Problema ao desliga router

  • 14 September 2012
  • 16 respostas
  • 955 visualizações

  • Estagiário Júnior
  • 6 respostas
Olá a todos.
Desde já agradeço a ajuda para o seguinte problema:
Sempre tive o hábito de desligar o router e box à noite para poupar energia. Há duas semanas a minha linha teve uma avaria que foi solucionada pela PT, no exterior. Desde aí, sempre que desligo o router à noite, e volto a ligar de dia, não tenho net. Sou obrigado a ir ao menu do router e fazer "ligar" em "ligação DSL". A partir dái tenho net normalmente. Isto nunca me acontecia antes. Bastava ligar o router e a net ficava disponível.

Alguém me pode ajudar? Será alguma configuração no router? É extremamente irritante ter de aceder ao router, via menu, para ter net. Cá para mim é mão da EDP para não desligar o router à noite :happy:

Obrigado

16 respostas

Reinicias o router, carregas em ligar, e ele efectua a ligação.
Depois convém usar um cliente telnet(Pex. Putty) e aceder á linha de comandos do router, as credenciais de acesso são as mesmas para o interface web.
Na linha de comandos escrever saveall, e todas as alterações feitas são guardadas na memória do router.

Obrigado. O saveall via telnet resolveu na perfeição. Muito obrigado.
Voltando ao topico, dá reset ao router e configura-o de novo.
Se não resultar pede para te trocarem o router.

Cumps
Reinicias o router, carregas em ligar, e ele efectua a ligação.
Depois convém usar um cliente telnet(Pex. Putty) e aceder á linha de comandos do router, as credenciais de acesso são as mesmas para o interface web.
Na linha de comandos escrever saveall, e todas as alterações feitas são guardadas na memória do router.
Crachá +6
Podes tentar um reset total ao router e depois reconfigurar a ligação.
Eventualmente resolverá.
Obrigado pelas respostas. O problema relacionado com a minha pergunta não está relacionado com o consumo de electricidade. Para mim mais vale ter tudo desligado. De certeza que poupo qualquer coisa. Não vejo o sentido de ter algo ligado quando não estou a utilizar. O problema é que não tenho net quando ligo o router, sendo obrigado a ir ao menu e fazer "ligar" nas ligações DSL. Tal nunca me acontecia quando desligava o router e agora acontece. Já tenho Meo há 3 anos e sempre assim fiz. Alguém sabe como resolver para além do óbvio "não desligues o router"?
Obrigado e cumprimentos,
Na mouche! 100% de acordo com o seu post :)
Em relação a consumos energéticos preocupou-me mais um electrodoméstico que durante um ano me andou a fazer consumos de 3 kwh por dia....
Durante a noite, é como lhe digo, a tarifa bi-horária, dá imenso jeito.
Crachá +6
No geral estamos de acordo, apenas estás enganado (porque utilizaste uma fonte de informação errada) no consumo da MeoBox em standby, nunca é inferior a 10W e quando liga o disco aleatoriamente (ainda não me explicaram porquê) o consumo duplica.
Mas desde que as pessoas saibam e decidam conscientemente, tudo bem. Dizer que não se poupa é que está mal.

Eu também gravava muita coisa durante a noite mas rapidamente vi que tinha mais horas de gravações do que tempo para vê-las.
Tornei-me super selectivo: gravo o que achar mesmo interessante e que tenha a certeza que vou ver.
E de preferência gravo em horário de utilização diária normal.

SportTV: 200% de acordo!
Blue Zee, eu também os poupo, e não sou daqueles que tem o pc ligado toda a noite porque tem que sacar....
Quando tenho que gravar programas gravo-os durante a noite, já que pago 8,5ct por kwh + iva, e a box numa noite gasta uns miseros 0,1 kwh.

Ou certamente tem sporttv e paga para a corja dos Oliveirinhas,.... só essa mensalidade paga-me 85% da factura da energia.
Claro, mas também quase de certeza que não tens programas para gravar :-!

Curiosamente é fora de casa que ponho mais programas a gravar, portanto onde quer que esteja dá jeito ter ter a box ligada.
Crachá +6
É como eu disse, os euros são teus, por isso fazes o que queres com eles.
Eu poupo-os.
a bi-horária faz muitos milagres!
Crachá +6
Parece-te, mas os euros são teus e fazes o que quiseres com eles.
Não convém é desinformar e nisso pareces perito.

Nota de rodapé:
Mas aqui qualquer ISP tem o mesmo problema, não é por ser Meo.
A minha box demora quase 5 minutos a mostrar imagem, e em dias bons 2 a 3 min, logo a energia que ela gasta para iniciar, gasta-me durante a noite.
Crachá +6
A MeoBox gasta quase o mesmo ligado ou em standby.
Desligar a box representa uma dezenas de euros a menos por ano na conta da "luz".
Eu desligo sempre, mas cada um sabe da sua vida.
Desligar o router tem o contra de ficarmos em telefone, aqui concordo e não desligo.
Sim,ate porque as actualizacoes sao feitas a partir da madrugada,pelo menos no meu caso que tenho iptv,nao sei se tem algo a ver,mas desligar router´s nao é na minha casa,a box desliga automaticamente,penso que ao fim de 6 horas sem ter actividade,mas nao desligo box porque tenho o habito de ir dormir e deixar algo a dar enquanto adormeço,a tv fica no sleep e apaga-se.
Sugestão: não desligues os aparelhos.
Cada vez que ligas, é capaz de gastar mais energia do que se estivessem em stand by

Responder