Quebras constantes no sinal

  • 1 August 2014
  • 35 respostas
  • 3908 visualizações

Tentarei ser o mais explícito e esclarecedor acerca do problema que afecta o acesso a televisão/internet na minha residência:

Desde há muitos meses para cá (estará a fazer 1 ano com toda a certeza) que se começaram a notar quebras no sinal de televisão e internet em curtos espaços de tempo mas por várias vezes ao longo de todo o dia. Mais concretamente, 3 a 4 vezes por dia o "router" dava conta de perda de sinal, como que se reiniciasse, e durante 1 a 2 minutos (tempo de reinicio do router, suponho eu) estava privado da utilização tanto de qualquer canal televisivo (era mostrada a mensagem de que haveria qualquer problema e que seria aconselhável ligar para o número de apoio) e de acesso à internet, ficando apenas o serviço de telefone disponível.
O problema agravou-se poucas semanas depois, passando para uma frequência maior de quebras de sinal (pelo menos 1 vez por hora) e foi então que o incómodo começou a ser justificável de uma chamada para o apoio técnico da Meo, que depois de todos os "despistes" feitos para perceber qual seria o problema concluiu que seria necessário uma equipa actuar directamente na residência.
O atendimento à residência foi efectuado com rapidez e quanto à disponibilidade não há nada a apontar, mas a verdade é que os problemas apenas estavam a começar porque o problema não ficou resolvido até ao dia de hoje. Passo a explicar. As várias equipas que vieram até a minha residência procuraram sempre resolver o problema de diversas formas: foram ligados e desligados aparelhos e cabos, feitos resets a tudo o que era possível e foi inclusive trocado o router (o problema persistiu); foram trocado os cabos no interior da residência e tratados todos os remendos que poderiam afectar a ligação (o problema persistiu); idas à "central" para averiguar as quebras, reforçar o sinal e subidas aos "postes", perdoem-me a falta de termos técnicos, também não resolveram o problema; foram substituidos cabos no EXTERIOR da residência, que de nada serviu.

Percebo que com tantas intervenções não eficazes o problema talvez seja algo complicado de resolver, mas a verdade é que neste momento a Meo tem um cliente que paga integralmente a sua mensalidade para usufruir de um serviço, e desde há vários meses que se vê privado de um uso continuado do mesmo. Porque há dias, como o de hoje, em que o desconforto de perder sinal de televisão e internet por alguns minutos ao dia passa ao incómodo e idignação de não conseguir estar mais que 20 minutos em utilização constante. Torna-se muito incómodo principalmente quando o cliente necessita do serviço que paga para motivos profissionais.
Até agora apenas descrevi os "sintomas" do problema tal como os experencio, mas há algo que pode ajudar na procura de resolução ou ser apenas coincidência: em dias de mau tempo (especialmente quando há mais vento na zona) as quebras de sinal são muito mais frequentes e o serviço fica indisponível por períodos maiores.

Esta queixa está longe de ser qualquer tipo de ameaça, até porque sou cliente Meo há longos anos, mas a verdade é que a falta de qualidade do serviço e os constantes problemas ao longo do último ano têm feito ponderar algum tipo de mudança pois preciso de um serviço constante por motivos tanto profissionais como de lazer. Serviço esse que neste momento e após várias intervenções de profissionais parece não melhorar. Não peço um serviço melhor do que o que pago, apenas o serviço que pago. Deixa de ser uma questão de "gostar ou não gostar" do serviço para ser uma questão de "poder ou não poder" utilizá-lo sempre que preciso (até porque quando está a funcionar, o serviço satifaz-me na perfeição). Peço portanto que os responsáveis por estes assuntos tenham em atenção este(s) caso(s) em específico porque já que o problema não é da residência nem do equipamento comprado e/ou alugado para o efeito, passa a ser da responsabilidade da operadora garantir o serviço a que se compromete. E caso não o possa fazer, deveria informar o cliente ou pelo menos tentar oferecer alternativa.

