Problemas velocidade a partir dos 100Mbs com router TG784n V3 !

  • 17 June 2014
  • 26 respostas
  • 6809 visualizações

  • Estagiário Sénior
  • 116 respostas
Boas,

Tenho MEO Fibra há pouco tempo, mas houve um pormenor que me intrigou e me levou a pesquisar um pouco... e não sei se este não poderá estar relacionado com o problema que se fala neste e noutros tópicos sobre este TG784nV3 só dar ~94mbps... vou tentar descrever a minha situação:

Não foi exactamente a velocidade que me levou a ver isto com mais atenção, para mim não tenho grande interesse se consigo 91, 94 ou 100mbps de download... e eu tenho uma limitação de 91, independentemente da alteração que falo abaixo, mas pelo que entendi esta limitação dos 91 não parece estar relacionada com o router, mas sim com a config do meu acesso, e mesmo que quisesse não posso pedir para mudarem isso pois deveria ter na verdade 30... http://forum.zwame.pt/images/emozw/winka.gif

No meu caso, tenho ONT Alcatel-Lucent e router TG784nV3, e quando me foi feita a instalação o led LAN do meu ONT estava laranja, mas passados uns 2 ou 3 dias, durante uma madrugada/manhã, dou com este em verde... intrigou-me... pesquisei um pouco e encontrei que, neste ONT, laranja significa ligação 1gbps e verde 100mbps... agora porquê ter mudado de repente? Reiniciei ONT e Router e continuava verde, e assim continuou... mas preocupou-me pensar se algo no ONT ou no router estaria danificado ou "a degradar-se" e a ligação entre estes já não conseguisse efectuar-se a 1gbps... mais uns 2 dias e para tentar despistar o problema testei ligar um cabo de um PC directo ao ONT e confirmei que a ligação de rede ficava a 1gpbs (indicação no PC e led laranja no ONT), testei então ligação do PC à wan do router e só dava 100mbps, conclusão a porta wan do router não passava de 100mbps, mas porquê? algo se teria danificado no router? Sei que o firmware no router não foi actualizado, já de origem era 10.2.1.D (verifiquei no 1º dia), e continuava a ser... deu-me para explorar por alto as configurações do router por telnet tentando encontrar algo que desse estatísticas, configs da porta wan ou semelhante e encontrei o seguinte:

(mesmo com o login limitado meo/meo dá para ver/alterar os parâmetros que menciono abaixo)





Código:
code:
{meo}=>eth device iflist
--- Ethernet port mtu state information --- | -- Autonegotiation settings --
Name Type MTU MaxMTU State | State Speed Duplex FlowCtrl
ethif1 FE 1526 1526 enabled Not connected | Enabled auto auto sym
ethif2 FE 1526 1526 enabled Not connected | Enabled auto auto sym
ethif3 FE 1526 1526 enabled Not connected | Enabled auto auto sym
ethif4 GE 1526 2000 connected 1000BaseTFD | Enabled auto auto both
ethif5 GE 1600 2000 connected 100BaseTFD | Enabled 100Mb auto none
wlif1 FE 1526 1526 connected Not connected |
ethif6 FE 1526 1526 connected Not connected |
wl_ssid1_local0 FE 1526 1526 connected Not connected |
wl_ssid2_local0 FE 1526 1526 connected Not connected |

{meo}=>eth device ifautoneg intf=ethif5
Port ethif5
Supported autonegotiation capability bits:
Capability Advertised
10 Base-T No
10 Base-T FD No
100 Base-TX Yes
100 Base-Tx FD Yes
normal pause No
asym. pause No
symmetrical pause No
both pauses No
1000 Base-T No
1000 Base-T FD No


como se pode perceber facilmente nas definições da porta 5 (wan), esta está configurada especificamente para 100Mb apenas, em vez de auto (ou especificamente 1gbps)... o que tentei então foi alterar a mesma para auto, com este comando:

eth device ifautoneg intf=ethif5 speed=auto duplex=auto pause=none

( para voltar a porta aos 100mbps: eth device ifautoneg intf=ethif5 speed=100Mb duplex=auto pause=none )

( deverá ser necessário um saveall para a alteração ficar guardada e ter efeito após restart ao router... )

e após isto tinha novamente a ligação entre o router e o ONT a 1gbps, e o led LAN laranja no ONT, como nos 1ºs dias em que o serviço me foi instalado...





