Resolvido

Router MEO bloqueia aplicações?

  • 5 Junho 2019
  • 7 respostas
  • 198 visualizações

Crachá
Bom dia.
Trabalho com uma aplicação disponível em https://app.goabstract.com. Tudo funciona bem quando estou ligado a qualquer rede expecto à rede wifi de casa através do router MEO.

O endereço funciona intermitentemente. Umas vezes está OK, outras o browser dá o erro "This site can’t be reached". Quando tento usar a aplicação (para macOS), ela não consegue fazer sync do trabalho, independentemente do site estar ou não a funcionar.

Fazendo ping ao endereço parece estar tudo OK.

A única forma de conseguir sincronizar o meu trabalho com o servidor quando estou em casa é ligar-me à rede pública MEO-WIFI. Já falei com o suporte do Abstract, mas do lado deles está tudo a funcionar. Só não funciona quando estou em casa ligado à minha rede wifi.

Não fiz nenhuma alteração às configurações do router. Já tentei desactivar a firewall, mas continua na mesma (pelo que li, desactivar a firewall na admin do router não faz com que ela seja efectivamente desactivada...). Existe alguma possibilidade do router estar a bloquear algo que me impede de trabalhar?
icon

Solução por ivogomes 19 Junho 2019, 01:27

@jolino o meu problema ficou resolvido pedindo ao suporte para desligar o IPV6. Além de não ter acesso ao Abstract descobri que alguns sites também não funcionavam (ex: cnn.com)

Mal desligaram o IPV6 e o router fez restart, tudo voltou a funcionar.
Ver original

7 respostas

Reputação 3
Crachá +9
Olá @ivogomes

Após analise não verifico que a aplicação tenha algum requisito específico de acesso (ie, portforward ou similar). Igualmente verifico que não houve quebra do serviço na respetiva página de status do goabstract https://status.goabstract.com/

O router meo não bloqueia um acesso genérico a um determinado servidor.

A fim de despistar o problema sugiro que tente colocar DNS's do google (na que tem o sintoma intermitente).


Alterar o DNS no macOS

1. Abre o menu Apple (o ícone da maçã).
2. Clica em Preferências do Sistema, depois em Rede.


3. Abre e seleciona a tua rede/placa de rede ativa. (neste caso a sua rede meowifi interna)


4. No botão Avançado, e acede à aba DNS.
5. Apaga os endereços que estiverem na tabela da esquerda e procura o botão (+), para adicionar novos endereços. (aponte DNS que lá está antes de apagar, caso não resulte para poder reverter a situação)


6. Inserir os seguintes endereços: Primário – 8.8.8.8 | Secundário – 8.8.4.4.
7. Confirma as alterações e podes fechar todas as janelas.

Indique-me se faz favor se a situação fica ultrapassada.


Crachá
Olá @Andre_meo.
Já tinha os DNS alterados para 1.1.1.1 e 8.8.8.8. Também já tentei eliminá-los e usar os DNS fornecidos pela rede, sem sucesso. Já tentei ligar-me por Ethernet, sem sucesso.

Hoje experimentei ligar-me a uma VPN para ver se a app sincroniza e funcionou.

O que é estranho é que isto só acontece na rede wifi de casa. Em qualquer outra rede funciona. E aparentemente usando uma VPN em cima da rede de casa também funciona.
Reputação 3
Crachá +9
Olá @ivogomes

Testamos o acesso via web https://app.goabstract.com e não conseguimos replicar a situação que nos reporta. Questiono se usa o website para acesso ou se é a aplicação Mac?

É difícil sugerir algo acertado sem saber o que estar a causar a falha de acesso pontual que reporta, suspeito que seja algo relacionado com IPV6. Pode confirmar se o seu serviço está com IPV6 em https://test-ipv6.com/

Caso tenha o protocolo IPV6 ativo sugiro que entre em contato com o apoio via pedidos na sua área de clientes https://cliente.meo.pt/perfil/mensagens/abrir-pedido "apoio técnico - Despiste" - Peça para desligar o IPV6 do seu serviço e teste.

O acesso via VPN é distinto dado que o mesmo cria um túnel na sua ligação.

Igualmente a situação não estará relacionada com o serviço em questão dado que o próprio site de status do serviço não mostra qualquer quebra do lado deles - https://status.goabstract.com/
Crachá
Obrigado. Aparentemente tenho IPV6 activo.
Vou experimentar e ver se resolve.
Olá, eu e outro colega também temos exactamente o mesmo problema (no meu caso em duas máquinas diferentes). Acontece na app MacOs mas também há dificuldades a aceder ao site. Confirmo que tenho IPV6 ligado.
Crachá
@jolino o meu problema ficou resolvido pedindo ao suporte para desligar o IPV6. Além de não ter acesso ao Abstract descobri que alguns sites também não funcionavam (ex: cnn.com)

Mal desligaram o IPV6 e o router fez restart, tudo voltou a funcionar.
Reputação 3
Crachá +9
Olá @jolino

Caso tenha o protocolo IPV6 ativo sugiro que entre em contato com o apoio via pedidos na sua área de clientes https://cliente.meo.pt/perfil/mensagens/abrir-pedido "apoio técnico - Despiste" - Peça para desligar o IPV6 do seu serviço e teste.

Responder