Pergunta

Router Asus (RT-AC88U) com velocidade menor do que router da MEO ligado em modo Bridge

  • 16 January 2023
  • 5 respostas
  • 183 visualizações

Reputação 1
Crachá +4

A minha internet foi atualizada para Gigabit. Tenho um router Asus RT-AC88U configurado de acordo com as (as indicações da Asus).

A velocidade por LAN no router da Asus é de cerca de 550 Mbps de download e 227 Mbps de upload. O mesmo computador ligado ao router da MEO por LAN obtém 860 Mbps de download e 223 Mbps de upload.

Antes do upgrade de internet para Gigabit as velocidades eram semelhantes (cerca de 510 Mbps de download e 110 Mbps de upload). O que se poderá passar aqui?

É importante referir que necessitei de ativar esta opção no router da Asus:

Ativei o MAC Address MAC Clone porque sem isto o router não obtinha um IP público da MEO

O que poderei fazer? Contactar a MEO e pedir para “limparem” os IP’s públicos associados ao meu serviço? Quando falo do setup que tenho obtenho alguma resistência por parte dos técnicos mas gostaria de ter a velocidade correta a funcionar nos  meus dois routers, porque no da MEO pouco me interessa a velocidade (100 Mbps chegaria para as duas boxes).


5 respostas

Reputação 7
Crachá +24

Desativar o DHCP, o router da meo já trata disso .

Veja se resolve.

Reputação 1
Crachá +4

Desativar o DHCP, o router da meo já trata disso .

Veja se resolve.

O router que está ligado ao ONT é o da Asus, ou seja, tem IP automático configurado. Se desativar preciso de um IP fixo. O router da MEO recebe um IP público corretamente, o da Asus também se ativar o Mac Address Clone.

Reputação 7
Crachá +24

Em bridge tem que ligar na porta 4, tem assim ?

Reputação 7
Crachá +23

tem aqui o esquema. Mas com ligação “dita normal router meo -> router privado” a Asus tem inclusive um script para aplicar. Sendo que o DHCP fica no router MEO. 

Se está a ligar ASUS → router MEO, e o DHCP no router MEO, isso parece-me um loop. Isso porque exatamente explica que tem de clonar o Mac adress (no esquema acima não precisa nada disso). 

Reputação 1
Crachá +4

Em bridge tem que ligar na porta 4, tem assim ?

Sim, liguei o router da MEO à porta 4 do da Asus, mesmo assim preciso do Mac Clone.

 

tem aqui o esquema. Mas com ligação “dita normal router meo -> router privado” a Asus tem inclusive um script para aplicar. Sendo que o DHCP fica no router MEO. 

Se está a ligar ASUS → router MEO, e o DHCP no router MEO, isso parece-me um loop. Isso porque exatamente explica que tem de clonar o Mac adress (no esquema acima não precisa nada disso). 

Possivelmente, confirmei e o router da Asus está a clonar o Mac Address do da MEO.

 

A questão da velocidade não se deve a este problema de IP, mas sim a configurações no router da Asus, basicamente ativar preoceções de Ai, ativar o QoS e outras configurações retira imensa velocidade ao router da Asus.

Fiz um reset ao router da Asus, tive de ativar o Mac Clone na mesma, no entanto sem nada ativo consigo obter 800-1000 Mbps em cada porta LAN do router da Asus. Para já está tudo estável.

Não vou insistir mais porque a MEO enviou-me um Fiber Gateway portanto o setup vai mudar completamente (o ONT vai deixar de estar separado, logo vai ser MEO → Asus).

Obrigado pela ajuda, espero ajudar alguém na mesma situação!

Responder