Problemas com Switch

  • 15 December 2011
  • 22 respostas
  • 847 visualizações

Olá a todos. Tenho Meo Fibra com três Boxs e uma ligação net até um switch, que depois se divide para dois computadores. O problema é que, após cerca de uma semana com tudo a funcionar na perfeição, deixei de ter net nos computadores (a não ser via wireless).

Se ligar o cabo da net directamente ao meu computador, tenho net sem problemas. Só se o ligar ao switch é que deixo de ter. Penso que o problema está nas configurações que não foram feitas no switch aquando da instalação, até porque antes tinha Cabovisão com o mesmo esquema e funcionou sempre tudo bem.

Podiam-me explicar (de forma detalhada, por favor, já que não sou especialista nestas coisas) como posso configurar o meu switch devidamente para resolver o problema? Agradeço desde já.

22 respostas

Crachá +6
Suspeito é que o switch foi à vida.
Não há configurações.

Consegues arranjar substituto a preços acessíveis numa Worten ou Box.
Acho sinceramente muito difícil de acreditar que tenha ido à vida. Tenho-o há menos de um ano. :erf:
Crachá +6
Acho sinceramente muito difícil de acreditar que tenha ido à vida. Tenho-o há menos de um ano. :erf:
Usa a garantia.
Os switchs não têm qualquer configuração, é ligar e trabalhar. Se não trabalha, foi à vida, não acredito em bruxas embora elas existam. (ou então algum dos cabos de ligação com defeito ou mau contacto)
A questão é que ainda ontem, como não tinha net, me aventurei a mexer nas configurações da mesma, nomeadamente nas "Propriedades de Protocolo IP Versão 4", alterando a caixa "Obter um endereço IP automaticamente" para um valor diferente e fiquei com net novamente.

Mas hoje, ao ligar o PC, já não a tinha novamente. Fui às mesmas opções e percebi que voltou a estar seleccionada a caixa "Obter um endereço IP automaticamente". Alterei-o novamente para os valores de ontem mas agora já não funciona.

Parece-me que o problema tem a ver com as mudanças de IP da Meo, mesmo. Não percebo muito disto mas acho que se o switch estivesse mesmo avariado, não ficava a trabalhar com uma simples mexida nas configurações, ontem.
Crachá +6
Mas afinal se ligares o cabo diretamente SEM switch, funciona ou não?
Se ligar sem switch funciona, mas preciso do switch para ter net em outro quarto da casa também.
Crachá +6
Se ligar sem switch funciona, mas preciso do switch para ter net em outro quarto da casa também.
O problema é mesmo do switch.
Eu consigo aceder às configurações do switch sem problemas, mas não sei que opções devo alterar. Por exemplo, é suposto o DHCP Server estar no "enable" ou no "disable"? E qual deverá ser o Start IP Address Pool e o End IP Address Pool?

Pergunto porque quando foi com a Cabovisão, mexeram nestas configurações. E agora, com a Meo, nem abriram sequer o painel de configuração.
Crachá +6
Qual é o switch?

Coloca aqui um printscreen das configurações a que acedes.
O switch é um SMC7004VBR Barricade.

Quanto aos prints, cá está um da janela principal de configurações e um da janela LAN:

[img]http://img237.imagevenue.com/loc211/th_968778741_Untitled_1_122_211lo.jpg[/img] [img]http://img28.imagevenue.com/loc202/th_968779433_Untitled_2_122_202lo.jpg[/img]
Crachá +6
Isso é um router e não um switch.
Até pode ser, apenas estou a dizer o que me disseram a mim. Quem o arranjou foi o rapaz que veio cá fazer a ligação via switch na Cabovisão.

Mas tem alguma coisa extra que se necessite de configurar? É que os instaladores da Meo também disseram (aparentemente de forma errada) que isto servia e não configuraram nada.
Crachá +6
Vê este post:
http://www.meoforum.com/meo-adsl-instalacao-anomalias-reclamacoes/1916-ligar-um-segundo-router.html#post14844

Desliga o DHCP e atribui um IP estático na gama 192.168.1.XX (XX abaixo de 65).
Nunca testei, mas deve resultar.

Um switch é só ligar cabos e não se configura nada.
O DHCP já está desligado (como podes ver no print), mas como é que se atribui o tal IP estático? Não o sei fazer.

Já agora, obrigado pela ajuda, Blue Zee.
Crachá +6
Não conheço esse router, mas o DHCP parece estar ativo, embora na outra imagem diga Disabled:
[img]http://img28.imagevenue.com/loc202/th_968779433_Untitled_2_122_202lo.jpg[/img]

Em LAN IP settings, no IP Address põe 192.168.1.10.
No DHCP Server Settings, em Lease Time vê se não tem lá uma opção Disable.

Grava as alterações e testa.
Fiz o que disseste (excepto no Lease Time, porque não tinha qualquer opção "Disable", ia de 30 minutos a Forever), mas fiquei com um problema: agora não só não tenho net como já não consigo aceder às configurações do Switch/Router...

Nem em 192.168.2.1 (que era o que usava) nem em 192.168.1.10...
Crachá +6
Fiz o que disseste (excepto no Lease Time, porque não tinha qualquer opção "Disable", ia de 30 minutos a Forever), mas fiquei com um problema: agora não só não tenho net como já não consigo aceder às configurações do Switch/Router...

Nem em 192.168.2.1 (que era o que usava) nem em 192.168.1.10...
Faz um reset ao router.

E depois vê isto:
http://omeumeo.omeuforum.net/t1043-configurar-router-smc-para-nao-haver-paragens-de-imagem
Acabei de fazer o reset ao router. As definições voltaram todas às originais, já consigo aceder às mesmas através de 192.168.2.1 e... de repente tenho net.

Mas tenho medo que seja sol de pouca dura, como ontem. É suposto tentar configurar o IP Address para 192.168.1.10 novamente e mudar o Lease Time do DHCP para "Forever"? Ou não?

Já agora, o meu não tem as opções que aparecem no tópico que me indicaste.
Crachá +6
Se está a dar, não mexas.
Ok, se voltar a ficar sem net eu digo qualquer coisa por aqui. Obrigado de qualquer modo pela ajuda.
Crachá +6
OK, esperemos que não seja preciso.

Responder