Pergunta

[Problemas] GR241AG FiberGateway - Leases estáticas rede instável

  • 16 June 2022
  • 28 respostas
  • 808 visualizações

Crachá +3

Boa noite. Estou com um problema cá em casa muito chato.

Tudo começou por atribuir ip´s estáticos a vários equipamentos para usufruir dos meus equipamentos como lampadas, aspiradores, etc, no Home Assistant.

Caso não use nenhuma config de leases estáticas tudo funciona sem problemas aparentemente.

Após atribuir ip fixos a cerca de 25 equipamentos a rede começa a ficar instável deixando alguns equipamentos impossibilitados de se ligar a rede.

 

Se eliminar todas as entradas de leases estáticas ou deixar +/- 5 equipamentos configurados a rede não sobre de instabilidade.

 

Existe alguma limitação de criação de ip fixos no router?

Só me falta mesmo realizar um hard-reset para ter a certeza que não será nenhum problema de memória em cache que esteja a criar algum conflito. Só ainda não o fiz pela trabalheira que me dá em ter de ligar para a linha de apoio a pedir para desativar o smart wifi. :(


28 respostas

Reputação 7
Crachá +24

Tem algum switch pelo meio?

Ou outro router?

Crachá +3

Tem algum switch pelo meio?

Utilizo dois e mais 3 routers em modo AP com DCHP desativos.

Reputação 7
Crachá +24

Os routers estão bem , os switch é que podem estar a criar conflito nos ips, qual a marca?

Crachá +3

Os routers estão bem , os switch é que podem estar a criar conflito nos ips, qual a marca?

São da TP-Link uns metálicos, quer o modelo?

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

os switch’s tem de ser passivos, não podem fazer a gestao de IPs…

 

já experimentas-te fazer uma nova gama de IP’s? 192.168.2.xxx por exemplo?

Reputação 7
Crachá +24

Não , também tenho 2 tplink de 5 portas , esses switch não dão problemas, são “passivos “, veja nos ips estáticos pode estar a usar portas não adequadas , pesquise no produto é veja no router que já existem mtas apps com portas pre definidas.

Crachá +3

Não , também tenho 2 tplink de 5 portas , esses switch não dão problemas, são “passivos “, veja nos ips estáticos pode estar a usar portas não adequadas , pesquise no produto é veja no router que já existem mtas apps com portas pre definidas.

Neste momento nem portas tenho abertas/configuradas para os IPs que criei. Não vejo que o problema seja aí

Reputação 7
Crachá +24

Ok, não sei o que tem feito :) 

Então experimente a ideia do @NeoPayne porque se tem router em ap sem DHCP e os switch que tem não causam problemas de ips porque tenho 2 e 2 routers também tplink e td trabalha bem, nada como experimentar.

 

Crachá +3

boas

 

os switch’s tem de ser passivos, não podem fazer a gestao de IPs…

 

já experimentas-te fazer uma nova gama de IP’s? 192.168.2.xxx por exemplo?

Desculpa a dúvida mas isso não provocará problemas na meia box?

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

não...acrescentar uma gama de ips nova não há problemas, apagar a atual já daria, mas um reset iria resolver...

Crachá +3

boas

 

não...acrescentar uma gama de ips nova não há problemas, apagar a atual já daria, mas um reset iria resolver...

Pergunta parva mas queria evitar para já o hardreset, como se cria uma nova gama de ips?

Reputação 7
Crachá +24

Veja este artigo 

https://www.kbase.pt/fibergateway-meo-alterar-gama-ips/

Estar a explicar não é fácil :) 

Mas também acho que um reset resolve, se não alterou o nome de rede e pass os equipamentos voltam a ligar.

Crachá +3

Veja este artigo 

https://www.kbase.pt/fibergateway-meo-alterar-gama-ips/

Estar a explicar não é fácil :) 

Mas também acho que um reset resolve, se não alterou o nome de rede e pass os equipamentos voltam a ligar.

