Pergunta

Recomendação de Router para gerir internet e substituir o thompson da MEO?

  • 21 October 2021
  • 5 respostas
  • 573 visualizações

Reputação 1
Crachá +4

Boas,

 

Tenho MEO 500Mbps, com o router Thomson MediaAccess TG789vac v2. Se alguém da MEO estiver a ler isto peço desde já desculpa mas este router é um autêntico lixo assim que de coloca alguma carga na rede e se tem vários dispositivos ligados.

 

Nao tenho gestão de IP's eficiente, port forwarding e Bloqueios de acessos, entre outras coisas. Mexo-me bem com configurações de rede (sou engenheiro informático e trabalho em SysOps atualmente).

 

Sei que os routers originais da MEO têm firmware básico e extremamente limitado, dão problemas quando, por exemplo, se coloca um segundo router a gerir a rede e do nada as boxes têm freezes de 5 em 5 segundos, etc.

 

Alguém tem experiência e me consegue recomendar um router que funcione bem para gerir a minha rede de casa? Pretendo que o da meo sirva para boxes e de resto que fique ali quieto no canto dele.

 

Futuramente vou criar uma NAS e também vou criar um pequeno servidor para gerir algumas coisas e com este router que me demora mais de 1 minuto a listar os diapositivos na rede nada feito…

 

Cumprimentos a todos!


5 respostas

Reputação 7
Crachá +23

Olá,

 

Já corrigi o título. Acerca das questões que levanta. Pessoalmente uso um Asus RT51U que na relação preço eficiência satisfaz-me em 100% para o que necessito. É um equipamento muito resiliente e bom, como é equipamento privado “posso fazer o que me dá na gana”, por bem dizer. 

Dos modelos que vi da gama Asus RT há já novidades Asus RT-AC1200 V2 AC1200 Dual-Band WiFi 5 802.11ac (39 euros aprox.) é uma questão de ponderar. 

Nota: ao ligar um segundo router em bridge mode, sugiro que ligue a(s) box(es) MEO no router MEO da mesma forma que o telefone também deverá manter-se ligado ao router MEO, todo o resto (internet) passa a ser gestão no equipamento privado. Já dei vários usos ao meu router, lan party, server apache (via rspbpi) etc, não tenho qualquer razão de queixa deste equipamento. Inclusive como jogo e sou muito exigente nas questões de port forward, tipo de NAT etc, este equipamento tem tudo o que preciso. 

esta é uma mera opinião pessoal. A gama de equipamento referido tem uma margem de preço que vai desde 25 euros até uns 40 euros. Gamas mais altas dessa marca claro que são mais caras. 

Reputação 1
Crachá +4

Olá,

 

Já corrigi o título. Acerca das questões que levanta. Pessoalmente uso um Asus RT51U que na relação preço eficiência satisfaz-me em 100% para o que necessito. É um equipamento muito resiliente e bom, como é equipamento privado “posso fazer o que me dá na gana”, por bem dizer. 

Dos modelos que vi da gama Asus RT há já novidades Asus RT-AC1200 V2 AC1200 Dual-Band WiFi 5 802.11ac (39 euros aprox.) é uma questão de ponderar. 

Nota: ao ligar um segundo router em bridge mode, sugiro que ligue a(s) box(es) MEO no router MEO da mesma forma que o telefone também deverá manter-se ligado ao router MEO, todo o resto (internet) passa a ser gestão no equipamento privado. Já dei vários usos ao meu router, lan party, server apache (via rspbpi) etc, não tenho qualquer razão de queixa deste equipamento. Inclusive como jogo e sou muito exigente nas questões de port forward, tipo de NAT etc, este equipamento tem tudo o que preciso. 

esta é uma mera opinião pessoal. A gama de equipamento referido tem uma margem de preço que vai desde 25 euros até uns 40 euros. Gamas mais altas dessa marca claro que são mais caras. 

 

Boas,

 

Muito obrigado pela resposta e pela alteração do título!

 

Tenho apenas algumas questões: com esse router que tens é uma instalação “plug and play”? Ou seja, ligo o modo bridge no router da MEO e não preciso de configurar mais nada no da Asus ou no Thomson da MEO?

 

E quanto a boxes, se elas ficarem ligadas no router da MEO não têm o tradicional problema de pararem de 5 em 5 segundos? Já tive um router no passado e tentei fazer isto e tive esse problema.

 

Já ouvi falar muito bem dos routers da Asus, estou a pensar em investir num, até naquele de 40eur que recomendaste, parece-me uma boa opção até porque não sei se vou para mais de 500Mbps a menos que o preço seja apetecível…

 

Cumprimentos,

Rafael

Reputação 7
Crachá +23

@rafaelmoreira12 Correto, mencionei o segundo router, pois ele será mais adequado para o serviço que tem neste momento (500Mbps). Este equipamento, mais propriamente o firmware tem a função Upnp como a maioria de outros routers de outras marcas, e como em todos quando é necessário alguma configuração especifica é necessário mesmo fazer-la a mão (ie: portforward etc) de resto por exemplo para jogos não tenho de fazer nada ao menos que o jogo necessite de algum protocolo especifico e mapeamento de portos. 

pequenas vantagens que aprecio:
* os router asus dessa gama tem uma aplicação Android/IOS que controla o router, dentro da lan, ou se quiser fora de casa (é necessário criar um dns, lá no manual explica isso tudo) e configurar. 
* o Asus permite fazer backup das configurações, se um dia preciso fazer reset, é simples e muito rápido repor tudo.
* existem vários tipos de controles que vai ter no equipamento, controle parental, ferramenta de diagnostico, QOS, acesso aos devices na LAN/wan rápido, ligar-se por VPN, updates de firmware ou firmwares não oficiais etc.
 

outro tema que fala de ter paragens na TV isso deverá seguramente, ter sido tema de configuração. Se tentar ligar a box ao router asus, isso é que requer uma configuração especifica (vulgo relacionada com protocolo IGMP), para não complicar sugiro que ligue no router meo.  

Reputação 1
Crachá +4

@OmicronPersei8 já estive a ver e reparei que os routers da Asus têm firmware específico para trabalharem com a MEO, desde há uns anos que estes thomsons não têm updates nem modificações por isso devem trabalhar bem em conjunto, honestamente o da MEO vai mesmo ficar só para as boxes mas surgiu-me uma questão:

Tenho uma boxe no andar de baixo, não tenho cabo lá e atualmente uso um powerline e funciona OK, ele é só de 100Mbps mas a box trabalha sem problemas. Se eu desativar o wifi deste powerline (mais nenhum dispositivo se conecta a ele) será que as duas boxes (uma ligada por cabo outra powerline) funcionarão OK? Ele é unmanaged, ou seja, os IP’s atribuídos são pelo da MEO.

Reputação 7
Crachá +23

Não lhe sei dizer ao certo, à priori qualquer equipamento acesso net pelo wifi de um ou de outro router(quando os dois em bridge) não há tema (o router da MEO é que tem de gerir o DHCP). Na situação especifica de powerline deduzo que não deverá ser tema, tirando que o powerline não é uma tecnologia 100% resiliente, pois depende da estabilidade da rede elétrica e é influenciável a interferente na rede. 

Quanto muito à titulo de sugestão, em vez de pagar + 1 aluguer de meobox (se for esse o seu caso) poderá optar no futuro por adquirir um equipamento para si, Android TV ou Apple TV 4k (esses já só dependem do acesso internet, não sendo tema de vlan’s)

Responder