Resolvido

Problemas em ligar uma pen wifi da Fritz!WLan na minha rede MEO

  • 3 December 2014
  • 9 respostas
  • 1716 visualizações

Boas Noites,

 

Sou cliente MEO à poucos dias, e como tal ainda ando aqui a tentar perceber as "coisas".

Em 1 lugar por agora estou satisfeito com todo o serviço, dese o comercial até ao tecnico instalador tudo ok. (fica aqui a opinião pois é sempre bom para quem nos atura)

 

Sobre o que me fez escrever é o seguinte:

 

Tenho um router TECHNICOLOR TG784N V3, na altura da instalação todos os dispositivos aqui de casa se ligaram à rede Wi-Fi criada, sem qualquer problema. Entretanto e por necessidades de trabalho, foi "obrigado" a ligar um pc (tower) à rede (para ter a net e a partilha da impressora) como o pc não tinha placa wifi, e como tinha aqui uma pen da FritzBox (a Fritz!Wlan) pensei ter o assunto resolvido, mas não pois a pen reconhece a rede wifi mas quando vai a autenticar a pen fica meio baralhada e ups erro...  De referir que a mesma pen no mesmo pc e numa rede da FON FREE funciona as 1000 maravilhas.

 

Com tudo isto será que o "problema" tem solução?

 

Agradeço a vossa ajuda e até breve

 

Cyber 

 

 
icon

Solução por NeoPT 5 December 2014, 02:24

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

9 respostas

Reputação 6
Crachá +10
Olá @@@Cyber_PT 


 


Qual o modo de encriptação/segurança usado no router MEO? A pen Fritz!Wlan pode não ser compativel com o modo que está a usar.


 


Segundo o site oficial a pen Fritz!Wlan apenas é compativel com WPA2 (sem PSK): http://en.avm.de/products/fritzwlan/fritzwlan-stick/technical-data/


 


De modo a conseguir óbter uma ligação com sucesso terá, ou de mudar a encriptação no PC (se possivel), ou no router MEO para que ambos usem a mesma.


 


Cumps
Boas 


 


Em 1º lugar o meu obrigado ao NeoPT pela resposta rápida.


 


Agora sobre o assunto, como sou meio "analfabeto" nestas andanças, tenho algum receio em estar a perceber mal a questão e depois dar uma resposta menos correcta, por isso peço desde já desculpa pelas azelhices que por aqui possam aparecer ok?


 


Entao é assim:


A rede wifi criada é visivel pela pen wifi da fritz, e indica o seguinte 


Mode                       Security             Channel


802.11g+b              WPA+WPA2          11


 


No pc, no software da fritz, consigo mudar o "Security" quer para WPA quer para WPA2


no entanto continuo a ter o mesmo problema, (espero estar a dizer bem) a pen nao consegue autenticar-se junto da rede wifi.


 


O que devo fazer? Desculpem a minha azelhice


 


Obrigado


Cumprimentos


Cyber_PT 


 


 


 
Reputação 6
Crachá +10
Olá @@@Cyber_PT 


 


Aceda ao router MEO em, http://192.168.1.254 e depois, em 'Rede doméstica > Interfaces > WLAN: MEO-', verifique qual o modo de segurança em uso e a encriptação configurada no router.


 
Boas NeoPT


Grato pela paciencia em me dar umas dicas.


 


Entao aqui vai o que acho que será importante reportar para que consiga resolver este problema(o)


Depois de ter feito os passos que falou, consegui saber isto:


Tipo de interface: 802.11b/g/n


Modo de Segurança: WPA-PSK


Encriptação WPA-PSK: TKIP&AES


Versao WPA-PSK: WPA&WPA2


 


Será que algum destes dados é o que tem que se alterar?


 


Mais uma vez obrigado pelas dicas, aqui e nos outros topicos...


Viver e Apreender..sempre


Abraço


Cyber


 


 


 
Reputação 6
Crachá +10
Olá @@@Cyber_PT 


 


Se no pc, a pen Fritz!wlan não permite mudar a segurança para WPA-PSK ou WPA2-PSK, como parece que não, então terá forçosamente de mudar no router MEO a segurança para WPA+WPA2 ou WPA, WPA2, separado caso o modo conjunto não resulte. Deve usar tambem apenas encriptação AES, pois apenas esta parece ser suportada pela fritz!wlan. Para mudar o modo de segurança no router MEO clique em "Configurar", no canto superior direito, na mesma página da configuração web que indiquei no post anterior.


