Problemas velocidade a partir dos 100Mbs com router TG784n V3 !

• 17 June 2014
  • 26 respostas
  • 6677 visualizações

• Estagiário Sénior
  • 116 respostas
Boas,

Tenho MEO Fibra há pouco tempo, mas houve um pormenor que me intrigou e me levou a pesquisar um pouco... e não sei se este não poderá estar relacionado com o problema que se fala neste e noutros tópicos sobre este TG784nV3 só dar ~94mbps... vou tentar descrever a minha situação:

Não foi exactamente a velocidade que me levou a ver isto com mais atenção, para mim não tenho grande interesse se consigo 91, 94 ou 100mbps de download... e eu tenho uma limitação de 91, independentemente da alteração que falo abaixo, mas pelo que entendi esta limitação dos 91 não parece estar relacionada com o router, mas sim com a config do meu acesso, e mesmo que quisesse não posso pedir para mudarem isso pois deveria ter na verdade 30... http://forum.zwame.pt/images/emozw/winka.gif

No meu caso, tenho ONT Alcatel-Lucent e router TG784nV3, e quando me foi feita a instalação o led LAN do meu ONT estava laranja, mas passados uns 2 ou 3 dias, durante uma madrugada/manhã, dou com este em verde... intrigou-me... pesquisei um pouco e encontrei que, neste ONT, laranja significa ligação 1gbps e verde 100mbps... agora porquê ter mudado de repente? Reiniciei ONT e Router e continuava verde, e assim continuou... mas preocupou-me pensar se algo no ONT ou no router estaria danificado ou "a degradar-se" e a ligação entre estes já não conseguisse efectuar-se a 1gbps... mais uns 2 dias e para tentar despistar o problema testei ligar um cabo de um PC directo ao ONT e confirmei que a ligação de rede ficava a 1gpbs (indicação no PC e led laranja no ONT), testei então ligação do PC à wan do router e só dava 100mbps, conclusão a porta wan do router não passava de 100mbps, mas porquê? algo se teria danificado no router? Sei que o firmware no router não foi actualizado, já de origem era 10.2.1.D (verifiquei no 1º dia), e continuava a ser... deu-me para explorar por alto as configurações do router por telnet tentando encontrar algo que desse estatísticas, configs da porta wan ou semelhante e encontrei o seguinte:

(mesmo com o login limitado meo/meo dá para ver/alterar os parâmetros que menciono abaixo)

Código:
code:
{meo}=>eth device iflist
--- Ethernet port mtu state information --- | -- Autonegotiation settings --
Name Type MTU MaxMTU State | State Speed Duplex FlowCtrl
ethif1 FE 1526 1526 enabled Not connected | Enabled auto auto sym
ethif2 FE 1526 1526 enabled Not connected | Enabled auto auto sym
ethif3 FE 1526 1526 enabled Not connected | Enabled auto auto sym
ethif4 GE 1526 2000 connected 1000BaseTFD | Enabled auto auto both
ethif5 GE 1600 2000 connected 100BaseTFD | Enabled 100Mb auto none
wlif1 FE 1526 1526 connected Not connected |
ethif6 FE 1526 1526 connected Not connected |
wl_ssid1_local0 FE 1526 1526 connected Not connected |
wl_ssid2_local0 FE 1526 1526 connected Not connected |

{meo}=>eth device ifautoneg intf=ethif5
Port ethif5
Supported autonegotiation capability bits:
Capability Advertised
10 Base-T No
10 Base-T FD No
100 Base-TX Yes
100 Base-Tx FD Yes
normal pause No
asym. pause No
symmetrical pause No
both pauses No
1000 Base-T No
1000 Base-T FD No

como se pode perceber facilmente nas definições da porta 5 (wan), esta está configurada especificamente para 100Mb apenas, em vez de auto (ou especificamente 1gbps)... o que tentei então foi alterar a mesma para auto, com este comando:

eth device ifautoneg intf=ethif5 speed=auto duplex=auto pause=none

( para voltar a porta aos 100mbps: eth device ifautoneg intf=ethif5 speed=100Mb duplex=auto pause=none )

( deverá ser necessário um saveall para a alteração ficar guardada e ter efeito após restart ao router... )

e após isto tinha novamente a ligação entre o router e o ONT a 1gbps, e o led LAN laranja no ONT, como nos 1ºs dias em que o serviço me foi instalado...

