros torrents com mais seeds e nada!

Como não vi um tópico que respondesse a todas as minhas perguntas, resolvi usar o tópico da nossa última comunicação e vir perguntar-te directamente:


- Sabes se a configuração do router usada para a MEO, funciona para a Vodafone ou precisa-se fazer alguma outra coisa?


- Falaste-me que dá para fazer os downloads directamente no router ASUS, tens algum tutorial para isso?


- E por último, existe uma forma de contornar esse problema de TS porque desse jeito não vai dar!?


 


 


Envio-te em anexo o porquê do meu descontentamento.


Thanks.


 


 


Rocha
Reputação 6
Boas ?


Não estás sozinho em relação a esse assunto, mas muito sinceramente eu prefiro a estabilidade do serviço, e fazer downloads só depois da duas da manha.


 


Como Instalar o download master.
https://www.youtube.com/watch?v=Em6Hddyytlw
Reputação 6
Crachá +10
Olá ?,


 


Após ler o exposto no tópico, queria apenas aconselhar e acrescentar as seguintes notas:


 


1- A tecnologia de Wireless através da frequencia 2,4GHz, muito variavelmente funciona com velocidades acima dos 54Mbps, especialmente se conectar dispositivos da norma 802.11g, misturados com outros superiores, entre outros facores dos quais está dependente a performance. A promessa dada pelos fabricantes de velocidades por transmissoes "xpto" de até 300, ou mesmo 500MBps, através de Wireless 2.4GHz, é uma ilusão de marketing que mesmo a comprovar-se, poderá ser tudo menos económica.  Se pretende velocidade realmente equvalente ao cabo ethernet e estável, vale a pena investir na nova frequencia 5Ghz e apenas nela, sem qualquer combinação ou mistura.


 


2- Evite o uso de adaptadores powerline. Já aqui houve, desde o inicio, bastantes relatos de clientes com problemas de redução de velocidades por cabo ethernet, enquanto o reencaminhavam pela rede electrica de casa. Essa pode muito bem ser a causa das reduções e inconssitencias que está a verificar, em conjunto com possiveis más instalações electricas, ou de comunicações e/ou cabos deteriorados.


 


Atentamente,
Olá ? obrigado pelo teu input sobre o assunto.


 


Sim, eu sei que as transmissões na frequência 2,4 GHz são limitadas por velocidades mais baixas e o uso dos adaptadores powerline é sujeito a um conjunto de factores que pode vir a influenciar o desempenho do dispositivo. A questão é que usava os adaptadores com outro ISP, nos mesmos computadores, com a mesma instalação e tinha velocidades superiores por wifi. Então não pode ser pelo facto da rede eléctrica, ou outras influências externas. É mesmo uma limitação da MEO, pelo menos no meu caso foi. Tanto que comprei um novo router e 98% dos problemas desapareceu.


 


Sim, as transmissões de 5GHz são mais rápidas indiscutivelmente, mas o estranho é que no meu adaptador que é compatível com as duas frequências, as velocidades dão o mesmo que na de 2,4GHz e o mesmo acontece por cabo. E, sei também que os 500Mbps são apenas fictícios e que a ligação está limitada a 100Mbps, por causa das portas serem 10/100.


 


E pra mim o uso de powerlines é o unico que dá jeito. E também o que possibilita a existência de internet em todas as divisões sem passar cabos e afins.


Por último, o uso de transmissões com a frequência de 5GHz é o caminho a seguir. Mas é como tudo, todas as atualizações levam tempo. Mas se tiver que atualizar os dispositivos já sei que tipo procurar.

Obrigado mais uma vez, ?.


 


 


Rocha
boa noite hoje instalaram em minha casa um serviço com o seguinte router Thomson TG784 este por si velocidades de net 24net nem da para fazer nada pois a net ta sempre a ir a baixo e muito lenta alguma ajuda ?
Reputação 1
chama os técnicos, isso não é normal.
obrigado
Boa tarde [user=2448]@xptopt[/user]

 

Acompanhei a vossa troca de posts relativamente à questão da velocidade dos powerline vs router Technicolor da MEO.