Código:
code:
{meo}=>:eth device iflist
--- Ethernet port mtu state information --- | -- Autonegotiation settings --
Name Type MTU MaxMTU State | State Speed Duplex FlowCtrl
ethif1 FE 1526 1526 enabled Not connected | Enabled auto auto sym
ethif2 FE 1526 1526 enabled Not connected | Enabled auto auto sym
ethif3 FE 1526 1526 enabled Not connected | Enabled auto auto sym
ethif4 GE 1526 2000 connected 1000BaseTFD | Enabled auto auto both
ethif5 GE 1600 2000 connected 1000BaseTFD | Enabled auto auto none
wlif1 FE 1526 1526 connected Not connected |
ethif6 FE 1526 1526 connected Not connected |
wl_ssid1_local0 FE 1526 1526 connected Not connected |
wl_ssid2_local0 FE 1526 1526 connected Not connected |

{meo}=>eth device ifautoneg intf=ethif5
Port ethif5
Supported autonegotiation capability bits:
Capability Advertised
10 Base-T Yes
10 Base-T FD Yes
100 Base-TX Yes
100 Base-Tx FD Yes
normal pause No
asym. pause No
symmetrical pause No
both pauses No
1000 Base-T Yes
1000 Base-T FD Yes


Tudo funciona impecavelmente, mas por o meu acesso estar limitado a 91mbps (como expliquei no inicio) não noto qualquer diferença na velocidade da Internet, entre a porta wan estar a 100mbps ou 1gbps, no entanto leva-me a pensar se, quem não tenha esta limitação, não será isto que fará a diferença entre os ~94mbps e os ~100mbps? (e que ainda deverá ser maior tendo box's a funcionar, que vão roubar ainda mais largura de banda à porta wan)... Será esta simples alteração que fazem do apoio para resolver o problema a quem "chateia" com esta situação? Quando se faz reset ao router supostamente a porta voltará a 1gbps, como quando o serviço me foi instalado? (não experimentei, mas pela lógica... mas quanto tempo dura até voltar a ser alterada...)

No entanto, pergunto-me: porque raio ficou então de um momento para o outro a porta wan do meu router limitada a especificamente 100mbps? sem ter sido um update de firmware... seria o próprio firmware do router a fazer a alteração automaticamente por algum motivo, erros, etc... e gravou esta config para forçar 100 para sempre no futuro!? (parece-me estranho...) foi alterado por configuração remota (tr-69)? mas por que motivo? script de configuração remota que também tenha que estar preparado para outros routers onde por algum motivo é necessário forçar a porta a 100? problema com outro ONT onde seja preciso fazê-lo? (PT Inovação?) ... e a config seja aplicada por default a todos? algum problema em estar a 1gbps? Não noto nada errado... Apenas suposições, ideias... mas gostava de saber a razão exacta para isto... algum "insider" (edias? etc) faz ideia do motivo para isto?

Penso que poderia ser interessante se alguém sem a limitação dos 91mbps (com a dos ~94...) pudesse testar se esta config está de facto relacionada com a situação... e se quem já consegue os 100mbps com a config "a pedido" pudesse fazer um "eth device iflist" e/ou "eth device ifautoneg intf=ethif5" e postar os resultados, apenas para se ver como estes têm a porta wan configurada exactamente...

p.s. já agora... algo completamente diferente: alguém consegue os ~23mbps de upload em apenas 1 ligação (por ex. upload para um ftp nacional/decente)? Pergunto isto pois apesar de com umas 3 ligações simultâneas conseguir os ~23mbps de upload, que aparentemente todos conseguem (e que aparece nos "speedtests" pois estes usam ligações simultâneas), com apenas 1 ligação nunca consigo passar de ~10mbps (~1.2MB/s), claro que não dá para reclamar... mas apenas queria saber se esta limitação é assim com todos...

p.s.2. desculpem o testamento, mas quis descrever toda a minha situação e não deu para ficar mais curto http://forum.zwame.pt/images/emozw/winka.gif

Cumps.


 


http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=856807&page=5&p=11602161&viewfull=1#post11602161

26 respostas

Eu também tenho a porta WAN do meu 784n v3 configurada a 100 Mbps:

http://s21.postimg.org/78cad8kzr/portas.jpg

A pergunta que faço é... Para que serve a porta 4 ser Gigabit se a porta WAN só funciona a 100 Mbps? No meu caso nem vale a pena pôr a porta WAN a 1 Gbps porque o meu ONT Huawei HG860 não é Gigabit. O máximo que consigo de net é 94 Mbps com as duas boxes desligadas.

