Resolvido

Router GR241AG - Smart WiFi

  • 7 November 2020
  • 21 respostas
  • 21921 visualizações

Boa noite,

 

Recentemente o router foi alvo de atualização e agora tem uma nova função que é o Smart WIFI, para quem não sabe resumidamente o Smart WiFi é uma funcionalidade que permite que os dispositivos se possam ligar de modo automático à banda rádio ou Extender Wi-Fi mais apropriados, de forma a conseguir obter na rede níveis ótimos de cobertura e velocidade. Com esta função deixei de me ligar diretamente ao 5G na casa o que permitia velocidades superiores. Pelos vistos não permite desativar esta função? Alguém sabe como o fazer?

icon

Solução por nmm 3 January 2021, 18:43

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

21 respostas

Reputação 2
Crachá +7

Boas, é possível na app Meo Smart Wifi

Fazer login sem ID Meo

Utilizador: meo

Senha: meo

 

Ou então pelo endereço de IP: 192.168.1.254

Utilizador: meo

Senha: meo

 

 

Reputação 1
Crachá +2

Ynot, deixou de ser possível...dá a seguinte mensagem de erro, "O Smart WiFi da fibergateway não é configurável quando a rede se encontra configurada em topologia mesh.".

Reputação 2
Crachá +7

Ynot, deixou de ser possível...dá a seguinte mensagem de erro, "O Smart WiFi da fibergateway não é configurável quando a rede se encontra configurada em topologia mesh.".

Boas, é necessário terminar a sessão e entrar sem Login ID Meo, ou seja, sem as credenciais do MyMeo

Boa noite,

Aconteceu-me a mesma situação e só consegui resolver fazendo reset ao router (fisico) e esperas um pouco que ele volta a colocar as configurações que tinhas antes, caso não aconteça voltas a configurar a rede wi-fi. 

Reputação 1
Crachá +2

Ynot, deixou de ser possível...dá a seguinte mensagem de erro, "O Smart WiFi da fibergateway não é configurável quando a rede se encontra configurada em topologia mesh.".

Boas, é necessário terminar a sessão e entrar sem Login ID Meo, ou seja, sem as credenciais do MyMeo

Boa tarde Ynot.

 

Eu não entro com as credenciais do MyMeo, entro com o user meo e respectiva password, e não pela Smart APP, entro pelo browser de internet (192.168.1.254).

Reputação 1
Crachá +2

Boa noite,

Aconteceu-me a mesma situação e só consegui resolver fazendo reset ao router (fisico) e esperas um pouco que ele volta a colocar as configurações que tinhas antes, caso não aconteça voltas a configurar a rede wi-fi. 

Não fiz reset ao router, mas resolvi também. Ativei a rede guest e assim, o aspirador já detectou a banda 2.4 GHz. Não queria ter a rede guest ativa, mas resolveu...fica assim.

Se fizer reset (físico) nem sempre limpa a configurações todas? Tenho a porta 4 configurada em modo BRIDGE para a PS4, não queria estar a configurar aquilo tudo outra vez 😅

Reputação 3
Crachá +6

Pois a mim aconteceu o mesmo, vieram hoje instalar e estava conectado por wifi 5Ghz, mas isto fez uma atualização e deixou de dar para desativar essa parte só não sei se é por eu ter um powerline TP-link ligado, mas vou desligar e depois dou feedback

Reputação 1
Crachá +2

Pois a mim aconteceu o mesmo, vieram hoje instalar e estava conectado por wifi 5Ghz, mas isto fez uma atualização e deixou de dar para desativar essa parte só não sei se é por eu ter um powerline TP-link ligado, mas vou desligar e depois dou feedback

Não tem a ver com o powerline, após a atualização essa configuração (Smart Wi-Fi) fica ativa por defeito.

Liga para o 16209 (apoio técnico) e pede que a desativem, eles fazem isso remotamente.

Reputação 3
Crachá +6

Pois a mim aconteceu o mesmo, vieram hoje instalar e estava conectado por wifi 5Ghz, mas isto fez uma atualização e deixou de dar para desativar essa parte só não sei se é por eu ter um powerline TP-link ligado, mas vou desligar e depois dou feedback

Não tem a ver com o powerline, após a atualização essa configuração (Smart Wi-Fi) fica ativa por defeito.