A mim está a acontecer-me exatamente o mesmo. Tenho contratada a interneta a 200Mbps e com os Powerline TP-Link apenas consigo 28Mbps.

 

Com a experiência bem sucedida do robertorocha03 o tutorial:

robertorocha03 isto aconteceu-te?  

 

 

Nota: Este fórum é apenas mantido pela comunidade de clientes MEO, mas tem alguma participação formal da MEO?

Ou seja, a MEO toma conhecimento destes problemas recorrentes dos sues clientes, no sentido de os solucionar?

Pois neste caso, se vários clientes se queixam destes problemas de incompatibilidade dos routers MEO com o Powerline, o mais lógico seria deixarem de utilizar estes routers e passarem a fornecer outros, correto? 

 Por outro lado, ganharei alguma coisa em formalizar uma reclamação à MEO sobre este assunto?

 

Obrigado pela vossa ajuda. 

 
Caro ? peço desculpa pela demora na resposta, estive ausente de Portugal e estava sem internet.


 


Vamos a isso, vou responder ao que souber caso ainda precises de algum ou qualquer esclarecimento:


 


- O procedimento seguido foi exatamente como está no tutorial, é só o seguires que estarás bem encaminhado.


 


- A instalação do firmware é realizada ligando o cabo ethernet ao PC e ao router, respectivamente. Não é necessária a ligação ao ONT, fazes o download do firmware no PC e instalas directamente.


 


- A configuração já é feita pelo novo firmware, já não precisas configurar nada a não ser password e nome de redes, ou outras coisas que não sejam muito técnicas. Após a instalação é so ligares tudo como diz o tutorial e está feito. Depois é podes andar por lá a explorar.


 


- Consoante a MEO após a detecção do novo router criar alguns problemas, comigo não aconteceu. Eu tive um problema com a box em que tive que fazer o reset no router deles, mas isso não alterou nada na minha configuração anterior, e também não disseram que foi por ter um novo router, ou implicaram por o ter.


 


- Acho que o forúm é mantido por ambos, temos os representantes da MEO (que acredito que se tiveres algum problema podes tentar falar com eles) e também os users mais 'expert' a dar o seu contributo, e na maior parte das vezes sabem mais que os próprios funcionários da companhia. Isso dos routers é uma parvoíce, que nem imaginas como irritou-me e surpreendeu-me, eles compram essas porcarias porque são mais baratas e de qualquer das formas para eles, desde que cumpram a velocidade contratada por cabo está ótimo.

- E por último, formalizares uma reclamação provavelmente não adiantará muito. A MEO presta um apoio ao cliente, e tem um cuidado com o cliente péssimo, talvez por ser tão grande e possuir muitos clientes. Pra mim ela (MEO) não quer saber de nós clientes, desde que o serviço esteja a funcionar minimamente dentro dos padrões. A gente faz o contrato, está fidelizado e tem de aguentar o mal serviço deles. Enfim, é isso.


 


 


Nota: Caso uses torrents, espera até veres o 'Traffic Shaping'. Se não aplicarem na tua zona és um sortudo, porque o TS deles é agressivo.


 


 


Qualquer dúvida que exista, disponha.


 


 


Rocha


 
Boas robertorocha03,


 


Obrigado pelo esclarecimento.


Antes de investir noutro router para resolver o meu problema, pensei noutra alternativa, é que tenho o router da MEO na cave (no escritório) mas onde mais necessito da internet é na sala (no piso acima), por isso utilizo o powerline. Estou a ponderar contactar a MEO para passarem o router para a sala e fico com o powerline na cave, onde a net é menos utilizada. Sei que isto envolve alguns custos, mas pode compensar...


 


Um abraço e mais uma vez obrigado.


 


Eduardo Ribeiro 
boas!

comprei um asus rt-n18u mas não consigo ter net no mesmo na opção dele como router de net e o da meo só para o resto dos serviços...

 

tenho os dados de username que me forneceram na instalação

 

obrigado

 
Reputação 6
Boas ?


 


Qual é o firmware que esta instalado no router da meo?
Nome do produto:
 
TG784n v3



http://192.168.1.254/images/spacer.gif



 
Versão do software:
 

10.2.1.O

Responder