Código:
code:
{meo}=>:eth device iflist
--- Ethernet port mtu state information --- | -- Autonegotiation settings --
Name Type MTU MaxMTU State | State Speed Duplex FlowCtrl
ethif1 FE 1526 1526 enabled Not connected | Enabled auto auto sym
ethif2 FE 1526 1526 enabled Not connected | Enabled auto auto sym
ethif3 FE 1526 1526 enabled Not connected | Enabled auto auto sym
ethif4 GE 1526 2000 connected 1000BaseTFD | Enabled auto auto both
ethif5 GE 1600 2000 connected 1000BaseTFD | Enabled auto auto none
wlif1 FE 1526 1526 connected Not connected |
ethif6 FE 1526 1526 connected Not connected |
wl_ssid1_local0 FE 1526 1526 connected Not connected |
wl_ssid2_local0 FE 1526 1526 connected Not connected |

{meo}=>eth device ifautoneg intf=ethif5
Port ethif5
Supported autonegotiation capability bits:
Capability Advertised
10 Base-T Yes
10 Base-T FD Yes
100 Base-TX Yes
100 Base-Tx FD Yes
normal pause No
asym. pause No
symmetrical pause No
both pauses No
1000 Base-T Yes
1000 Base-T FD Yes

Tudo funciona impecavelmente, mas por o meu acesso estar limitado a 91mbps (como expliquei no inicio) não noto qualquer diferença na velocidade da Internet, entre a porta wan estar a 100mbps ou 1gbps, no entanto leva-me a pensar se, quem não tenha esta limitação, não será isto que fará a diferença entre os ~94mbps e os ~100mbps? (e que ainda deverá ser maior tendo box's a funcionar, que vão roubar ainda mais largura de banda à porta wan)... Será esta simples alteração que fazem do apoio para resolver o problema a quem "chateia" com esta situação? Quando se faz reset ao router supostamente a porta voltará a 1gbps, como quando o serviço me foi instalado? (não experimentei, mas pela lógica... mas quanto tempo dura até voltar a ser alterada...)

No entanto, pergunto-me: porque raio ficou então de um momento para o outro a porta wan do meu router limitada a especificamente 100mbps? sem ter sido um update de firmware... seria o próprio firmware do router a fazer a alteração automaticamente por algum motivo, erros, etc... e gravou esta config para forçar 100 para sempre no futuro!? (parece-me estranho...) foi alterado por configuração remota (tr-69)? mas por que motivo? script de configuração remota que também tenha que estar preparado para outros routers onde por algum motivo é necessário forçar a porta a 100? problema com outro ONT onde seja preciso fazê-lo? (PT Inovação?) ... e a config seja aplicada por default a todos? algum problema em estar a 1gbps? Não noto nada errado... Apenas suposições, ideias... mas gostava de saber a razão exacta para isto... algum "insider" (edias? etc) faz ideia do motivo para isto?

Penso que poderia ser interessante se alguém sem a limitação dos 91mbps (com a dos ~94...) pudesse testar se esta config está de facto relacionada com a situação... e se quem já consegue os 100mbps com a config "a pedido" pudesse fazer um "eth device iflist" e/ou "eth device ifautoneg intf=ethif5" e postar os resultados, apenas para se ver como estes têm a porta wan configurada exactamente...

p.s. já agora... algo completamente diferente: alguém consegue os ~23mbps de upload em apenas 1 ligação (por ex. upload para um ftp nacional/decente)? Pergunto isto pois apesar de com umas 3 ligações simultâneas conseguir os ~23mbps de upload, que aparentemente todos conseguem (e que aparece nos "speedtests" pois estes usam ligações simultâneas), com apenas 1 ligação nunca consigo passar de ~10mbps (~1.2MB/s), claro que não dá para reclamar... mas apenas queria saber se esta limitação é assim com todos...

p.s.2. desculpem o testamento, mas quis descrever toda a minha situação e não deu para ficar mais curto http://forum.zwame.pt/images/emozw/winka.gif

Cumps.

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=856807&page=5&p=11602161&viewfull=1#post11602161

26 respostas

Ou seja, devem ter alterado o teu acesso para o mesmo que o meu.

Vamos ver como se mantem.

Mesmo assim este FW é melhor que o anterior.

Responder