Pergunta

Reservar endereço IP para dispositivo (TG784n)

  • 28 December 2020
  • 3 respostas
  • 1148 visualizações

Crachá

Bom dia. Como faço para reservar um enderenço de IP, ou seja, para ser atribuido sempre o mesmo endereço de IP a um determinado mac address? Não encontrei a opção na página web do router e não sei os comandos telnet. Obrigado! :)


Tópico fechado, já não permite mais respostas.

3 respostas

Reputação 7
Crachá +23

Olá,


1) Aceder à interface web do router (IP padrão 192.168.1.254), com as seguintes credenciais:
User: meo
Password: meo
 

2) Configurar o router para atribuir sempre o mesmo IP ao pc/máquina, este passo é muito util para garantir que o pc tem sempre o mesmo IP dentro da rede privada.
Aceder a "Rede doméstica"»"Dispositivos" e neste ponto seleccionar o equipamento que desejamos (equipamento tem de estar ligado na LAN/WAN).
 

tg784_pc-fixe.png

3) Reinicie o seu router.

sempre que ligar ou mudar a ligação o equipamento terá sempre o mesmo IP interno dentro da gama 192.168.1.XXX
Crachá

Muito obrigado pela ajuda, no entanto, essa opção não aparece para todos os dispositivos. Será por a atribuição de endereço de IP estar “Desconhecido” em vez de “DHCP”? Obrigado :) 

Reputação 7
Crachá +23

Alguns equipamentos não são identificados com nome do provider, isso pode acontecer por vários motivos. Tendo a certeza que é esse equipamento pode até atribuir a função “usar sempre o mesmo IP” que o equipamento é controlado pelo mac adress. (acho que dá para editar o nome manualmente).

Em dúvida pode consultar a informação genérica do fabricante somente tendo o mac adress em https://macvendors.com/ Esse que mostra é da marca TP-LINK TECHNOLOGIES CO.,LTD. 


Por ser outro router ou repetidor o ideal é testar por cabo, ver se atribui ip visivel com DHCP. Tem Brigde mode ligado ou DMZ? isso tem de ser feito antes, pode desliga, atribuir IP, ligar Brigde mode ou DMZ