Repor definições de fábrica - Router TG799vn c/ FW: 10.2.1.L

• 29 Abril 2015
  • 6 respostas
  • 3366 visualizações

• Estagiário Sénior
  • 20 respostas
Boa tarde,

Recentemente comecei a notar problemas no YouTube com pausas constantes nos vídeos. Anteriormente nunca tive problemas nem paragens com vídeos em 1080p, muito menos ter que esperar para que um vídeo fizesse buffering. Neste momento chego ao ponto de não conseguir fazer sequer buffering de vídeos na resolução mínima de 144p. Isto numa ligação fibra de 100Mbps é inadmissível.

Ao achar isto estranho fui consultar se o FW do router já tinha sido actualizado, o que se veio a confirmar. Apesar de estar a par de alguns problemas que a introdução do novo FW/IPv6 trazia, fiz restart a todos os equipamentos MEO, na esperança de que fosse suficiente, mas sem sucesso.

Já procurei soluções, inclusivé aqui no fórum, e uma delas passa por desactivar o IPv6, como se mostra neste tópico:

http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Desligar-DHCP6-e-ipv6-nos-TG784n-v3-solu%C3%A7%C3%A3o-para-lentid%C3%A3o/td-p/67481

A outra passaria por repor as definições de fábrica. Embora eu não acredite que esta solução vá fazer qualquer diferença, a verdade é que já vi algumas pessoas a dizerem que lhes resolveu o problema e gostaria de a experimentar.

Neste FW a opção DESLIGAR ligação desapareceu e informações como username e password também já não aparecem como no anterior FW.

Do que tenho lido, visto a ligação já não ser PPPoE mas sim IPoE, a autenticação passa a ser feita no servidor e já não é preciso nem username nem password certo?

Como nunca repus as definições de fábrica do router anteriormente, gostava de perceber qual é o procedimento que se deve ter, qual é o Login que se deve usar nestes casos (Administrator, meo, sumeo, etc...) e se tenho que guardar alguma informação que seja necessária para voltar a configurar o router após a reposição dos valores de fábrica, de forma a não ficar com o serviço desligado nem ser preciso contactar a linha de apoio.

Uma última questão, com IPv6 o IP ficou estático. Existe alguma forma de o voltar a colocar dinâmico ou a única forma de mudar o IP é esta:

http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-como-mudar-o-ip-publico-no-FW-10-2-1-L/m-p/70567#U70567

Agradeço desde já qualquer esclarecimento que venha a ser prestado.

Cumprimentos,

6 respostas

Mais uma vez boa tarde,

Ninguém me consegue confirmar se a reposição das definições de fábrica no FW 10.2.1.L requer depois algum tipo de configuração e que seja necessário guardar informações como username e password? Ou sobre qual o user que devo usar para fazer a reposição.

Não queria estar a insistir nisto mas gostaria de fazer estes testes durante este fim de semana e não pretendia ficar com o serviço desligado e depois ter de contactar a linha de apoio a pagar.

Mais uma vez obrigado.

Cumprimentos,
Boas @@mantas

O ip não ficou estático , apenas não existe uma opção na pagina para desligar e ligar a ligação , que é o que obriga mais rapidamente a mudar o ip , os comandos via telnet são a única opção .

Se fizeres reset ao router não é necessário qualquer configuração adicional.
Boa noite xptopt,

Agradeço desde já a atenção e esclarecimentos dados.

Realmente o reset não tinha nada que saber, mas não quis arriscar sem ter a certeza. Espero que em parte me solucione o problema de buffering no YouTube.

Em relação ao IP, pelo menos o meu ainda não se alterou. A diferença agora é que mantém-se o mesmo IP durante mais tempo?

Apenas mais uma questão. Para além do nome da rede e modo de segurança, eu posso alterar a password do user Administrator de forma a evitar que alguém possa aceder à minha password Wireless, no entanto todos sabemos que existem mais users que permitem aceder à página do router e assim aceder a esse tipo de informações. Existe alguma forma de contornar isto?  As passwords de outros users (como o meo, sumeo, microuser, etc...) podem ou não ser alteradas?

Cumprimentos,
Boas @@mantas

No firmware anterior o ip durava 24H no novo não sei ao certo .

Quanto á segunda questão esse problema não se coloca porque para poder aceder ao router tens de ter a password do wifi , só depois é que consegues aceder ao router .
Boa tarde xptopt,

Após restaurar as definições de fábrica do router voltei a ter o YouTube sem qualquer problema de buffering durante todo o fim de semana. No entanto, tal como eu já esperava, esta solução não resolveu de vez o problema. Ontem tudo voltou ao mesmo e voltei a ter problemas de buffering no YouTube em todos os vídeos. Desta vez já nem um novo reset resolveu o problema.

Desligar o IPv6 é a única forma que existe, para já, de resolver este problema?

A própria MEO é conhecedora deste problema? Vejo muitos problemas associados a este novo FW, que apesar de novo para mim já anda a ser utilizado há bastante tempo por outros clientes e até ver ainda não há notícias de que possa aparecer um novo FW que resolva alguns dos problemas.

Mais uma vez obrigado.

Cumprimentos,
Boas @@mantas

Sim , de momento a única solução e desactivar i IPv6.

A meo já tem conhecimento deste problema e pelo que sei não é um problema no router visto que até á algum tempo funcionava sem problemas o IPv6 , o problema deve estar do lado dos servidores .

Grade parte dos problemas não são exclusivos deste firmware , já vêm do firmware anterior , o único problema deste que tenho conhecimento é nas ligações SSH , mas já existe um fix para isso .

Responder