Router Asus RT-56U ou RT-N66U para meo fibra 100MB

  • 28 July 2012
  • 4 respostas
  • 1552 visualizações

Boas,

Tenho meo fibra 100MB, apenas net, e gostaria de trocar o router da thomson por um asus RT-56U ou RT-N66U. Ambos dão para o serviço meo fibra?

Obrigado

4 respostas

Reputação 7
Crachá +23
em principio nao terás problemas...se só usares a net...voip e box só funciona com o thomson..
Boa noite. Não sou nenhum especialista em informática, mas não acredito que não exista um router que possa ser configurado para poder ser utilizado para esses dois serviços. No meu caso e seguindo um tutorial existente na Internet, feito por alguém que também já colocou um post neste forum Rants About Nothing: Howto setup Netgear 3500L (or WRT54GL) using DD-WRT for Meo Fibra service (Internet+IPTV) consegui sem qualquer problema ter acesso à Internet, utilizando o router Linksys WRT-54GL com firmware DD-wrt. no mesmo blog está referido como fazer para conseguir por as boxes a trabalhar, mas como não sou nenhum especialista até agora ainda não consegui, seguramente falta-me algum passo. no mesmo blog e utilizando o firmware Tomato, está descrita a solução para conseguir ter internet e IPTV com um router Netgearl 3500L Rants About Nothing: Howto setup Netgear 3500L using Tomato for Meo Fiber service (Internet+iptv) . segundo o relato do autor do blog foi possível conseguir ter esses dois serviços a funcionar. pelo que li trata-se de alguém que percebe bastante bem de engenharia informática, e especificamente de redes. quanto ao voip não tive qualquer problema em configurá-lo num Cisco ATA-112 e ficou a funcionar perfeitamente. portanto essas afirmações que o voip e a box só funcionam com o router thomson não serão exactamente verdade. pelo que li pessoas com conhecimentos avançados de redes já o conseguiram. para mim o fulcral deste assunto é que não existe qualquer vontade da parte da PT em disponibilizar a mais pequena ajuda para disponibilizar uma solução que permitisse a um cliente poder utilizar um equipamento à sua escolha e não um equipamento que lhe é imposto. claro que isso ficaria sempre à vontade do cliente, e também não pretenderia que a PT depois prestasse apoio suplementar. o que gostava era poder escolher, nada mais.
Podes fazer bridge. Eu como tenho uma casa grande tive que optar por fazer bridge.
O router que uso para o efeito é um speedtouch do sapo 😛
Para fazer isto é fácil, consegues facilmente descobrir na net

Sent using Tapatalk 2 for Android
Boas,

Neste momento tenho um Asus RT16n (que é ligeiramente mais rápido que o Netgear, mas tem o dobro da RAM) a funcionar com o Tomato. Por acaso já não actualizo o tomato à quase 1 ano... Eu fiz isto na tentativa desesperada de pensar que o Netgear é que era culpado por não aguentar 2 streams HD (apesar da largura de banda do multicast ser MUITO MENOR do que 100Mbps que funcionam pela internet - isto continua a não me fazer sentido mas não tenho tido tempo nem pachorra para analisar isto melhor).
Entretanto saiu estes novos routers, especialmente o RT N66U que é uma versão mais rápida do que eu agora tenho! E pelo que parece o tomato funciona, portanto se o tomato funciona o DD-WRT funciona também.

A única restrição que define se um router funciona ou não com a Meo/Sapo Fibra é o suporte de VLANs. Se suportar o chipset e se suportar o software que corre lá dentro (meaning o linux com o driver proprietario que o fabricante dá) então é possível de meter o serviço a funcionar. Uma regra (não muito certa) é que os broadcom suportam VLAN e os Atheros não suportam (ou melhor, suporta no OpenWRT mas não no DD-WRT - e o tomato não funciona nos atheros).

No meu blog tem lá as informações todas de como meterem isso a funcionar:
1- genericamente
2- pelo tomato
3- pelo ddwrt (ok este se calhar poderia ser actualizado, porque eu falo lá de usar uma outra rede wireless e se calhar já existe multicast filter no driver)

Como nota final, o meu tio tinha Meo ADSL e tinha um Cisco com modem. Eu consegui meter a Internet+IPTV a dar por esse router, no entanto não consegui meter a dar o multicast router e/ou o IGMP forwarding - não sei bem se os requests IGMP estavam a ser enviados para a rede da meo ou se o routing de multicast é que não estava a ser efectuado - teria de ter tido mais tempo para meter isto a funcionar, problema é que entretanto a Meo Fibra apareceu e já não é necessário isto (por isso é que nunca fiz post da configuração do cisco, porque não é funcional...). Mas o Cisco com suporte para dois ou mais circuitos por linha (PVC 0/35 e 1/35) funcionou (apenas não o consegui configurar a 100%) e prova que também não é necessário nada de especial para a ADSL da meo. O que a PT fez foi substituir os 2 circuitos diferentes de ADSL por 2 VLANs....

Eles não tem interesse em suportar configurações de outros routers porque isso dificulta a vida do helpdesk em resolver problemas - e como uma pequena minúscula quantidade de clientes é que quer fazer isto, eles ignoram esse facto e não dão qualquer tipo de ajuda para não fomentar o uso de outros routers. E assim também tem controlo sobre o router do cliente e dão uma melhor qualidade de serviço ao cliente.... desde que o router não comece a rebootar ou a ficar lento 🙂 (nesse caso reclamem e vem outro router que talvez funcione!)

Nota: o problema do bridge é que para funcionar o IPTV temos de ligar os cabos das meobox directamente ao router da thomson - e a minha casa não suporta passar mais cabos pelos tubos que já tem o máximo de cabos lá passado 😉 Passar cabos por fora estava fora de questão e usar o router thomson também! ahah :D
Nota2: não percebo assim tanto de informática...

Responder