Pergunta

Router fibergateway desliga sozinho

  • 23 June 2021
  • 13 respostas
  • 1724 visualizações

Bom dia,

Sempre fui NOS, mudei para a MEO este ano em abril pensando que seria melhor, e desde o primeiro dia da instalação da fibra óptica que o meu Router fibergateway está constantemente a reiniciar-se sozinho e isso acontece várias vezes ao dia todos os dias da semana. Até pensei que fosse por estar instalado dentro de um bastidor devido ao sobreaquecimento ou sobrecarga da régua mas não!

No entanto já contactei o Apoio Técnico por várias vezes, fizeram despistes, resets ao router etc, Troquei o router numa loja por um novo, o Técnico da MEO veio cá a casa e não fez nada e continua tudo IGUAL!

É chato porque a quebra de ligação da Net no Router condiciona tudo, até a estar a ver o jogo da selecção nacional e o serviço vai tudo abaixo num lance crucial do jogo. E volta sempre passados 2/3 minutos.


Tópico fechado, já não permite mais respostas.

13 respostas

Reputação 7
Crachá +21

Isso é normal

 

Quanto ao problema, “vamos” so tentar mais um coisa, um pouco mais complicada, limpar leases do equipamento:

(em ambiente windows)

 

Carregar em iniciar (simbolo windows na barra de baixo)

  • Escrever CMD (aparece em 1º linha de comandos e carregar botao direito do rato → Executar como administrador)
  • escrever: telnet 192.168.1.254
  • login: meo
  • pass: meo
  • escrever: /lan/dhcp/clear-leases --group-name=Default
  • fechar linha de comandos

 

Re-iniciar router e ver se resolve

Se não resolver, nada mais posso ajudar

 

#goodluck #fingerscrossed

Reputação 7
Crachá +23

@MeoUser2 tem algum equipamento intermédio? repetidor, outro router ou equipamento similar? Esse tipo de sintoma ocorre nesse cenário. Se tem algum equipamento intermédio tente replicar a situação desligando esse equipamento e ligando-se ao router MEO (pelo wifi). 

Se é do eventual equipamento, sugiro que faça reset nele e volte a testar. Se não tem mais nenhum equipamento intermédio, então será problema no router meo e deverá ser reportado para a linha de apoio técnica

Crachá

Bom dia. Executar esses comandos no CMD como administrador já é a minha “área”

Tentei executar mas dá erro “ meo /lan/dhcp/clear-leases --group-name=Default
'pass:' is not recognized as an internal or external command,
operable program or batch file.”

'telnet' is not recognized as an internal or external command,
operable program or batch file

Ainda ontem á noite e só com a Box ligada a ver TV reiniciou umas 3x em meia hora, depois estabilizou.E pareçe ser sempre depois das 24-00h.

Obrigado por tentar ajudar. Já fez mais que a MEO que nada tentou ou falou ainda. Começo a perder a perder a paciência.

Reputação 7
Crachá +23

Se já trocou de router e o sintoma se mantem não deverá ser problema no router. Na sua zona os cabos (opticos) são aereos? Pode ser um problema de mal contato(ventos etc) ou poderá ser algum tema na residencia. 

Os cabos ethernet que saem do router/bastidor estão envoltos em cabos de corrente (AC)? Tem algum equipamento adicional (bridge mode) ou outra configuração especifica? 

Se já trocou de router e o sintoma se mantem não deverá ser problema no router. Na sua zona os cabos (opticos) são aereos? Pode ser um problema de mal contato(ventos etc) ou poderá ser algum tema na residencia. 

Os cabos ethernet que saem do router/bastidor estão envoltos em cabos de corrente (AC)? Tem algum equipamento adicional (bridge mode) ou outra configuração especifica? 

O PDO da minha zona foi instalado poucos dias antes de eu contratar o serviço. A fibra entra em casa pelo chão. 

Os cabos ethernet não tem energia associada. Se fosse pico de tensão/corrente eu tinha os restantes 6 equipamentos e desligar-se também. Mas só acontece com o router da MEO.

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

ligado a um bastidor?? por acaso não será excesso de trafego??

Crachá

O mesmíssimo problema aqui comigo tambem e com um Fiber Gateway .Nota-se mais falhas quando ligo wi fi no telemóvel, muitas vezes vai abaixo quando o faço.

Para o cumulo, a box é androide, só funciona po wi fi, portanto estou constantemente a ficar sem internet e TV.

A fibra também foi instalada aqui na zona há pouco tempo. Confidencia? Já liguei 3x a reportar o problema e ainda sem me contactarem. O router tem tinta branca nas alhetas de ventilação. Usado?

Se calhar com o mesmo problema no antigo cliente e tinha que vir logo para mim. Começamos mal Altice...A casa é isolada, e só tenho o PC e a box android mais o telemóvel, Excesso de tráfego nao é.

