Router da MEO - usar DNS

  • 23 November 2011
  • 5 respostas
  • 2172 visualizações

Boa tarde pessoal!
Venho vos perguntar uma coisa que tenho quase a certeza que me devem saber responder..

Então é assim, eu fiz uma aplicação java, que estabelece ligações entre um servidor e clientes.
O clientes ligam-se ao ip X na porta Y
A porta Y está aberta no meu router, por sua vez associada ao computador onde corre a minha aplicação servidor.
A aplicação cliente liga-se ao servidor, usando o ip X, ip este que é o ip público que por exemplo eu vejo quando entro no website:
What Is My IP Address - Shows Your IP Address

E OK! Tudo bem, tudo funciona como eu esperava!
A questão é:
Cada vez que for gerado um novo ip público, eu tenho de alterar a aplicação client (no campo do IP), entendem?
Então como é que eu crio um DNS usando o router da MEO ?

Eu entrei na página do router e vi lá primary dns e secondary dns na parte da internet, tentei por exemplo usar o primary dns na minha aplicação cliente, substituindo o tal ip X (o publico) por este.. e não deu..
Eu não percebo muito bem como funciona isto dos DNS..

Obrigado desde já pessoal!
Agradecia imenso a vossa ajuda 😉

5 respostas

tens que usar é um nome que permita a resolução dns. Em vez do IP tens um nome, do tipo omeusite.dyndns.org ou omeusite.no-ip.info, dentro do programa deve haver alguma maneira de converter isto para o IP. Assim quando o IP muda apenas é atualizada a referencia para o nome, não tendo que alterar o IP na aplicação.

Acho que fui um pouco confuso, mas penso que se entende
tens que usar é um nome que permita a resolução dns. Em vez do IP tens um nome, do tipo omeusite.dyndns.org ou omeusite.no-ip.info, dentro do programa deve haver alguma maneira de converter isto para o IP. Assim quando o IP muda apenas é atualizada a referencia para o nome, não tendo que alterar o IP na aplicação.

Acho que fui um pouco confuso, mas penso que se entende

Obrigado pela tua breve resposta, mas o ip do DNS que falei não devia funcionar?
Aquele que é dado na página do router?
obrigado.
Não, porque basicamente o IP do DNS que está no router é o IP do servidor de DNS!

Explicando, ao meteres um endereço no teu browser: www.dominio.pt o que acontece é que é gerado um pedido ao servidor dns do tipo, Qual é o IP do www.dominio.pt ? O DNS responde, o IP é 123.456.789.1
E é assim que é feita a resolução de DNS numa maneira muito genérico.

A maneira mais facil penso que seja mesmo procurar um comando em java que faça este tipo de pedido, mas agora com um "http://www.no-ip.com/" associado á tua ligação.
Obrigado mais uma vez pela tua reply.
Disseram que posso fazer isso num computador que esteja na rede do router, e associo um no-ip para ele, sendo esse o servidor, através de uma aplicação qualquer.
Mas também ouvi falar que era possível atingir o mesmo objectivo pelo router, sem ter de instalar nada no dispositivo que irá fazer de router.
Sabes dessa opção? ou tenho mesmo de fazer manualmente na minha máquina? obrigado!
sim, para testar isso podes fazer na tua rede de casa, já que está tudo na mesma rede, podes testar isso.

Responder