Liga para o 16209 (apoio técnico) e pede que a desativem, eles fazem isso remotamente.

Pois eles querem mama, os números de apoio a clientes são pagos seria muito mais fácil a opção de nós poder-mos fazer isso por nós próprios, eu não tenho nenhum extensor WI-FI deles por isso, nem deveria estar ativa uma rede mesh que eu saiba necessita de pelo menos dois equipamentos em sítios distintos ora criar uma rede mesh entre uma rede 2,4Ghz e 5,0Ghz com o equipamento físico no mesmo sitio será no mínimo estranho, para não dizer estupido.

Reputação 3
Crachá +6

Já agora alguém têm o manual do equipamento, é que é outra coisa estranho ser entreguem um equipamento sem manual de instruções acho que vai contra a lei, todo o equipamento deve ter um manual de instruções nem que seja on-line

Reputação 7
Crachá +24

@jflapao

https://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Manuais/Routers/FiberGateway-Manual-Utilizador-V4.0-3.PDF

Provavelmente trata-se de material recondicionado. 

Reputação 7
Crachá +21

aqui o que fiz foi o seguinte: Acedi ao router via browser, endereço 192.168.1.254, user meo pass meo, separador wifi, editar, smart wifi mudei para off, guardar

 

Aqui resolveu o problema

Na app, tem de fazer login com user meo pass meo apos esta alteração

Reputação 3
Crachá +6

Por acaso tenho esse embora o link aponte para a versão 4.0-3 faz o download da versão 4.0-7 de 2017-09, estamos em 2021, 3 anos é muito tempo, e certas opções que aparecem no equipamento não estão presentes ou são apresentadas de forma diferente, o SmartWIFI por exemplo não está lá, eu sei que normalmente o tuga não lê manuais, mas eu não sou assim e o manual é a primeira coisa a ler/consultar sempre que se têm alguma duvida, mas obrigado pelo link

Reputação 3
Crachá +6

aqui o que fiz foi o seguinte: Acedi ao router via browser, endereço 192.168.1.254, user meo pass meo, separador wifi, editar, smart wifi mudei para off, guardar

 

Aqui resolveu o problema

Na app, tem de fazer login com user meo pass meo apos esta alteração

Pois por estas bandas não dá.

Reputação 7
Crachá +21

 

Reputação 3
Crachá +6

 

Já agora qual a tua versão de Hardware/software do teu fibergateway, por aqui:

Versão de Hardware ONTRGW1405A027

Versão de Software 3RGW040A00r059

Reputação 1
Crachá +2

aqui o que fiz foi o seguinte: Acedi ao router via browser, endereço 192.168.1.254, user meo pass meo, separador wifi, editar, smart wifi mudei para off, guardar

 

Aqui resolveu o problema

Na app, tem de fazer login com user meo pass meo apos esta alteração

Pois por estas bandas não dá.

Tal como eu, que dava o mesmo "erro".

Reputação 7
Crachá +21

 

Já agora qual a tua versão de Hardware/software do teu fibergateway, por aqui:

Versão de Hardware ONTRGW1405A027

Versão de Software 3RGW040A00r059

 

Versão de Hardware ONTRGW1405A002

Versão de Software 3RGW040A00r059

Reputação 2

Interessante...

No meu caso, tinha feito umas experiências com o Smart Wi-Fi em tempos idos (muito antes deste upgrade) e detestei o resultado. A ideia é boa: fazer com que os sistemas liguem primeiro à rede mais rápida se conseguirem, caso contrário, ligam à «outra». Isto até faz sentido (por exemplo, quando estou na rua, ainda dentro do carro, apanho com facilidade a rede 2.4GHz, visto esta ter muito mais alcance), mas, infelizmente, deve haver a) bugs; b) incompatibilidades com todos os meus equipamentos, pois com tudo o que experimentei (telemóveis, tablet, portáteis, desktops, TV dongle...) esta «passagem» automática de uma rede para a outra não funcionava.

O pior de tudo é que tenho dois eInk readers (e o dito TV dongle) que não suportam redes a 5GHz. Ora nestes casos o que acontecia era que não se conseguiam ligar a «nada»… o que é precisamente o que não quero que aconteça.

