Pergunta

[Problemas] GR241AG FiberGateway - Leases estáticas rede instável

  • 16 June 2022
  • 28 respostas
  • 841 visualizações

Crachá +3

Boa noite. Estou com um problema cá em casa muito chato.

Tudo começou por atribuir ip´s estáticos a vários equipamentos para usufruir dos meus equipamentos como lampadas, aspiradores, etc, no Home Assistant.

Caso não use nenhuma config de leases estáticas tudo funciona sem problemas aparentemente.

Após atribuir ip fixos a cerca de 25 equipamentos a rede começa a ficar instável deixando alguns equipamentos impossibilitados de se ligar a rede.

 

Se eliminar todas as entradas de leases estáticas ou deixar +/- 5 equipamentos configurados a rede não sobre de instabilidade.

 

Existe alguma limitação de criação de ip fixos no router?

Só me falta mesmo realizar um hard-reset para ter a certeza que não será nenhum problema de memória em cache que esteja a criar algum conflito. Só ainda não o fiz pela trabalheira que me dá em ter de ligar para a linha de apoio a pedir para desativar o smart wifi. :(


28 respostas

Muito provavelmente a instabilidade deve-se a que os 25 IP’s estáticos atribuídos estão dentro da gama de endereços dinâmicos atribuídos pelo servidor DHCP do router, provocando duplicação de alguns desses IP’s quando atribuídos dinamicamente a outros equipamentos.

Normalmente a gama de IP’s dinâmicos do router começa a partir de 192.168.1.64 até 253 (254 é o IP do próprio router). A solução será atribuir os 25 IP’s estáticos dentro do range 192.168.1.1 a 192.168.1.63, que é a gama destinada para o efeito.

Atenção que 192.168.1.X e 192.168.2.X não são gamas de IP’s dentro da mesma rede. São IP’s de redes diferentes (a não ser que a máscara seja 255.255.0.0), pelo que dois equipamentos com IP’s atribuídos dentro de cada uma dessas redes não conseguem comunicar, a não ser que exista um router pelo meio para encaminhar os pacotes.

Crachá +3

Tirando esse ap, tudo funciona ou continua com problemas?

 

Após várias tentativas resolvi fazer hard reset ao AP configurar sempre sem o ligar ao FGW. Removi o lease estático que tinha no FGW para o AP e no AP configurei-o com IP estático e até ao momento tem funcionado.

 

Antes tinha o AP com IP Smart + lease estática no FGW. Aguentava uns minutos mas pouco depois vinha problemas de conectividade do AP ao FGW e dos restantes equipamentos ligados a rede. A título de exemplo o meu portátil só abria uma página web ou outra ...

 

Não percebi este problema até porque quando removia o cabo de rede da porta WAN do AP não me permitia o acesso ao mesmo nem por WiFi nem LAN.

 

Algum problema na atribuição de IP's. Mas de onde parte o problema não sei...

Crachá +3

Atualização do meu caso.

Tenho no router o DCHP com a Gama de IPs de 192.168.1.5 até 192.168.1.253

Já as leases estáticas começam do 192.168.1.200 até 253.

Utilizo a porta LAN4 para alimentar todos os outros APs e switch's.

Até ao momento tem estado estável.

Responder