Resolvido

Router/Antena Exterior

  • 8 March 2023
  • 13 respostas
  • 623 visualizações

Reputação 2
Crachá +9
  • Dinamizador Júnior
  • 51 respostas

Estou a discutir uma nova instalação numa zona no litoral Alentejano, que até nem é assim tão remota quanto isso, mas com praticamente nenhum sinal de Internet.

Actualmente o local está servido com TV por satélite e Internet por hotspot 4G que foi vendido com a tanga que conseguia velocidades de até 40Mbps quando naquele local a Internet é uma miragem e chega a ser uma coincidência quando algum dispositivo consegue ligar-se aos dados e abrir um site e temos aparelhos da MEO, NOS e Vodafone.

Contactado a MEO foi-me sugerido uma solução que passava por instalar um router no exterior, algo que desconhecia existir por completo, pelo menos a ser comercializado pelos operadores portugueses.

Esta solução existe mesmo? 

Porque se os telemóveis não conseguem aceder à net via dados e o router hotspot também não, este router que estão a recomendar irá conseguir?

Qual a tecnologia utilizada? É tipo starlink do Elon Musk com Internet via satélite?

Aguardo esclarecimento.

Obrigado

 

icon

Solução por omicronpersei8 9 March 2023, 11:08

Ver original

13 respostas

Reputação 7
Crachá +22

Pelo que sei não é um router exterior, é uma antena exterior que liga ao router .

Reputação 2
Crachá +9

Ok, a tecnologia de transmissão de dados é idêntica ao dos telemóveis e routers hotspots?

Porque se for, não estou a ver onde é que isto possa trazer qualquer tipo de vantagem, já que actualmente o sinal é praticamente inexistente. 

Já agora, a antena exterior liga ao router via cabo ou comunicam via wireless?

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

numa zona assim...nada vai melhorar...internet por satelite é a melhor opção...mas com preços bem mais caros

Reputação 7
Crachá +22

Pois , por satélite é outro assunto.

Mas um pacote da Star link na das que têm esse serviço, até dói .

Reputação 2
Crachá +9

Pois é o que me parece tb.

No entanto a MEO está a  insistir que esta solução irá funcionar. Enfim, vale tudo para vender e depois o cliente que se desembrulhe do que vier a seguir.…

É que este pessoal que atende os telefones não percebe rigorosamente nada do que está a fazer e/ou vender. Até dá dó!

Assim sendo, parece que o ADSL será a melhor opção,  apesar de só ter upload até 1mbps. Bem, mas ao menos teria sinal continuo e funcional.

Internet por satélite só mesmo o Starlink que além do valor da aquisição elevado ainda tem mensalidade tb ela elevada.  Algo difícil de justificar para o comum consumidor particular.

Reputação 7
Crachá +22

Tem pelo menos 4 em portugal, a tooway parece me acessível .

Reputação 7
Crachá +23

Boas

 

65€ por mês, mais 450€ do equipamento...para quem não tem alternativas acho razoavel o preço...

Reputação 2
Crachá +9

Boas

 

65€ por mês, mais 450€ do equipamento...para quem não tem alternativas acho razoavel o preço...

Aqui no Algarve contactei várias empresas e o sistema mais barato custava à volta dos 950€.

Nenhum falou em 450€ 😂😂😂😂

Reputação 7
Crachá +22

 

Reputação 7
Crachá +23

boas 

 

basta ir a pagina do Star Link e ver...e o que a Meo está a dizer não me parece verdade...

Reputação 7
Crachá +23

se só tem cobertura móvel no local. Eu antes de fazer/avançar com uma instalaçao, faria uma breve analise sobre a cobertura (e se lhe será vantajoso ou não ter um amplificador/antena exterior). Vide esta aplicação android que serve para o efeito.

Qualquer dúvida disponha. 

Resultou? É que querem me por o mesmo na minha casa . 

Boas

 

Instala um amplificador de sinal com antena no exterior. Sem este metodo nao tinha rede movel para chamadas nem net, nao apanha sinal.. Nesta zona arganil nem adsl presta e lenta e lenta.

Vai ao Ali e procura callboost.(passei a conseguir fazer chamadas e a net tambem e melhor), tenho router zte4g(barato e nada especial) ao pe do amplificador e depois um repetidor a espalhar sinal por toda a casa.

Tens que verificar qual a frequencia na tua zona.

No google procuras e ves as frequencias por zona em Portugal

 

E dizem que Portugal ja tem todo fibra...

Responder