 

Esperando uma resposta breve,

os melhores cumprimentos.

35 respostas

Deixo aqui o ponto de situação:


Passados 27 dias desde o post original, dos quais 10 dias de espera após o aviso que seria contactado o mais brevemente possível, desisti de esperar e procedi do modo que esperava evitar: telefonei para o "16209" mais uma vez a repetir pela enésima vez o problema que me afecta. Compreendo que poderia ter sido a minha primeira escolha, mas pensei que ter o problema exposto por escrito pouparia tempo e trabalho às duas partes tal como dinheiro da minha parte. Pensei mal aparentemente.


No entanto, depois te contactar o "16209" 3 vezes no mesmo dia e terem sido feitos os vários testes pela enésima vez, foi marcada uma visita por um técnico. Ontem (28-08) esse mesmo técnico deslocou-se à minha residência onde ouviu atentamente qual o problema e procedeu de imediato a uma análise onde concluiu que haviam vários erros do "porto" (termo que usou, não percebi ao certo ao que se referia). Deu-me o seu contacto para o avisar caso houvesse nova quebra para poder fazer novo diagnóstico. Essa mesma quebra aconteceu pouco tempo depois desse último contacto.


Já hoje, reportei novamente o problema com o técnico em causa que me contactou depois de proceder a nova intervenção no referido "porto". E a verdade é que desde então já lá vão 8 horas sem uma única quebra, situação inédita desde há quase um ano para cá.


Fico feliz por ter bons indícios de que o problema esteja a caminho de ser completamente resolvido, destacando a eficácia do técnico Meo destacado.


No entando deixo aqui o meu desagrado para com a demora e falta de empenho por parte das equipas técnicas associadas aos fóruns da Meo. Compreendo que seja um fase complicada, com as férias de colaboradores e pessoal, mas situações como a minha criam algum descrédito quanto à prestação de apoio ao cliente. O problema/avaria não é culpa de ninguém, mas está nas mãos da empresa dar esclarecimento e apoio ao cliente lesado o mais rápido e convenientemente possível.


Cumprimentos
Crachá
Como se não bastasse, o 16209 é taxado:

 

Horário: todos os dias, das 0 às 24h.
€0,1405 / min com origem na MEO Rede Fixa;
€ 0,30 / minuto com origem na rede móvel e nos outros operadores fixos.
Custo máximo por chamada de € 3,557.
Nota: Estes valores vão ser alterados a partir de dia 5 de outubro. Consulte a nova tabela de preços.

 

 

No meu caso passa-se o mesmo, mas o serviço é o fibra.

o modem reenicia-se por várias vezes ao longo do serão, uns dias mais outros menos, mas sem duvida todos os dias.

Já substituiram blá, blá, blá....problemas das linhas blá, blá, blá... e nada resolveu.

Desde que passei para o MEO que o problema existe para mais de 6 meses, nunca o mesmo foi dado como resolvido, portanto ainda por solucionar.

O problema já foi identificado aqui no forum (por um cliente) como sendo do aparelho (router), ou do firmware dele, solução da MEO não existe, portanto, NÃO VALE APENA LIGAR PARA O 16209! - é só para gastar dinheiro ao pessoal, o processo de resolução entra num loop e é sempre igual.(experiência própria)

SOLUÇÃO:

Apresentar estes fatos como prova da falta de qualidade dos serviços e com isto forçar o fim da fidelização alegando não  ter o serviço contratado com a qualidade que foi dita.

A fidelização não serve só para os clientes, o provedor de serviços terá que manter os mesmos.

Conclusão?- não serve troca-se para outro à mais quem queira, e provavelmente com mais ou menos qualidade, mas se os clientes trocarem de fornecedor, obriga a uma concorrência mais apertada e a um melhoramento da qualidade por parte das empresas.

Quem ganha? - somos nós, a Meo e os outros fornecedores de serviços, que terão os clientes mais satisfeitos e tudo vão fazer para que os mesmos não mudem.