Ao menos mandem alguém a casa para ver se o instalador fez tudo bem.  O técnico vai ver o router a falhar, basta ligar o wi fi ao telemóvel e ligar a box. Se eu tiver tudo desligado, o router nao reinicia...Para terminar, hoje de manha mal liguei a box o router foi abaixo, eram 8.30.

Liguei para o suporte e disseram que o unico reinicio que estava registado era o de hoje ás 8.30,mais nenhum. Devem estar a gozar com uma pessoa.DEpois disso até ´há hora actual já reinicializou umas 6 vezes, pus me aqui a ligar desligar o wifi do telemóvel. Há coisas que não dá para entender. Espero sinceramente que tudo se resolva pelo melhor porque a velocidade é excelente.

Crachá

  Não tenho nenhum equipamento intermédio. Essa pergunta eles perguntaram também quando reportei para o apoio técnico. Já liguei para lá 3 vezes, e mandam fazer reset essas coisas todas, mas nada. Agora estou sem ligar nada, só o pc e não reinicia, mas basta ligar o wi fi do telemóvel para começar os problemas. Reportei também no MyMeo com fotos. Disseram para aguardar contacto. Não sei o porque demoram tanto para mandar alguém ver o que se passa. Se uma pessoa diz que está sempre a falhar, teem que ter consideração pelo cliente e mandar alguém ver se não conseguem reparar de lá. Não demorar dias para o fazer , porque obviamente algo não está bem, e eles sabem perfeitamente que estes routers dão problemas. Muitas queixas aqui com mesmo problema, ainda mais com um usado.

Obrigado pela  dica...

Reputação 7
Crachá +21

  Não tenho nenhum equipamento intermédio. Essa pergunta eles perguntaram também quando reportei para o apoio técnico. Já liguei para lá 3 vezes, e mandam fazer reset essas coisas todas, mas nada. Agora estou sem ligar nada, só o pc e não reinicia, mas basta ligar o wi fi do telemóvel para começar os problemas. Reportei também no MyMeo com fotos. Disseram para aguardar contacto. Não sei o porque demoram tanto para mandar alguém ver o que se passa. Se uma pessoa diz que está sempre a falhar, teem que ter consideração pelo cliente e mandar alguém ver se não conseguem reparar de lá. Não demorar dias para o fazer , porque obviamente algo não está bem, e eles sabem perfeitamente que estes routers dão problemas. Muitas queixas aqui com mesmo problema, ainda mais com um usado.

Obrigado pela  dica...

Experimente so fazer uma coisa, atribuir ip fixo:

Abra um navegador,

digite o endereço 192.168.1.254

User Meo Pass Meo

Selecione WiFi

Selecione Dispositivos

Copie para um bloco de notas o endereço mac do equipamento que está a dar “conflito”

Verifique todos os ip’s que estão atribuidos aos seus equipamentos e copie para um bloco de notas

Selecione LAN

Selecione Dispositivos

Verifique todos os ip’s que estão atribuidos aos seus equipamentos e copie para um bloco de notas

Selecione lease estaticas

Selecione criar leases estaticas

Selecione Default

Coloque o MAC que copiou

Coloque um ip interno diferente dos que tem no bloco de notas, na gama 192.168.1.X,  de preferência no X coloque um numero alto até 253

Selecione criar

Re-inicie o router e desligue o wifi do equipamento que está a dar problemas

Apos o router re-iniciar totalmente, ligue o WiFi do equipamento problematico

 

Verifique se consegue contornar o problema assim

 

Cumprimentos

Crachá

Isso ´para quem nao está acostumado parece um pouco confuso. os IP´S É O IPV4 e ipv6? todos eles?

Reputação 7
Crachá +21

Isso ´para quem nao está acostumado parece um pouco confuso. os IP´S É O IPV4 e ipv6? todos eles?

IPv4

 

Apenas estou a tenta arranjar-lhe uma solução, sei que pode ser confuso para um “mero utilizador”, mas o interface não é muito complicado, com calma e tempo tente

Crachá

Bem, tentei seguir aqui.

No fim em criar lease estatísticas, apenas apareceu para por o endereço mac  e em baixo o ipv4 em que alterei o ultimo numero para 250

Reiniciei  nao sei se fiz bem mas o problema persiste. Esqueçi de dizer que ás vezes só com a box android ligada ás vezes mais raras vezes tambem falha. Como hoje de manha. Estava desligada e quando liguei deu logo um reenicio. Nao compreendi o porque de guardar todos os ip´s. Tem lá ipv4 (2x) e ipv6 (2x)

Para que guardar num bloco de notas todos os ip´s se no fim é só para alterar um ipv4 com o ultimo numero alterado?

Em LAN agora apereçe (nao sei se estava assim antes ou nao)

Gama de IPs

de 192.168.1.64 até 192.168.1.253
Lista de leases estática(s) da bridge: Default
em baixo tem o mac e ao lado tem 192.168.1.250

Peço desculpa pela minha ignorançia nesta matéria.

 

 

Crachá

Problema resolvido. Vai ser feita hoje a substituição do equipamento com defeito. Obrigado aos que tentaram me ajudar.