Cumprimentos
Reputação 1
Fiquei confuso 😕 dois problemas com dois ONTs do mesmo user?
Existe uma incompatibilidade entre o ONT da PT Inovação e a porta WAN do TG784n v3, por isso tiveram que limitar a velocidade a 100Mbps para não criar macroblocos na imagem da televisão. Supostamente o problema vai ser resolvido no próximo firmware.


 


Cumprimentos,


 


Luís Baptista
Boas.

Em Março passado também andei nas guerras dos 90Mbs, na altura e após muitos contactos e mudanças de equipamentos, decidi contactar a provedoria do cliente PT e expor a minha situação.
Fui logo contactado pelos mesmos, que me deram razão e deram ordens para ser feita uma nova configuração ao acesso que me garantia os 100Mbs de download (alteraram a classe técnica), assim e a partir desse dia tenho tido o acesso sempre assim, tanto com box ligada ou desligada:

http://www.speedtest.net/result/3826256644.png

No entanto no passado dia 23, sem mais nem menos, voltei aos 90Mbs, liguei para o 16209 expliquei tudo e disse querer voltar a configuração dos 100Mbs, a pessoa que me atendeu tratou logo de alterar a classe técnica do acesso e isto voltou ao normal, foi ainda dito que a situação não se devia repetir e o sinal não ira baixar dos 100Mbs
No dia de ontem voltou novamente aos 90Mbs, lá voltei a repetir-me e foi me dito que eu tinha razão e tal não era aceitável e que iria ser contactado em breve para perceber o porque disto baixar para os 90Mbs (voltaram a dizer não ser normal).
Já me foi dito por conhecidos, que esta alteração de classe técnica só pode ocorrer aquando um script é corrido no sistema, ou por alguém que as altere por erro, será que é esse o meu caso, afinal estive mais de meio ano com isto sempre certo nos 100Mbs.
 
Fui hoje contactado, pediram-me para desligar o meu hotspot do router, que assim iria ter sempre os 100Mbs garantidos, achei isto estranho, visto que sempre tive isto activo com os 100Mbs, mas lá tentei.
 
Chego agora a casa, noto que tenho o Hotspot já desligado na pagina de cliente, no entanto o mesmo continua a aparecer nas minhas redes Wifi (não percebo o porque).
 
Em relação á velociade continua igual (Max 91Mbs).
Dei uma vista de olhos no Telnet, e os dados são os seguintes:
http://i.gyazo.com/e79ddfd2d25ee0121da4f8a6fa9aa1ea.png
 
É preciso ver que nunca tive qualquer problema de macroblocos com os 100Mbs a funcionar correctamente (tenho o ONT da PT Inovação).
Alguem sabe se o novo FW resolve isto de vez ?
Cumps 
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


a mim parece que estão a tentar tapar os olhos com a peneira e esta a dar mau resultado...principlamente que estao a dar informações incorrectas e dar falsas expectativas aos clientes e neste caso a ti...


 


as classes tecnicas são especificas e ja pre-defenidas...ou seja tens contratado 100Mb tens os 100Mb no router...nunca teras 100Mb no pc (windows) e num mac sempre um pouco acima...as comunicações entre o router e equipamentos (protocolos TCP/IP) tem perdas e sempre foi assim...


 


o que se esta a passar é que a provedoria que não tecnicos, normalmente pouco ou nada sabem da parte tecnica prometeram uma coisa que nunca ficará a 100%...algum iluminado configurou manualmente a mais de 100Mb (não percebo como) para as perdas entre router e pc nao serem detectadas...


 


agora o que a provedoria desconhece e por isso te vais sentir sempre enganado...o sistema tem automatismos que iram sempre colocar a tua classe tecnica correcta...ou seja configurar o BBras a 100Mb e o OLT a 100Mb e por isso o router esta a 100Mb e tu só detectas entre 90/95Mb que são as tais perdas na comunicação entre router e pc...vou dar o exemplo da minha situação...o router esta configurado a 18Mb e o pc só detecta 15Mb e vejo o router configurado a 18Mb...vou reclamar com quem?? sei perfeitamente que é as perdas da comunicação entre equipamentos...o mesmo se sucede com os 100Mb...por norma a perda é maior mas em termos percentuais é semelhante..


