Resolvido

Problemas de routing (Moderador por favor lê)

• 11 May 2016
  • 36 respostas
  • 2523 visualizações

Reputação 1
Boas a todos,

Tenho um problema e troubleshooting que gostaria que os moderadores ou alguem que consiga contactar os responsaveis pelas ligações da MEO lhes transmitisse.

Passo a explicar:

Eu gosto de jogar Counter-Strike: Global Offensive tal como muitos utilizadores da meo, e nos ultimos 3-4 dias o meu ping para os servidores espanhois officiais da Valve (a distribuidora do jogo) subiu de 30-50 para 100-110 estáveis.

Isto faz com que o jogo tenha um atraso de cerca de meio segundo entre os outros jogadores, e dada á natureza do jogo este torna-se extremamente frustrante de jogar competitivamente contra pessoas com ligações decentes...

Nas tentativas de descobrir o que se passava com este problema que apareceu subitamente fui fazer uns testes...

Primeiro fui buscar o IP de um dos servidores da Valve em Madrid:155.133.247.26

(Para arranjar este IP, entrei num servidor official e escrevi Status na consola, este deu me o ip e a localização do servidor)

Depois na linha de comandos fiz um ping a este IP e como era de esperar obti estes resultados:

http://s32.postimg.org/70dgxp411/ping.jpg

Para tentar descobrir então o problema, para o poder arranjar, fiz um traceroute ao IP para ver por onde a minha ligação passava até chegar ao servidor em Madrid, e eis os meus resultados:

http://s32.postimg.org/kkvz832xx/tracert.png

O que podemos observar nesta imagem, é que a MEO para me ligar a Madrid, faz com que o sinal primeiro vá à Alemanha mais precisamente a Frankfurt dá uns saltos dentro da Alemanha, depois salta para o Reino Unido, mais precisamente em Londres e só depois é que vai para Madrid onde acaba por dar timeout mas eventualmente chega ao destino.

O resultado disto, é que desde que a rota mudou eu e possivelmente mais pessoas da minha area ou com o mesmo serviço que eu não consigam desfrutar do jogo na totalidade e poderá levar algumas pessoas a abandonar o serviço para adquirir outro... Eu pessoalmente estou a ponderar esta situação caso não veja interesse da vossa parte em resolver este problema.

Tenho MEO TV+NET+Telefone o pacote antigo de 25MBs em que só chega 12 ás nossas casas... 

Peço desculpa por este post longo mas queria explicar o mais detalhadamente possivel...

Meo plz fix :)

icon

Solução por NeoPayne 16 May 2016, 20:24

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

36 respostas

Reputação 1
RekoKoder escreveu:

Concordo contigo @tfCosta, sinceramente isto não continua assim tão bom, basta comparar com as outras operadoras, seja para o servidor que for ganham sempre.

Exemplo hoje a jogar no sv da valve em espanha, eu com 70 ms de ping, um amigo meu da concorrencia com 30ms. E tem sido sempre assim... Acho que a meo deveria olhar com olhos de ver para isto, pois nos dias de hoje em que existe tanta gente a jogar seja cs, lol, o que for, jogos em que qualquer segundo é importante não se admite.

Não posso concordar contigo, tenho um amigo com fibra da concorrência eu uso o pacote antigo de 25mbits mas so tenho cerca de 12 em casa, e normalmente temos cerca de 10-15ms ping de diferença... O que é compreensivel visto que ele tem fibra...

So me posso queixar das velocidades de upload não chegarem a atingir 1mbit e não haver nada que eu possa fazer visto que a MEO não tem cobertura de fibra na minha zona.

O problema que eu tinha está resolvido, o routing está a ir de lisboa para espanha e já não está a ir ás voltas.

Recomendo-vos da próxima vez que tiverem com problemas de ping, escrevam Status na consola e peguem no IP e façam um traceroute e dêm informação valiosa à MEO em vez de fazerem comentários sem nexo.

Há milhares de motivos para que vocês têm o ping alto sem ser problemas de routing... Vejam se o uTorrent não está a fazer seeding ou se os vossos familiares não estão a fazer uploads/downloads...
Reputação 7
Crachá +23
boas

eu não diria melhor...
Para já isso da diferença de pings em nada tem a ver com o facto de ser fibra, pois ping é apenas o tempo que demora a te conectares com x servidor, e não com largura.

Sim o routing está resolvido, já não anda às voltas pela Europa é verdade, mais ainda assim eu sinto que não está como antes, em que tinha 20/30ms de ping, antes de toda esta historia e agora ronda sempre 60/70.

