Problemas após novo firmware "8.4.2.Q" - WDS

  • 26 March 2011
  • 3 respostas
  • 1475 visualizações

  • Novo Membro
  • 0 respostas
Tinha a funcionar WDS em casa com mais 1 repetidor.
Até ao upgrade deixou de funcionar.

Deste modo na cave deixei de ter internet.

Alguém pode-me ajudar para repor o funcionamento do WDS no router da MEO. Ou realizar o downgrade do firmware.

Obrigado

3 respostas

Reputação 6
Crachá +10
@@@jabm 


 


Para ajuda com WDS e repetidores, consulte este tópico:


 


Tutorial: Ligar Access Point's ao router da MEO - Boas práticas e figuras exemplo[/b]
Caro Cr7pt0r,

Este problema ainda existe neste firmware (8.4.2.Q) ou já foi ultrapassado ?
Estou a ter dificuldade em ligar outro router por wds e isto explicava as coisas.


Muito Obrigado
Encontro-me com o mesmo problema e o downgrade não é solução.

Durante 3 meses andei a ligar para la para me fazerem o downgrade e foi sempre uma solução temporária. É feito push automático da nova versão e portanto nada feito com o downgrade.

Eu como sou da área de redes não me dei por contente e andei a verificar o porque da bridge não funcionar neste novo firmware e encontrei 2 bugs (vou mandar a conta para a MEO por andar a fazer o trabalho deles...)

1º bug - o mais evidente: O WDS não fica activo apos reboot do router.
Repro steps:

- Como sabemos a única forma de disponibilizar o WDS no thomson (TG784) é através do telnet.
- telnet open 192.168.1.254
. user: microuser
. pass: eu_mudei_a_minha

- :wireless wds config state=enabled
- :saveall
- :system reboot

Depois do router fazer reboot é suposto duas interfaces novas aparecer na lista de interfaces:
- :interface list


Name
wl_ssid0_wds0
WL_0_wds0


Mas como podem verificar após o reboot essas interfaces não estão lá. Só voltam a lá estar se voltarem a executar o comando:

- :wireless wds config state=enabled
- :saveall


2º BUG e o mais grave: A bridge entre a interface física wl_ssid0_wds0 e a WL_0_wds0 não se conectam.

Para que o WDS funcione no Thomson é suposto que interface WL_0_wds0 consiga se conectar a interface física wl_ssid0_wds0.
Como podem verificar com o seguinte comando:

- :interface list


Name Type State Use UL Interfaces
wl_ssid0_wds0 physical connected 1 WL_0_wds0
WL_0_wds0 bridge retrying 0

A interface WL_0_wds0 encontra-se no estado de conexão retrying e nunca consegue passar para connected.
Podem verificar também o estado retrying com o seguinte comando:

- :eth bridge list


WL_0_wds0 : dest : wl_ssid0_wds0
Connection State: retrying Retry: 10
Priority Tagging: Disabled
PortState : forwarding
PortNr : (Unknown)


Portanto isto é um GOZO. Por mais que ande a criar novas bridges e novas configurações com o comando :eth bridge não se consegue
ligar a interface física wl_ssid0_wds0.

Das duas, uma... ou a MEO removeu e mexeu no firmware para não se conseguir criar a bridge WDS ou então é bug ridiculo e eu tenho mais que fazer.

Será possível fazer esta informação chegar a algum técnico qualificado para que possa poder resolver estes 2 bugs internamente e disponibilizar novo firmware ?

Cumprimentos.

Responder