 


deves ser daqueles clientes que reclamam com insistencia e fizeram-te isso para te calares e deixares de queixar...mas foram pouco inteligentes e esqueceram-se de como funciona a plataforma...


 


podes vir com o argumento que a publicidade garante os 100Mb...mas esqueceste de ler o contrato que diz que os 100Mb estao entre o router e a central e do router para a frente nao se consegue garantir a velocidade pela perda de comunicação...


 


podes reclamar o que quiseres...podem voltar a supostamente dar mais que 100Mb para te iludir mas o sistema irá sempre corrigir um erro que foi feito manualmente...no caso do pessoal com 100Mb só me preocupo com velocidades inferior a 85Mb por cabo...de resto é normal e banal, mas para quem tem conhecimentos avançados de informatica...


 


no entanto é a minha opinião que esta tudo bem com o serviço...o resto são os factos que normalmente ninguem quer saber...
Boas

Fui contactado pelo mesmo técnico de ontem, que me perguntou como isto estava. Eu disse que já tinha o Hotspot desligado, mas continuava nos 90Mbs.
Ele disse que podia ainda não estar actualizado no router e forçou a actualização do mesmo (estranho porque eu ontem já o tinha reiniciado e nada), passou assim o sinal novamente para os 100Mbs.

http://www.speedtest.net/result/4024116569.png

http://i.gyazo.com/749c63684e97147cb22315ca0044e8ba.png

Ele disse ainda que agora com o Hotspot desligado, que a situação não se deveria repetir. No telnet é visível que se encontra tudo em Auto.
Agora é utilizar e ver se é desta (ao menos que dure mais meio ano).
Devo salientar que pelo menos nesta vez, nunca me foi dito que os 90Mbs seriam aceitáveis, até me deram razão por diversas vezes.
Espero que isto possa ajudar pessoal na mesma situação.




 


NeoPayne, eu até acredito na tua teoria. Agora uma coisa é certa, estive cerca de 7 meses sem qualquer problema, por isso mesmo que tenha sido um desenrasque foi algo decente. 


Realmente acho estranho isto do hotspot, mas fiz o que me disseram e ficou a funcionar, agora vamos ver quanto tempo.


Boas entradas.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


não é teoria...é a realidade...vai voltar acontecer...pode demorar umas semanas pode demorar uns meses mas volta acontecer...


 


a box nao interfere na velocidade e o hotspot mt menos...dizer ou nsinuar que pode interferir é mentira...pela experiencia que tenho e pelo que tenho conhecimento da plataforma...vai voltar a reduzir para os valores ditos normais...


 


o que me revolta é fazerem isto para uns e para outro não...o procedimento é claro dentro da Meo...com 92Mb ninguem iria mexer nisso...BBras bem configurado, OLT bem configurado e supondo que os equipamentos do clt tb com 90Mb são velocidades normais...agora porque alteram as configurações e procedimentos para alguns clientes e não para outros?? porque limitam os procedimentos para a maioria dos tecnicos do 16209 e para os iluminados dão permissões para contornar os procedimentos instaurados?? isso é que me revolta e é isto que dá mau nome a uma empresa...


 


no fundo tens a sorte de apanhar um tecnico com permissões ou nao para contornar os procedimentos...a sorte é tua e o azar é de todos (clientes e apoio tecnico)...
Nesse ponto então estamos de acordo.
 
Eu estive 6 meses com 30 megas, sempre na casa dos 30-31mbs e sem problemas nenhuns.
 
Na altura que decidi passar para 100Mbs, pedi um preço mais baixo e tal foi feito pela retenção, com a condição de nova fidelização, nesse momento a única coisa que perguntei foi "o download vai dar 100Mbs reais", e disseram que sim, é fibra e tal não se preocupe garantimos que vai ter os 100Mbs.
 
Quando comecei a pesquisar nos fóruns (ainda antes de ter os 100mbs) fiquei a saber que havia pessoal que tinha 91mbs e outros 100mbs, nesse momento vi que era uma questão de me mexer e pedir o mesmo (afinal é o que comprei).
 
Sou uma pessoa exigente com este assunto (se calhar não devia).
 
Agora uma coisa não percebo, tive 6 meses com os 30mbs reais, nunca baixou disso e com os 100mbs é o que se vê.
 