Não fiquem calados e quietos.(é um erro grande)

 

Bem hajam a todos.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


PAlex, dizes que te informaram que o problema seria da linha (fibra) para o router reiniciar??


 


na fibra existem motivos para o router reiniciar e garantidamente não será da fibra...exesso de equipamentos, uso alto de download's/upload's, algum equipamento a fazer algum conflito, etc...mas nunca por causa da fibra...ja agora o ONT tb reinicia?
Crachá
boas,


não, simplesmente verificaram os aparelhos substituiram o ONT e o modem e fizeram reset á box  e puseram o wifi num canal apenas por haver muitos na zona.


o ONT não reenicia nem perco os canas que são injetados na rede domestica.


Simplesmente tudo o resto (tv, net e telefone) vai abaixo e o modem fica a piscar em vermelho (reenicia). Passados 2-3 min volta a ficar normal.


Sim está confirmado que não é da fibra, até mesmo que quando se encontravam os técnicos aqui, aconteceu a quebra e, em contato com a central estava tudo normal lá.


Até já me disseram ( do apoio ao cliente)que o modem reenicia automáticamente para não perder qualidade... mas não 2 -5 x por dia.


Apenas tenho um pc desktop, um portatil e um telemovel ligados, em relação a downloads é exporadico mas  não há quebras durante os mesmos.


existe esta solução 


ou pelo menos uma tentativa de isso mesmo ( tirar alguma carga ao modem da MEO)


 


 
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


ok ja entendi...e concordo cnt o router reiniciar com frequencia não é normal...talvez 1x por mes e mesmo assim...


 


esclarece entao umas coisas...


 


quantos equipamentos ligados ao router?


qual o trafego de internet? download e upload?


e a mais estranha o router esta ligado a uma regua de tomadas, daquelas com 5/6 entradas? caso esteja podes arranjar maneira de ligar directamente a uma tomada de parede? no extremo pode ser problemas electricos da regua...
Crachá
ao router tenho só o pc e a box meo, o telem e o portatil estão em wifi.


tinho o modem e o nto e o pc ligado á ups, mas também já tentei essa solução de retirar a ups e ligar direto á tomada só o modem e continua igual, (ainda agora entre posts foi abaixo)


em relação ao trafego, varia, tanto faço 2-3 gb num dia como estou 1 semana sem o fazer (é bastante irregular)
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


entao 4 equipamentos, +/- 90Gb mensais...por ai nao vejo qualquer preocupação...se fosse 10 equipamentos ou 1Tb de trafego ja justificava as quedas é um router residencial nao para uso empresarial...


 


e mesmo ligado a tomada de parede ou UPS tem quedas do router...assim excluo facilmente tb problemas electricos só pela UPS...so pode ser do router, isto baseado nas informaçoes que forneces...


 


contacta 16209 ou atraves da area de cliente e pede assistencia...esse router tem de ser trocado mesmo que ja tenha sido feito isso...
Reputação 7
Crachá +23
lembreime agora...pode ser excesso de ligaçoes...algum spam ou spyware em algum pc...
Crachá
uso o spyhunter 4 :)


e costumo correr 1 x por semana, tem apanhado alguns, mas de baixo perigo. vou tentar que me substituam o modem, poderá resolver. por sorte já têm outra marca.
Desde o dia 08/09/2014 que o meu serviço de internet está constantemente com quebras! Entre ontem e hoje (dia 12 e 13/09/2014) que não consigo aceder à internet com o mínimo de condições. Para além de estar sempre a cair, o pouco tempo que está a funcionar está super lento!

Como já vi por vários post o problema não parece ser só meu.

Noutra morada, tenho um serviço em que pago metade do que pago pela meo e nunca tive problemas!

Acho que tendo em conta o valor que pagamos pelos serviços da meo, deveríamos ter um serviço muito melhor!

Agradecia um contacto e solução por parte da meo.

Responder