Comentários sem nexo? eu apenas estou a dizer factos... sim já fiz traceroute e não, não tenho nenhum programa ou o que quer que seja, nem ninguém me está a roubar internet. Sei muito bem como estava e como está agora, que é pior. Se achas que para ti está tudo bem, ok, mas também acho que só se nos fizermos ouvir é que as coisas melhoram, e no meu caso sinto que não está como estava.

Mas pronto não se pode ter tudo, e ainda assim a meo é a unica a oferecer cobertura na minha zona, já me dou por satisfeito.

Reputação 1
Fibra não te ajuda a ter melhores pings se o routing for pior que o teu ISP antigo, não sei onde foste buscar essa ideia mas pronto, não queria começar uma discussão, só te queria dar a entender que o problema especifico para o qual eu abri este tópico que é o routing para os servers da valve em madrid está resolvido e se tu tens outro problema qualquer, investiga e arranja informação concreta que possas apresentar sem ser do género: Á e tal e minha net ta lenta não sei o que é a meo não presta arranjem isso...

Eu fico me por aqui, quero agradecer à equipa do MEO pela boa prestação.
? O que eu disse é que fibra em nada ajuda com pings, ou seja podes ser fibra ou adsl, que os pings em nada mudam... Isso de isp's diferentes já é outra historia, agora eu estou a falar se o isp for o mesmo.

Eu não estou a gerar discussão, simplesmente estou a dizer que a situação ficou "semi-resolvida", e que antes da situação pela qual tu escreveste o tópico ter acontecido tudo estava às mil maravilhas, não tem nada haver com a minha internet estár lenta, porque não está, trata se do routing da meo, simplesmente isso.

Mas se ficas contente em ter desvantagem em relação à concorrencia tudo bem.
Reputação 5
"ou seja podes ser fibra ou adsl, que os pings em nada mudam"

cool story bro.
http://boards.euw.leagueoflegends.com/en/c/help-support-en/fw1HEpil-fiber-optic-internet-and-ping-correlation

Mandar postas sem saber é porreiro.
Reputação 1
Lá porque alguém na internet diz que nao ajuda nao quer dizer que ele tem razão...

No routing tens 2 coisas, o numero de saltos e o tempo que demora a saltar, a fibra so ajuda no tempo que demora a saltar, se entre o cliente e o servidor houver muitos saltos, vai haver ping alto, mas se meteres ADSL e Fibra lado a lado com os mesmos saltos e a mesma rota, a fibra vai ter melhores tempos...

Não fales do que não sabes e cala-te de uma vez por todas sff...
Reputação 5
"Mandar postas sem saber é porreiro."

Realmente, não diria melhor. Haja noção para se afirmar que entre ADSL e Fibra não há diferença de pings.
? Sim, mas sabes que todo o teu isp está ligado a uma rede de fibra, a unica diferença de quem tem adsl para fibra está no meio de comunicação da tua casa até à central, apartir dai fazemos todos o mesmo trajeto, e passamos todos pelos mesmo cabos, sejamos fibra ou adsl.

O máximo de vantagem que podes vir a ter é que adsl é uma tecnologia antiga e requer equipamento que pode criar latencias, mas são coisas muito muito MUITO minimas. 

Mas vá aqui fica o meu ping aos servers da valve:

traceroute to 155.133.247.50 (155.133.247.50), 30 hops max, 38 byte packets
1 10.224.0.1 (10.224.0.1) 7.358 ms 34.842 ms 9.577 ms
2 * bl3-77-37.dsl.telepac.pt (213.13.77.37) 8.878 ms 9.180 ms
3 bl3-77-38.dsl.telepac.pt (213.13.77.38) 11.019 ms 10.811 ms 9.454 ms
4 lis1-cr1-bu10-200.cprm.net (195.8.30.237) 12.607 ms 16.227 ms 15.172 ms
5 mad1-cr1-te0-4-0.cprm.net (195.8.0.190) 38.643 ms 39.028 ms 35.728 ms
6 mad-b2-link.telia.net (213.248.76.185) 36.137 ms 36.375 ms 37.047 ms
7 valve-ic-316029-mad-b1.c.telia.net (62.115.144.41) 48.726 ms 48.445 ms 49.451 ms

Se algum senhor da MEO fibra me mostrar uma grande diferença em relação à minha pobre ADSL eu calo-me para sempre :)

PS: e ? estamos num forum, estou a falar normalmente de um assunto relacionado com o tópico, só me respondes porque queres, mas eu também só me calo quando quiser. 
Reputação 1
Estás com 50ping com ADSL para Madrid, queres melhor?...  Não entendo... Tens exactamente o mesmo routing que os outros que aqui falaram, mas és o unico a insistir que tas com problemas de routing... Realmente não entendo... Ah e já agora um dia quando fizeres o upgrade para a fibra aproveita e faz um Ping ou um Traceroute, vais ver que vais perder no minimo uns 10ms de ping...