Agora fico naquela, porque é que a MEO não cria configurações decentes que garantam que o cliente vai receber sempre os 100Mbs no pc (será possível que em meio metro de cabo perco 10Mbs), será que o sistema não podia ser configurado de maneira a ter sempre 110mbs no router e mesmo que se perca os tais 10mbs chegam sempre os 100 ao pc, não será possível isso ?
 
Será que é melhor andar sempre a "desenrascar" e a enganar o cliente ?
 
Isso é que me deixa mais desiludo, e isso sim dá mau nome á empresa.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


fazer configurações é complicado...no entanto o problema esta nos dispositivos...


 


aparentemente o teu pc esta bem configurado e em hardware bem defenido...mas aquele que so vai ao Facebook e nao percebe nada de nada?? teriamos de fazer uma configuração para cada cliente em particular para compensar a perda de comunicação com o pc particular...era uma situaçao impraticavel...outros operadores vendem 100Mb e configuram a 120Mb para enganar as perdas dos protocolos e perdas da propria plataforma...


 


eu penso que devem ser honestos com os clientes e explicar como as coisas funcionam...clt aceita se quiser ou nao...no caso da Meo é uma explicação parcial dos vendedores...o clt tem os 100Mb em casa, nao no pc mas no router...nunca dão essa informação aos clientes...noutros dao fibra ao clt (raspas de fibra) que nunca chega a casa do clt mas a um armario que divide por outros clientes...por isso nunca tive mt jeito para vendas...
Concordo plenamente.


 


A meu ver essas seriam mesmo as únicas opções.


Ou ser honestos e depois saberem perceber o lado do cliente (sim porque somos nós que fazemos a MEO crescer), ou então colocar o sistema com mais débito para o cliente receber sempre o prometido.


Tens de ver que quando te dizem que vais receber 100Mbs em casa, o cliente pensa logo nos testes a 100mbs, ponto final, nunca pensa que pode perder 10Mbs (se realmente pode), e mesmo quando o cliente aceita essa explicação e diz que quer cancelar o contrato derivado a essa falta de conhecimento, "ah e tal não é possível, se quiser tem de pagar isto e aquilo"


 


Sou da opinião em que se realmente o problema é esse, então deveriam colocar tudo na casa dos 120mbs e pronto, não iriam ter um terço das queixas.


Agora vê o lado do cliente (sei que também o és), "vai ter 100mbs garantidos", quando afinal só te vão aparecer lá 90Mbs, és tu como cliente que tens de aceitar isso, ou o provedor de serviço que tem de tentar melhorar ? 


Depois é o apoio em si, um dia ligas e dizem ser aceitável.


Noutro dia ligas dizem ser inaceitável e que tens de receber os 100Mbs no pc.


Afinal em que ficamos ? Agora imagina alguém que contrate 200Mbs ou 400Mbs, quanto vai receber 180Mbs, 380Mbs ?! Estamos a falar de mensalidades pesadas é preciso perceber o lado de quem paga.


A vontade que ás vezes dá, é ficar somente nos 30Mbs, ao menos aí nunca tive problemas.


 


Edit: 


 


Boas o que se fala noutros foruns acerca deste assunto dos 91Mbs.


 


"Segundo já foi aqui dito a razão disso foi haver macroblocos quando o link de 100mb era saturado, logo a net era artificialmente bloqueada a 91 para permitir uma box sem falhas. Isto acontece quer a TV esteja ligada ou não, a política está definida no Router.

Aparentemente com material mais recente isto já não é necessário mas parece que o sistema gosta de voltar à policy antiga por ele proprio"


 


Creio ser o meu caso.


Que achas disto NeoPayne ?
Eu apos me terem trocado o router que tinha, o tg784n pelo tg784n v3, tive aumento de velocidade dos 79 - 86 mg para os 92 - 94 por cabo, e de 50 - 60 mb para 88 - 90 por wireless. Obviamente que o wireless é mesmo ao lado do router pa n haver percas de sinal. Não consegui ainda os 100mb mas tambem n me debrucei ainda mais no assunto.


 


A questão é: Todos falam em percas de velocidade, uns dizem 10%, o 16209 diz que as percas aceitaveis são 20%. Agora eu pergunto, e já vi que n sou o unico. Quando migrei de adsl 24 para a fibra 30, tinha 30 megas garantidos, sim garantidos, ou seja, speedtest feito por cabo ou por wireless, perto ou longe do router dava sempre 30mb de down e 3 mb de up. Se eu n tinha percas na altura, como é que agora querem que o cliente aceite que há percas "aceitaveis"? quer sejam 1% ou 10% ou 20%. Se n as há a 30mg porque é que elas aparecem a 100mb? e eventualmente nos tarifarios superiores aparecerao ainda mais.