Conclusão: presumo que isto seja daquelas coisas que requeiram um tipo de hardware/software sofisticado instalado a nível dos PCs, smartphones, etc… como praticamente tudo que temos cá em casa tem pelo menos uns bons 5 anos de idade (se não mais… o meu portátil é de meados de 2014...), é possível que nada destas «sofisticações» funcione. Ou então, como disse, é o software da MEO que está semi-escangalhado…

Por isso desliguei o Smart Wi-Fi, e, à medida que foi aparecendo um upgrade ou outro, este não alterou a configuração. Acho que tive sorte! :smile:

É estranhíssimo que o FiberGateway dê um erro relacionado com «configuração mesh» — supostamente, esta geração do FiberGateway nem sequer permite inserir-se numa mesh. Pelo menos que eu saiba. Se calhar este último upgrade permite, justamente, o modo mesh, mas é mesmo muito estranho que se coloque automaticamente nesse modo sem sequer confirmar primeiro que existam outros equipamentos com os quais possa estar em mesh… Muito esquisito, mesmo.

Já agora, e por uma questão de completude, seguem os dados do meu FiberGateway: 

Modelo: GR241AG

Hardware: ONTRGW1405A004

Software: 3RGW040A00r059 (como todos vocês)

---

… hum, aproveito para resmungar um pouco com a Altice MEO, seria interessante que, de uma vez por todas, fossem consistentes toda a nomenclatura usada.

Assim, Wi-Fi é escrito com o hífen, pois é uma marca registada, com um âmbito muito bem definido. O Smart Wi-Fi aparece também escrito como Smart WiFi ou mesmo SmartWiFi, e nada disto é permitido… o correcto seria Smart Wi-Fi, mas eu até aceito que, por questões comerciais, queiram usar outra grafia — por mim tudo bem, desde que sejam consistentes.

Depois… já vi que aqui no forum o pessoal costuma falar do FiberGateway, ou seja, é masculino. Faz sentido, pois é um modem (masculino) ou um router (masculino também), ou uma combinação dos dois (continua a ser masculino). É também no masculino a que o modem/router/gateway/router all-in-one é referido na página do site da MEO que introduz este equipamento. Aliás, esta página, apesar de ter escarafunchado no final um conjunto de siglas técnicas sem qualquer explicação ou referência — claramente escritas por alguém sem conhecimentos técnicos e com preguiça de perguntar — é relativamente consistente a usar a marca «FiberGateway», por exemplo, na expressão: o router FiberGateway (em compensação, usam WiFi sem o hífen...)

Já o tal manual cujo link apresentei anteriormente, na sua página 10, começa logo o parágrafo escrevendo A FiberGateway… portanto, mudou de género! ⚥ Mas esta utilização não é totalmente errada: é possível falarmos de a gateway (especialmente entre a malta com mais idade, tipo eu), porque há uma associação a porta ou ponte, ambas palavras femininas; no entanto, segundo parece, a Wikipedia considera que a palavra gateway, em português, também é masculina (apesar da sua tradução ponte de ligação, seja feminina...). O que faz um certo sentido, já que falamos de «o equipamento de rede» ou «o dispositivo de rede», etc. E tal como temos o modem, o router, o switch, o firewall, enfim, porque não, o gateway?…

Masculino ou feminino, o que é importante é que a MEO seja consistente com a nomenclatura usada.

E pronto, chega de resmungar por hoje!

Crachá +1

Bom dia,

Há uma coisa que ainda não consegui perceber: 

Eu tenho um fibergateway e um extensor mesh da Meo. Tenho obrigatoriamente de ter o Smart Wifi ligado?

 

Olá a todos(as)!

Também me ativaram a mesma função neste router novo que me colocaram muito recentemente. No próprio dia que o fizeram, horas depois, liguei para o apoio técnico para que o desativassem.
Tem sido uma luta em que reclamo os meus contratados 1000Mb de net e não chega aos 500Mb, por cabo. No entanto, ontem fizeram os testes no meu PC diretamente no MS-DOS e, para minha surpresa, ultrapassaram aos 900Mb, e quando o fazia dentro do Windows não passava dos 300Mb. Supostamente assim é medido sem haver “roubos” dos sistemas operativos, mas poderei eu trabalhar sem os sistemas operativos?! 
Sinto-me enganado!!!