Problema com telefones IP

  • 5 April 2017
  • 2 respostas
  • 805 visualizações

Bom dia.

Já me fartei de procurar e ainda sem solução...

Na empresa onde trabalho foi instalada uma solução Global Connect da meo com ligação fibra. O que acontece é que o router e switch do meo estão instalados num edifício à parte e por sua vez liga por cabo outros dois. Em cada um dos outros edifícios existe um switch onde estão ligados os mais diversos equipamentos de rede, incluindo telefones IP. É aqui que surge o problema. O telefone IP ligado ao nosso switch tenta obter IP mas sem sucesso! Se ligar diretamente ao switch da meo, adquire sem problemas! O switch que estamos a usar é um T1600G-28PS(TL-SG2424P) que suporta VLAN.

Alguma alma caridosa que me possa ajudar a resolver o problema?

Obrigado!

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

2 respostas

Reputação 7
Crachá +23
boas


 


desabilitar o vlan pode ser a solução...


 


no entanto isso deve ser resolvido por um tecnico informático...sendo uma empresa tambem tem um comercial associado que deve dar soluções para esse tipo de situações...
Crachá +1
Andava a passear e vi isto. Já vai com 2 anos de atraso mas pode ainda ser util.

Parte do principio que VOZ e DADOS são LAN distintas. O que acontece é que o SW da meo terá uma voice VLAN e uma tabela de OUI dos eqtos aí do local (ou uma genérica até) o que torna o switch meio "esperto". Para te complicar a coisa, parece que os telefones estão configurados com a VLAN de voz (senão ganhava IP de LAN no teu SW).

Solução: "bota" trunk entre SW (ou Router) e prepara as tuas portas de acordo o que pretendes.

Alerta 1: se não fazes a coisa direita (QOS, DHCP snooping e amigos) podes ter problemas.

Alerta 2: no caso de acontecer asneira, podem-te imputar custos de deslocação caso chames assistência, afinal estás a modificar uma solução "fechada".

Se disse bacorada ou estiver desactualizado corrijam pf.