 


Alguem explica isso?


 


Edit:


 


Tive a experimentar os comandos telnet agora. Passo aos resultados:


 


O meu router tava com a wan defenida a gigabit.


 


Cabo ethernet (colocado pelos tecnicos meo aquando da migração para fibra 30): 94.07mb donwload / 20.25 de upload - ping 13ms


 


Wireless: 91.27mb de download / 20.29 mb de upload - ping 11ms


 


Forcei a wan a 100mb em vez de gigabit e os resultados foram:


 


Cabo ethernet: 90.81mb download / 20.28mb de upload - ping 10 ms


Wireless: 73.61 mb download / 20.27mb de upload - ping 11ms


 


Isto num pc com ethernet 100mb que não tenho comigo o portátil com a ethernet gigabit agora.


 


Lado curioso, o upload está sempre a 20 mb e kker coisa, quer a wan teja gigabit ou não, seja por wireless ou não. E desde que migraram o meu serviço para 100mb que os 20mb de upload estão presentes. Ora se os 20mb tão sempre lá começa a parecer que algo falha nas configurações feitas aos clientes. Volto de novo a frisar, se com 30mb a net bate certa quer por cabo quer por wireless e dá os 30mb de down e 3 de up no speedtest.net, se não há "perdas" como pode a 100mb haver perdas?
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


tens 20Mb de upload porque tens configurado 25Mb de upload,,,nos 30Mb tens 3 de upload porque esta configurado a 5Mb de upload...ou seja tens sempre perdas ate no upload...eu fico surpreso por nao teres tido perdas na configuraçao de 30Mb pois a norma é terem 25/27Mb...pelo menos pela minha experiencia...


 


tem tudo a ver com as configurações pre defenidas na plataforma...


 


nunca terás 100Mb por wifi...se tiveres mais de 80Mb ja acho um milagre...as velocidades anunciadas pelos fabricantes são medidas em ambientes completamente limpos...ou seja em sala sem qualquer tipo de interferencia externa...sem correntes electricas, electrodomesticos, tv's, colunas, pc's, etc...não é por estar mesmo ao lado do router que vai fazer a diferença para ter mais velocidade,,,bem a distancia tambem conta é verdade mas como são ondas radio e funciona como onda estar perto ate pode ser menos benefico...


 


no entanto por cabo será sempre conveniente as placas Gb para existirem cada vez menos estrangulamentos e perdas...ou pelo menos evitalos...
Eu sei Neo. A questão não é do upload. É mesmo o download. Quando tinha fibra 30 tinha 30mb garantidos de download, quer fossem por cabo ou por wireless. E a minha "guerra" é com isso mesmo. Sei que por wireless, pa espremer os 100mb preciso de um bom router, do calibre dos asus tipo rt-n18u ou melhor e de melhor placa wireless. Mas o que interessa é os 100mb por cabo. Mesmo com uma ethernet gigabit que supostamente deveria mostrar os 100mb, so me mostra 95 e kker coisa. A questão é, pa onde vão os 5mb? E tal como disse, perdas de sinal até podia concordar, mas se com a fibra 30 sempre tive os 30mb (falamos de 2 anos e meio, n falamos de meses, e sempre foi assim desde a instalação, nunca tive de reclamar) porque é que agora teria de ter guerra para os 100megas? E se por ventura quando tinha fibra 30 as velocidades foram "aumentadas" sem eu fazer reclamações, porque n o fazem com os 100megas?


 


Como ja foi dito era uma maneira de os clientes n se queixarem, pois quando uma coisa é garantida, significa que tem mesmo de ser fornecida.


 


Só um aparte, dizem que a velocidade de 100megas é garantida até ao router, como pode o "cliente normal" ter essa prova pa saber se tem os 100megas reais ou n em casa?
Concordo com tudo o que dissestes Amilcar_Bastos, tambem com 30Mbs nunca tive quaisquer problemas.


Neste momento e após 5 dias o sistema voltou aos 91Mbs.


Não tenho muito a dizer... Já levei o caso para outras instancias, agora vamos vamos ver.


As respostas que apanho noutros lados são em tudo conclusivas.


