Questão sobre serviço

  • 18 November 2018
  • 3 respostas
  • 151 visualizações

Boas. Eu tenho contratado um serviço de internet fibra 200/100, e tenho uma pergunta:

 

Porque é que se eu estiver a fazer upload a 100mbps, o meu download simplesmente cai para valores horríveis, ou o contrário, a fazer download a 200mps, porque é que o upload também cai para valores horríveis? Eu contratei 200 mbps de download E 100 mbps de upload, não contratei 200 mbps de download OU 100 mbps de upload. Porque é que não consigo fazer download a 200mbps e upload a 100mbps ao mesmo tempo?

 

Sem falar que quando estou a esgotar o upload, a internet fica MUITO lenta, o ping que normalmente fica muito baixo < 5ms, vai para +300ms. Já falei com amigos que têm MEO, isto acontece a todos. Falei com amigos da concorrência e não acontece.

 

A minha questão é, isto é propositado ou é uma avaria?

 

Obrigado.

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

3 respostas

Bom dia


 


Na conexão MEO que uso em casa, bitcap a 200Mbps/100Mbps, com o setup de equipamentos e OS optimizado e sem AV's (não uso), olhando para o gráfico de utilização de banda, consigo utilizar o débito disponível (upstream e downstream) praticamente na sua totalidade e via wireless, existe aumento de latência mas pouco significativo.


 


No seu caso, descreve grande aumento na latência e lentidão geral, parece ter algo, um elemento no seu setup, a impedir a execução do QoS.


 


 
Muito obrigado pela resposta. Mas então, diga-me uma coisa, essa mesma limitação que está a falar também se aplicaria a outras operadoras, correto? Porque é que há operadoras em que isto não acontece? A fibra óptica tem uma largura de banda brutal, não acredito que não tenha banda disponível para me fornecer 300mbps de banda. Em relação ao protocolo TCP (presumo que era a isto que se estava a referir), tem aí exatamente o problema. Se eu estou a fazer download a 200mbps, teoricamente teria 100mbps para enviar o checksum dos pacotes recebidos, o que não acontece. Estou a fazer download a 200mbps e há barreira colocada por vocês para não usar mais de 200mbps de "internet" ao mesmo tempo, o que causa grande aumento de ping e lentidão geral.

 

E pode entrar em questões mais técnicas, é a minha área e gostava de entender o porquê de isto acontecer.


Obrigado pela atenção.
Bom dia


 


Não se trata de ser propositado nem avaria, é uma característica da transmissão de dados sobre IP.


 


Quando está a descarregar tem que existir informação no sentido oposto de que a informação está a chegar e que pode ser enviada mais, o mesmo acontece quando está a enviar. Se está a esgotar o upload pouca largura de banda sobra para o envio de pacotes de confirmação do que está a querer receber.


Tentei escrever isto da forma mais básica possível.