Resolvido

Questão Técnica: IPV4 público redes móveis?

  • 27 May 2019
  • 1 resposta
  • 441 visualizações

Boa tarde,

Tenho um servidor que se encontra na arrecadação do meu prédio. Visto apenas ter permissões para aceder à rede elétrica da arrecadação, não posso instalar internet fixa na mesma; foi aí que cheguei à conclusão que iria ter de usar a minha 'net' móvel (30GB mensais de dados) para poder utilizar o servidor, e até aí tudo bem.

O servidor é composto por uma máquina com Windows Server 2012 e outra com Ubuntu Server 19.04.

Acedo à máquina com Windows Server através do ambiente de trabalho remoto da Google e funciona tudo como esperado.

No caso da máquina com Ubuntu, é aqui que entram os problemas... Quando tinha a máquina em casa (ligada à internet fixa) conseguia usar todos os protocolos que pretendia (SSH, FTP, HTTP, SFTP, SMTP).

No seguimento do uso dos protocolos mencionados anteriormente, liguei a rede móvel a um Router que lê cartões 4G (TL-MR6400) e adicionei à tabela NAT os "Virtual Servers" correspondentes a esses protocolos (Port Forwarding).

Foi nesta altura que reparei que no router aparecia que o IPV4 era: 10.68.82.253, algo muito estranho pois de acordo com a IANA (Internet Assigned Numbers Authority) qualquer IP entre 10.0.0.0 e 10.255.255.255 faz parte de redes privadas, mas supostamente o IP do meu router deveria ser Público, pois se não é público é impossível conseguir abrir portas pois elas tinham de ser abertas no router principal (aquele que possui o IP publico).

Após alguma pesquisa e testes com PING, cheguei mesmo à conclusão que qualquer rede móvel possui um IP privado e não público, i.e., não é possível fazer ping para telemóveis/aparelhos móveis que estejam fora da mesma rede.

Posto isto, sem me querer estender muito mais, peço ajuda. Ajuda a alguém que saiba como posso contornar isto, de preferência sem custos adicionais, e se é sequer possível obter um IP público num dispositivo móvel ou se a MEO estaria disponível a ajudar-me nesta situação.
icon

Solução por Mike_ 27 May 2019, 13:47

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

1 resposta

Boa tarde

Aqui no fórum se tivesse colocado essa questão, à semelhança de outros clientes, teria sido informado sobre a questão do IP ser privado.

Relativamente às suas necessidades com atribuição IP público, tal como nas redes fixas, terá que contactar o departamento comercial.
Pode recorrer aos pedidos na sua área de cliente ou visitar uma das lojas MEO.