 


"Um link de 100mb permite passar perto de 95mb, um link gigabit passa quase 10x mais. Se os routers ou ont estiverem configurados para 100mb é impossível de se ter 100mb no PC + TV. Segundo já foi aqui dito a razão disso foi haver macroblocos quando o link de 100mb era saturado, logo a net era artificialmente bloqueada a 91 para permitir uma box sem falhas. Isto acontece quer a TV esteja ligada ou não, a política está definida no Router.

Aparentemente com material mais recente isto já não é necessário mas parece que o sistema gosta de voltar à policy antiga por ele proprio"


 


No meu caso é tudo material GB, no entanto a minha configuração trata-me como se eu estive com material 100Mbs, enfim...
Reputação 7
Crachá +23


 Se os routers ou ont estiverem configurados para 100mb é impossível de se ter 100mb no PC + TV. Segundo já foi aqui dito a razão disso foi haver macroblocos quando o link de 100mb era saturado, logo a net era artificialmente bloqueada a 91 para permitir uma box sem falhas. Isto acontece quer a TV esteja ligada ou não, a política está definida no Router.
.



boas


 


desculpa dizer mas nao podes estar mais enganado...


 


no principio da fibra ate poderia dar isso de bandeja agora nao...todos os ONT's tem saida de Gb e os router's tb...a unica coisa que estrangula a velocidade de internet é o BBras...servidor que permite o acesso dos user's a internet...isto partindo do principio que todas as configurações foram feitas correctamente e os equipamentos estao bons...


 


na fibra a internet não é afectada pela box...a internet é uma coisa a tv e voip é outra...se a velocidade de internet é afectada quando ligas a box ou a box fica com macroblocos quando usas a net é problemas dos equipamentos...normalmente o router que nao consegue separar as Vlan da internet e da box...e sim o voip usa a mesma Vlan da box...


 


com o IPv6 existem alguma mudanças em temos de configurações mas a base é de todo semelhante
"no principio da fibra ate poderia dar isso de bandeja agora nao...todos os ONT's tem saida de Gb e os router's tb...a unica coisa que estrangula a velocidade de internet é o BBras...servidor que permite o acesso dos user's a internet...isto partindo do principio que todas as configurações foram feitas correctamente e os equipamentos estao bons..."


 


 


Citando aqui uma parte do post do NeoPayne, assim mais razão dás quando se queixam da velocidade dos acessos serem restringidos. Mas volto a perguntar que ainda n me foi respondido a questão de uns posts atras. Para um user comum existe o speedtest.net e o qos.sapo.pt pa saber as velocidades finais da internet. Mas como se pode confirmar a velocidade ao router? Porque dizem "ah e tal garantido no router", ok se é garantido lá eu quero ter uma prova disso mesmo, saber que os 100megas tão no router. Porque se por ventura eu quiser aderir aos 400megas, n vou tolerar 20% de "perdas aceitaveis" no pc, pois falamos de 80 megas de net que vão ao ar. 


 


Se alguem poder responder a essa questão certamente que todos os demais users com a gerra dos 100megas vão agradecer.
Concordo com o Amilcar_Bastos.


Se existir alguma forma de confirmar o sinal que chega ao router, adorava saber.


NeoPayne, em relação á configuração dos 91Mbs, devo indicar que ainda hoje me ligaram da PT, e confirmaram que tal configuração existe, e que em principio é o que me está a afectar.


Só ainda não conseguiram ver o porque do sistema me coloar sempre nessa configuração.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


nunca me viste escrever 20%...digo em media 10%...


 


antes de tudo procura na net o que são protocolos TCP/IP...e que perdas tem...se leres tudo mt bem vais perceber a base da tecnologia usada na internet...fica 90% do que queres saber explicado...
@@@NeoPayne não digo que não fique. So queria que respondessem de forma directa ás questões.


 


Se a com fibra 30 tão lá os 30mb sem ter reclamado nem nada, e teve assim 2 anos e meio, porque é que a 100mb n são 100 e so pode ser 95? O cabo é o mesmo, os protocolos tcp/ip sao os mesmos porque é que os 100mb n veem?