 


Note que todos os computadores e outros dispositivos na sua rede serão afectados por esta mudança e, como tal, terá de configurar a ligação Wi-fi em todos eles, novamente. Reze para que não haja mais incompatibilidades daqui para a frente e boa sorte.


 


EDIT: Tente actualizar também os drivers da Frit!Wlan. É pouco plausível, mas até pode ser que os mais recentes já suportem o WPA-PSK.


 


Cumps.
Boas Caro NeoPT


 


Agradeço desde já a ajuda (dicas)


Vou fazer logo que possa o que recomenda, começando pela actualização dos drives da Fritz!WLan pois o amigo até pode ter razão.


 


Já agora uma duvida (como sabem sou leigo na materia dai as minhas peq gdes duvidas)


Qual o modo de segurança mais recomendado WPA-PSK, WPA2-PSK ou WPA+WPA2 ou WPA, WPA2 (isto esquecendo o problema com a pen da Fritz)?


E na parte da encriptação ((isto esquecendo o problema com a pen da Fritz) qual a recomendada -  TKIP&AES ou AES ou outra?


Isto porque vi ontem umas Pens WLan a um custo reduzido e penso que até seria uma solução muito boa, pois nao mudava nada (configuracoes) e com estas hipoteses "novas" devem ser melhores e mais actuais que a solucao Fritz!?


Exemplos:


http://www.pixmania-pro.com/pt/pt/04796415/art/tp-link/pen-usb-wi-fi-n-300-mbps-wn821n.html


http://www.asus.com/pt/Networking/USBN13_B1/overview/


http://www.asus.com/pt/Networking/USBN53/


http://www.tp-link.pt/products/details/?categoryid=&model=TL-WDN3200#over


enfim...


Talvez sejam as opções a ter em conta nao????


 


Abraço


Cyber


 
Reputação 6
Crachá +10
Bom dia @@@Cyber_PT 


 


Sim, deve ter em atenção os drivers usados, especialmente se estiver a usar um sistema operativo Windows Vista ou superior. Estes sistemas são conhecidos por instalarem os seus próprios drivers, da Microsoft, e em muitos casos esses não funcionam devidamente, com fraca performance e funcionalidade bastante reduzida.


 


Quanto à pen wireless alternativa, posso lhe dizer que já tive um modelo mais antigo desses da Asus e, na altura era muito bom. Aquele invólucro preto customava ser dum composto de carbono, condutor de electricidade, e era a propria antena do dispositivo, dando-lhe um alcance excelente. Agora já não sei se, se aplica o mesmo aos novos modelos. Mas, na verdade qualquer um desses adaptadores USB, suporta WPA-PSK e parece ser uma boa aquisição, embora no seu lugar eu talvez apostasse numa dual-band (2,4GHz e 5GHz), pois fica preparado para o futuro.


 


Quanto à encriptação, existem muitos debates renhidos pela Internet fora, acerca desse tema. Uns argumentam que TKIP é mais seguro, outros argumentam que AES é tão ou mais seguro e oferece melhor performance/compatibilidade. Pelo que tenho observado, AES continua a parecer a melhor escolha. Para o modo de segurança, deve preferir o WPA2-PSK, porque WPA2 é a mais recente norma, logo mais segura, e PSK porque significa (personal key) que pode escolher virtualmente uma palavra qualquer para a sua chave pessoal ou password, e não fica sujeito a um código hexadecimal, complicado de memorizar, da norma WPA comum.


 


Nota: seja qual for a sua escolha deve ter sempre em conta a compatibilidade de todos os dispositivos na sua rede.


 


Cumps.
Boas Tardes


 


Desde já as minhas desculpas, por só agora vir aqui dar noticias, mas o tempo tem sido pouco.


No entanto com as boas dicas do NeoPT consegui por tudo a bombar, o que desde já agradeço.


 


Votos de um excelente Ano de 2015


Cumpr


 


Cyber 
Reputação 6
Crachá +10
Óptimo! Disponha sempre.


 


Tópico fechado


 


Atentamente,