Router Meo com dois ip's públicos

  • 27 August 2013
  • 8 respostas
  • 1647 visualizações

Crachá
Boa tarde.

Sou utilizador de um software que tem como definições de utilização a limitação de que não se deve usar em mais do que um PC ao mesmo tempo.

Como tal este software faz uma série de validações e sincroniza-as com um servidor. No passado sábado recebi um email com um relatório da empresa do software em causa, a dizer que eu tinha efetuado uma ligação com mais do que um computador.

Qual é o meu espanto, quando vejo no relatório que fiz um acesso exatamente à mesma hora com dois ip's diferentes.

Depois de escavar um bom bocado lembrei-me de ir ao router e descobri que na configuração de internet tenho dois ip's públicos, ambos com a mesma subnet, mas um com o valor 100, e o outro com 34 (hoje já mudaram para outro valor mas mesmo assim, continuo a ter 2 ip's).

O suporte a cliente meo não me sabe dizer porque é que isto acontece, e direcionou-me para uma linha de apoio informático.
Algo estranho porque não houve da minha parte qualquer alteração ao Router, e eu uso este software há muitos anos e nunca tive este problema!

Por outro lado, mesmo que desligue todos os dispositivos lan e Wireless à excepção dum, fica tudo igual.

Recentemente também me ligaram o PT Wifi no router (sem me pedirem autorização, diga-se de passagem) mas já estive testar e o ip é completamente diferente, e inclusive está noutra subnet.

Alguém me sabe dizer porque é que isto acontece?

8 respostas

Reputação 7
Crachá +23
e será esse que estará a ser detectado????
Sim é criado um ip privado, do tipo 10.202.xxx.xxx
Reputação 7
Crachá +23
em parte concordo cnt...mas a verdade é que é criado um 2º IP que nunca consegui descobrir o porque...

mas tem toda a logica que seja criado um outro IP para a Vlan do IPTV...
Isso nem se coloca em causa, a vlan de iptv não é mais que uma "lan" alargada 🙂
Reputação 7
Crachá +23
é possivel que tenhas 2 IP's publicos...uma para a net outro para a TV...pois sao usadas Vlans distintas para os 2 serviços...
Crachá +2
Mcatalão,

Não terás mais do que uma ligação PPPoE configurada? Qual é o teu router?

O que diz o event log quando fazes um restart do router?
Crachá
Mr_zenner,

A sua resposta é bem intencionada, mas eu sei muito bem a diferença entre um ip público e um ip privado e não era disso que se tratava (o título do post também é explicito)... Ademais conheço os ips das maquinas que tenho em casa, e nenhum dos ip's do relatorio que me enviaram é privado, ou das maquinas onde tenho instalado esse software.

Neste caso, ambos os ip's tinham a mesma gama, mas um era 100 e o outro 34. A gama não era a gama privada(192.168.1) e sim a gama do ip externo.

Este segundo ip é visivel no router através da configuração da Wan, na opção detalhes. Lá aparece o ip externo 81.xxx.xxx.100/35. Esta barra seguida de dois digitos num ipv4 deixou-me curioso (nunca vi barras em ipv4, e o router nao tem ipv6 configurado. A meo nao me dá mais suporte porque diz que eu não tenho qq falha no serviço, no entanto, eu tenho um mail da empresa com dois ips diferentes.
Ora bem, 1º tens ips publicos e ips privados. Terás um privado que será algo do tipo 192.168.1.XXX, aqui tanto faz que seja desde o 1 ao 253. Depois tens o Ip público que pode ser algo identico a 2.80.XXX.XXX, ou qualquer outra coisa, e este muda a cada 3 ou 4 dias não tenho a certeza.
O PT Wifi não faz qualquer influencia nessa ligação.

Responder