Resolvido

Rede WiFi 2.4Ghz

  • 3 September 2020
  • 13 respostas
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Boa noite, 

Ultimamente a rede wifi de 2.4 tem deixado de funcionar normalmente, umas vezes funciona outras vezes desaparece completamente, mas a rede de 5Ghz funciona normalmente sem problemas. Já tentei reiniciar várias vezes o router, já alterei o canal da rede de 2.4, e mesmo assim continua na mesma, às vezes está disponível outras não.

 

O que posso fazer para resolver o problema?

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Solução por omicronpersei8 7 February 2021, 00:20

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13 respostas

Por aqui tenho o mesmo problema. É chato porque tenho a impressora num local onde só chega a rede 2.4 e quando não funciona não consigo ligar à impressora. Alguma solução? O router é um Thomson Gateway 

Tenho o mesmo problema.

Tenho o mesmo problema. Alguém conseguiu resolver?

Crachá

Boa noite.

 

Já me tinha acontecido isso à cerca de 1 ano atrás e na altura resolvi e já nem me lembrava como.

Hoje voltou a acontecer o mesmo. A rede 2.4 não funcionava corretamente, ou seja, apesar da rede estar visivel, uns dispositivos não se conectavam (não conseguiam obter IP), outros conectavam mas ficavam com a indicação que não tinham acesso à internet. A rede 5ghz funcionava corretamente.

Após algumas tentativas, lá consegui resolver.
Acedi à configuração do router, e na configuração da rede 2.4, alterei o canal (estava em automatico e seleccionei o 4… podia ser outro). Depois reiniciei a gateway e ficou tudo a funcionar! :)

 

Espero que ajude a quem tenha o mesmo problema.

Boa sorte!

igual! Não consigo ligar dispositivos que apenas se liguem pela rede 2.4Ghz.

Já mudei todos os canais, nome...tudo e mesmo assim não consigo ligar. 

Crachá

Boa noite,

 

Hoje voltou a acontecer-me o mesmo, mas desta vez, nem com os passos que fiz anteriormente, estou a conseguir por a funcionar… :(

 

 

Boa noite a todos. 
Também me aconteceu o mesmo. 

O router deixou de fornecer wifi a 2,4 GHz. Já tentei repor as definições do mesmo da fábrica. Já mudei canais e frequências. 

 

Alguém capaz de dar uma ajuda?

Reputação 7
Crachá +23

Se ao aceder ao interface do router, vê a rede sem fios 2.4 ligada e não consegue ver essa rede no telemóvel. Poderá ser em última analise uma avaria do equipamento.

Se já fez restauro de fábrica e o comportamento se mantém, só me ocorre sugerir que reporte ao apoio técnico para ponderar uma troca de equipamento.

Se ao aceder ao interface do router, vê a rede sem fios 2.4 ligada e não consegue ver essa rede no telemóvel. Poderá ser em última analise uma avaria do equipamento.

Se já fez restauro de fábrica e o comportamento se mantém, só me ocorre sugerir que reporte ao apoio técnico para ponderar uma troca de equipamento.

Muito obrigado. 

É que isso que farei. 

 

 

Crachá

Tenho exatamente o mesmo problema. Já trocaram o router e não resolveu.

Reputação 2

Se moram num edifício com muitos apartamentos (e escritórios...), ou suficientemente perto de um edifício assim, o espaço radioeléctrico na frequência dos 2.4 GHz pode estar pura e simplesmente saturado…

Não esquecer que todas as redes celulares 4G (de todos os operadores!) também estão nessa frequência, assim como as comunicações por Bluetooth e até os fornos de microondas… e provavelmente mais alguns equipamentos que nem suspeitávamos que usassem a mesma frequência, tipo as campainhas de porta wireless, a estação meteorológica que tem um sensor wireless no exterior, o carro ou drone telecomandado, até possivelmente as chaves do carro… etc. etc. etc...

Pode ser pura e simplesmente um vizinho novo no prédio que acabou de instalar a sua rede e também trouxe um microondas muito antigo (e já não 100% isolado...) que está sempre a usar o dia todo… ou a nova vizinha jeitosa da porta em frente que resolveu arranjar uma campainha wireless :wink:

Fora de brincadeiras… uma das várias razões para se ter avançado para a rede de 5GHz, para além da possibilidade de maior largura de banda, tem justamente a ver com o excesso de saturação (e interferências) na frequência 2.4GHz. E se for o caso, não há mesmo nada a fazer (podiam tentar montar uma gaiola de Faraday dentro do vosso apartamento e cobri-la depois com Pladur®️, estuque e tinta… mas ficavam sem acesso à rede móvel).

Daí ser importante, na medida das vossas possibilidades, ligar o maior número de equipamentos via Ethernet: não só deixam de estar susceptíveis à interferência de outros equipamentos (vossos e dos vossos vizinhos), como também contribuem para diminuir a vossa interferência noutros equipamentos dos vossos vizinhos...