Eu já conhecia esse artigo. Fiquei na dúvida pelo que o @NeoPayne disse.

boas

 

não...acrescentar uma gama de ips nova não há problemas, apagar a atual já daria, mas um reset iria resolver...

Refere em acrescentar uma gama e não mudar a atual gama. Daí a minha dúvida :D

Reputação 7
Crachá +24

Tem que ir a dispositivos  ligados, tem que tirar o IP do aparelho, depois vai a lan e cria para esse aparelho um IP novo .

Mas volto a dizer um reset dava mt menos trabalho porque vai ter que fazer um a um e esperar que funcione.

E se são 25 , faça as contas 🤷‍♂️🤦‍♂️
Ligar e desligar o router também pode funcionar sem reset, mas desligue primeiro os outros (não meo) e por último o da meo.

A ligar faça ao contrário, ligue primeiro o da meo e depois os outros.

Reputação 7
Crachá +21

Adicione a nova gama e todos os ip’s fixos defina nessa gama, se tudo correr bem, nao vai ter mais problemas. O router / fiberGW está predefinido para atribuir ip’s na gama 192.168.1… ao criar nova gama, ele continuará a atribuir ip’s na gama original, so se ultrapassar o limite (e isso tinha de ter muitoooooos equipamentos ligados) é que passará para a gama seguinte

Crachá +3

O problema esta em adicionar essa nova gama de ips que falam. no FGW na aba leases estáticas em LAN obriga-me a usar a mesma subrede da bridge que neste caso é 192.168.1.xxx não posso usar 192.168.2.xxx

O que estou a fazer de errado ? :(

Reputação 7
Crachá +24

@filipapereira54 não vejo que por um fórum lhe vá ser possível obter informações de um trabalho demasiado técnico que por si só  e pelo canal escrito sem ter conhecimento da sua realidade lhe dar a solução que pretende, já foram dadas várias dicas para ajudar, assuntos desses deve contratar um técnico informático para realizar o serviço que pretende.

 

Reputação 7
Crachá +23

boas

 

@filipapereira54 nem existe nenhuma opção editar ou 3 pontos escondidos?? não conheço o novao firmware.

Reputação 7
Crachá +21

no meu caso tenho a rede guest com gama 192.168.4…

 

A gama .4 aqui é usada para equipamentos que estou a usar “frequentemente” (box’s, cameras, etc). Para adicionar os mesmos a esta gama (se ja a tiver definida) vá a Lan - Leases estaticas - Criar lease estatatica - Selecione a segunda opção - Adicione o mac address do equipamento (pode verificar o mesmo em Lan - dispositivos)- selecione o ip fixo que quer (192.168.4...) - criar

 

Se não conseguir, diga

Reputação 7
Crachá +24

Até me estou a rir sozinho 😂😂 @filipapereira54  o meu comentário funcionou 😂😂

@nmm tu sabes ….

Mas @filipapereira54 tem em modo AP e não permite criar leases, tem que alterar para bridge.

Reputação 7
Crachá +21

Até me estou a rir sozinho 😂😂 @filipapereira54  o meu comentário funcionou 😂😂

@nmm tu sabes ….

???

Crachá +3

Tentei mudar a gama de ip’s e não resolveu nada. Um hard reset foi a solução e como estava virado para ter trabalho verifiquei que um dos meus AP’s está marado. Não sei se foi por ter feito um update ao firmware dele mas o que é facto é que não se liga ao router meo de maneira alguma e provoca instabilidade. Archer ac1200. Sempre funcionou bem...

Reputação 7
Crachá +21

Tirando esse ap, tudo funciona ou continua com problemas?

 

Reputação 7
Crachá +24

Ax 1500 ,pelo menos uma vez por semana ou quando se lembrar reinicie os routers e acabam os problemas.

Reputação 7
Crachá +24

Até me estou a rir sozinho 😂😂 @filipapereira54  o meu comentário funcionou 😂😂

@nmm tu sabes ….

???

Tu sabes , qual a questão????

Responder