 


A outra questão é como medir a velocidade no router, que é o que garantem, pa ver se os 100megas tao la. Pois é facil dizer "ah e tal ta tudo bem configurado" e "garantimos ate ao router os 100megas" se n houver forma de o cliente ver isso. por isso se houver forma agradeço qe indiquem como se pode ver isso pa haver provas que os 100megas tao la, porque sem isso o cliente fica sempre com a sensação de ser enganado ao ter speedtests de 95megas e n de 100mb


 


edit: os 20% foi no 16209 que me indicaram. e para eles a fibra perde sinal como o cobre, pois a explicação quando tive a saga dos 80mg por cabo era "ah e tal com a distancia vai ter perdas e o maximo aceitavel sao 20%", e eu perguntei se a fibra n era garantida, eles disseram que sim mas que perdia velocidade consoante a distancia ao centralizador da rua, o PDO que fica a 5m de minha casa. Lol. Por isso acho que alguem ou n ta a fazer o trabalho ou anda a tentar enrolar clientes


 
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


sinceramente não sei porque nao tinhas perdas...tb pode ter existido alguma configuração que desconheço...e na fibra é facil de ver as configurações que chegam ao router tal como no cobre...


 


com essas de a fibra perde como o cobre...esse estava apresentado...má formação ou desconhecimento ou incompetente...espero ser uma das duas primeiras...


 


só uma dica, a fibra consegue ir pelo menos ate 20km sem perdas...mas ate pode ser bem mais...o cobre tem perdas assim que sai do bastidor dentro da central...por alguma razao a fibra vai ate dentro de casa do cliente e não como outros operadores que tem esse suposto centralizador (desconheço esse equipamento na Meo) e depois divide pelos clientes e diz que é fibra...
Tenho vários conhecidos com MEO fibra 30Megas e todos recbem os 30Megas certos.


E ao que parece, hoje voltei aos 100Mbs, desta vez nem reiniciaram o IP.
A ver se dura... Foi preciso falar com alguém acima e fazer as perguntas certas.
Sei que o sistema pode voltar a colocar isto a 91Mbs, mas nem me chateio...
 
Edit: dia 08
 

Fui hoje contactado pela PT (provedoria do cliente), onde me disseram que o meu acesso foi colocado numa lista de utilizadores que deve sempre receber os 100Mbs exactos, confirmaram que o sistema tem alturas de colocar o pessoal nos 91Mbs (como já foi aqui debatido).
Supostamente esta lista foi criada derivado ás queixas que tem havido sobre este assunto por parte de diversos utilizadores.
Pelo que disseram ao entrar para esta lista, existe algum tipo de bloqueio que não permite ao sistema alterar as definições do acesso para 91Mbs.
Assim dou por terminado este assunto (espero eu).
Espero que este post ajude pessoal que se encontra na mesma situação.
Cumps a todos.
Boas.
 
Hoje tive mudança de IP e com isso novo FW (10.2.1.L) penso ter sido derivado a esta ultima intervenção no acesso.
Até agora não noto nada de diferente, a não ser que a pagina do router tem agora o símbolo do MEO lol.
Em relação a testes, noto que o download colou acima dos 100Mbs e não baixa (mesmo no QOS) , o Upload baixou cerca de 3Mbs (mas para mim está mais que bom.
 
Antes era assim:
 
http://www.speedtest.net/result/4043700146.png
 
Agora é assim:
 
http://www.speedtest.net/result/4046718299.png
 
http://i.gyazo.com/111a743ed8bc28f52d7735270b25c5ae.png
 
Quem já tem o mesmo, que acha das prestações deste em relação ao anterior ?
Hoje fiz um speedtest e para meu espanto tenho os 100 megas de down e 20 de up.


 


Sem ter de me ter queixado a ninguém.


 


Aparentemente parece que os 100megas são 100megas sem as percas, e só teem de ser, porque nos 30mb tb n havia percas nenhumas.


 


Assim já estou de novo satisfeito a 100% com o serviço. Só espero que se mantenha assim.
Amilcar_Bastos, pelo que vejo já tens o IPV6 activo, assim sendo instalaran-te o novo FW.


Na minha opinião parece aumentar a estabilidade da ligação, baixando um pouco o Upload e aumentando o Download.


Se tiveres a sorte de ter sito colocado na tal lista dos 100Mbs fixos (se é que ela existe), então pode ser que desta vez fique resolvido.


A ver vamos, até agora estou satisfeito.


Vai dando feedback.
Já tenho o novo firmware desde k me instalaram o router novo e o tg784n que trocaram tb já tinha o Fw 10.2.1.L que e de single edge.

A velocidade passou de 95 pa 100 megas de um dia po outro.

Esperemos que se mantenha assim

Responder