E a tendência será para que isto piore sempre: os «novos» vizinhos já não serão da mesma geração dos «velhos» que lá habitavam, e trazem consigo os seus telemóveis, tablets, portáteis, eBooks e toda uma panóplia de equipamentos Bluetooth… por isso a vossa situação não terá tendência para «melhorar» mas sim apenas para piorar constantemente. E desta vez a «culpa» não é nem da MEO, nem dos seus routers! :smile:

Podem temporariamente aumentar a potência do vosso router/AP. O FibreGateway, por exemplo, permite fazê-lo via o interface Web (dentro de limites). Há também a possibilidade de acrescentar uma antena — especialmente aquelas que são activas, ou seja, que amplificam electricamente o sinal — pois «quem tiver o sinal mais forte, ganha». Mas isto é só uma solução «temporária»… porque os vossos vizinhos podem fazer precisamente o mesmo… até todos terem o sinal muito mais forte e voltarem a interferir uns com os outros… e assim por diante: é uma «corrida ao armamento» que não pára!

O mesmo se passa com o vizinho/amigo/familiar que diz «ah, eu tinha esse problema, e comprei o equipamento X, e tudo voltou a funcionar como dantes! Os equipamentos da MEO não prestam». Pois, isso significa apenas que o equipamento X, por acaso, talvez seja um pouco mais potente do que o que já têm. Até toda a gente mudar para o equipamento X (ou a própria MEO aumentar a potência dos seus equipamentos). Depois volta tudo ao mesmo… excepto que agora, para além de estarmos chateados com a MEO, ficamos chateados com o tal vizinho/amigo/familiar porque nos obrigou a gastar dinheiro por um equipamento que, ao fim de uns tempos, «deixou de funcionar como dantes»...

Posto isto, as soluções mais óbvias são:

  1. Colocar tudo o que tiverem em casa ligado à Ethernet: routers, switches, MEOBOX, outras boxes ou Chromecasts e quejandos, SmartTV, e, naturalmente, todos os computadores, servidores, NAS, e portáteis. Para os equipamentos que não tenham placa Ethernet de raíz, mas possam usar uma porta USB (ou outra) para colocar lá uma porta Ethernet — façam o investimento (isto é verdade para os portáteis e laptops Apple, por exemplo, que já não trazem portas Ethernet há muitos anos — mas vendem o adaptador à parte).
  2. Optar exclusivamente por telemóveis e tablets que possam usar a rede Wi-Fi nos 5 GHz, que está muito menos saturada, e vai levar ainda algum tempo a ser saturada. A título de comparação, a rede celular (móvel) 5G usa várias frequências, mas espera-se que nas cidades usem as frequências entre 2.5–3.7 GHz (não interferindo, pois, nem com tudo o que já está a funcionar nos 2.4 GHz, como também não chegando ao Wi-Fi de 5 GHz) e 25–39 GHz em espaços muito densos (tipo as antenas celulares colocadas nos centros comerciais, edifícios de escritórios, etc.). Fora das cidades, as antenas estão muito mais distantes umas das outras, pelo que usarão uma frequência muito mais baixa — 600–850 MHz, semelhante à usada pela rede 4G fora das zonas urbanas — que também não irá interferir com as redes e equipamentos que operam a 2.4 GHz. Ou seja, também não vai ser a rede móvel 5G que vai «estragar» o relativo «silêncio» da frequência usada pela rede Wi-Fi a 5 GHz, pelo que ainda é razoável utilizá-la…
  3. Reservar a utilização da rede Wi-Fi a 2.4 GHz apenas para os equipamentos que não possam usar outra coisa — tipo eBooks mais antigos e alguns TV dongles. Mesmo a questão dos equipamentos «muito distantes» do sítio onde está o AP ou o router não têm a «desculpa» de precisarem mesmo da rede 2.4 GHz — até porque cada vez será mais difícil apanhá-la com qualidade suficiente nas distâncias maiores. Mais vale então investir num repetidor de rede a 5 GHz, ou, melhor ainda, ligar esses equipamentos remotos com um cabo Ethernet (um cabo que seja bem feito consegue percorrer uma distância de 100 metros e ainda dá uns belos 100 MBit/s).

Por outras palavras: não esperem milagres...

Crachá

@Arundel  No meu caso, é uma moradia bastante afastada das restantes habitacões. Os equipamentos não detetam outras redes wifi.

Crachá

A mim acontece o mesmo. Sem qualquer razão, o wifi 2.4 deixa de funcionar. Ou seja, o SSID continua visível, mas sem acesso à internet. Tudo ok com o 5Ghz. É chato porque os meus ar condicionados so reconhecem a rede 2.4. A unica coisa que funciona é um restart ao router. Ja alterei canais e tudo e mais alguma coisa. Nao é saturação, nem é preciso divagarmos para gaiolas de Faraday nem microondas ou viajar na maionese. O router é uma merda.